A Fé de Marta.

fé

                    

                E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.Lucas 10:38-42

               Tenho citado este texto muito conhecido das Escrituras Sagradas para falar um pouco sobre a fé de Marta.Entendo que muitos pregadores tem falado da atitude de Marta que era preocupada comas tarefas da casa e não com a mensagem de Jesus e mesmo eu o menor dos pregadores já comentei algo sobre a ansiedade de Marta, veja no link.

               Mas hoje vamos ver Marta  pela sua maior virtude a sua fé.É comum no nosso meio, falarmos dos defeitos das pessoas  e não muito das suas qualidades, mas eu quero trazer hoje uma faceta de Marta que é pouco explorada.

               O texto dá a entender que Marta era a mais velha e responsável pelo lar,pois o evangelistas diz que a casa era de Marta. “e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa

             Por  três  motivos eu creio que  Marta era mais velha que Maria.. 1)Porque o texto diz que  Marta tinha uma irmã, e pelo costume sempre se citava o nome da mais velha primeiro. “E tinha esta uma irmã chamada Maria”  2) Por  ser ela a dona da casa. “o recebeu em sua casa” 3) Por ter exigido que Maria trabalhasse. “Dize-lhe que me ajude

 

            É natural que a responsável pelo lar tenha uma preocupação  maior em relação ás visitas. Se fosse sua casa , você não gostaria de tratar as suas vizitas com excelência?

            Se Jesus não fosse bem tratado no lar de Marta , ela temia que Ele não voltasse. Assim como hoje quando trabalho no departamento de família da igreja , ás vezes fico envolvido na recepção, cuidando do bem estar dos convidados do culto e providenciando tudo o possível ,para que Deus use o pregador ,que acabo não ouvindo as palavras de  Jesus. Mas para que os visitantes possam receber um palavra de bênção eu abro mão de assistir ao culto para  fazer com que o culto corra bem.

            Para que muitas Marias  possam ouvir Jesus, é preciso de uma Marta organizando o culto, cuidando do som, das acomodações etc... sem falar no lanche.

         Marta  queria prestar um serviço de qualidade em sua casa.Isto demonstra zelo e disposição em servir.

              Quando ocorre a morte de Lázaro, irmão de Marta, vemos o relato do evangelista João “E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo.Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
João 11:1-5

           Muitas vezes nós percebemos que uma tempestade se aproxima,assim como Marta nós notamos que a situação era grave, mais ainda havia tempo para Jesus agir. Sabemos quando nosso filho está esfriando na fé então oramos a Jesus, ou ainda notamos quando temos uma enfermidade surgindo, ou uma crise em nosso casamento ou uma crise financeira , então  pedimos oração para que alguém interceda por nós junto a Jesus. “Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas

         Temos o Espírito Santo que é aquele que intercede por nós junto ao pai.Quando estamos sem palavras o Consolador nos assiste, também em nossas fraquesas. “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:26

         Mara pediu para alguns amigos avisassem a Jesus do seu problema. Assim também hoje nós pedimos oração para os irmão na congregação pois assim mais pessoas podem levar a nossa dificuldade para Jesus. “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.  Tiago 5:16

          Eis aqui algo me chama muito a atenção, que o evangelista diz que Jesus amava Marta, sua imã e a Lázaro . “Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro. João 11:5

         Notamos que há uma ressalva uma distinção, Jesus amava Marta, apesar de a ter reprendido na dia da visita anterior Jesus nunca deixou de amar a Marta.Além de o seu nome ser  citado com ênfase enquanto que Maria é tratada por “ e a sua irmã,  João 11:5

        Existe uma preocupação de João em registrar o amor de Jesus  por Marta.O amor incondicional de Jesus havia encontrado Marta, que tinha qualidades que chamam a atenção de Deus.

         Quando foi noticiado que Jesus chegou na aldeia de Marta, atrasado quatro dias, com Lázaro já sepultado e a família em casa,o velório e até o enterro já tinham chegado ao fim.Então é noticiado a chegada de Jesus. “Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa.João 11:20

         Marta logo sai ao encontro de Jesus e sua irmã fica sentada, e vemos que personalidade das duas era diferente. Marta sempre disposta agindo como no dia da primeira visita, e Maria mais assentada mais sentimental, enquanto Marta mais ativa.

Ao chegar em Jesus Marta diz a frase pela qual é bem conhecida. “Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.João 11:21

         A cobrança de Marta foi forte ela, sabia que Jesus era poderoso para curar seu irmão, e ela era atenciosa e prestativa enquanto Jesus parecia retribuir  o zelo de Marta com aquele atraso. Muitos pregadores dizem que Marta murmurou enquanto Maria ficou na sua casa e foi consolada por Jesus mas eu quero aqui destacar a maior qualidade de Marta , a sua fé.

         Marta disse em seguida a frase que certamente  é uma das maiores provas de fé e conhecimento de Deus. “Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.João 11:22

         Marta conhecia Jesus, ela sabia que nada poderia mudar a natureza poderosa de Jesus nem a morte.Marta demonstrou uma fé como  a de Abraão, que cria que Deus era poderoso para trazer de volta seu filho  dos mortos. “Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;Hebreus 11:18”  

           O amor de Jesus por Marta  manifesto de forma clara se deve também á sua fé inabalável, ela conhecia que a situação era difícil,mas sabia que mesmo assim Jesus poderia fazer o que quisesse. Marta não deixou que a situação abalasse a sua fé. Temos fé quando tudo vai bem mas quando a morte atinge nossa vida nossa família nosso sonho, como nos portamos? Esta mulher cria em Cristo acima de toda circunstancia.

          Eu penso que diante da morte de nossos projetos ás vezes sentimos vontade de dizer: Jesus o Senhor não está aqui!Mas eu sei Jesus está em todos os momentos da nossa vida mesmo quando morre nossa alegria. A nossa luta não muda a natureza de Deus.

          Mesmo na luta , mesmo na perda , mesmo na dificuldade, Jesus ainda é Deus e pode fazer mudar a tua situação, e seu nome será mais glorificado pois maior será a obra em nossa vida eu creio.

          A fé de Marta é como a fé de Jó. “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. Jó 19:25” Em meio a maior dificuldade Jó admitiu que o seu redentor estava vivo, e poderoso para operar mesmo diante de todas as suas dificuldades. “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. Jó 19:25

          Enquanto Maria ainda estava em casa , Marta estava como Pedro declarando que Jesus era Cristo. “Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundoJoão 11:27

           Fé incondicional isto moveu o coração de Deus. Ela creu contra a esperança, que tudo estava na vontade de Jesus. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6

            Não olhe para a sua situação apenas creia que Jesus não mudou, se você esta em situação difícil, Deus não mudou e pode através da tua fé ressuscitar o teu sonho o teu projeto a tua saúde. Deus não precisa da condição humana para operar, ao contrário antes os meios humanos de resolver as coisas, atrapalham o livre operar do Espírito Santo.

           A fé  é o agente do milagre , não olhe para a situação que está mudando , mas olhe para Jesus que não muda.O que ele  operou ele continua a operar ainda hoje. “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13:8

        Tenho certeza que Jesus se agradou de Marta pois o Cristo voltou a visitar a Marta e Maria e Lázaro. “Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.João 12:1-2

            Creia em Jesus ele certamente voltará a te visitar a tua casa a tua vida , a tua família os teus sonhos  por amor de Seu nome.

Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.João 11:22

                                                                EV Nelson Quadros         07/2013