Enoque e a volta de Jesus.

                                  

                                                                 Andando com Deus

                    Houve um intervalo de tempo entre Adão, a queda de Caim e morte de Abel, até o nascimento de Enoque, que foi o sétimo depois de Adão. (Jd, 1:14 - ... Enoque, o sétimo depois de Adão...).Mesmo não crendo na numerologia ocultista, não posso deixar de ressaltar o fato de que Deus tem levantado um homem na sétima geração e não por acaso Deus usa o número sete para se referir à perfeição ou acabamento de algo.Temos exemplo na cena da criação, o sétimo dia foi de plenitude, no deserto o sétimo dia era para o Senhor,em Apocalipse os sete selos, e assim como o sétimo dia, o sétimo descendente foi separado para si.Deus criou homem conforme a sua imagem e o colocou em um jardim , para cultivá-lo, mas, logo na primeira geração satanás já começou a tentar separar o homem de Deus , Paulo diz em Romanos cap.8, que nada poderá nos separar do amor de Deus, e é verdade, porém Isaías nos adverte no cap. 59, 2. (Is 59,2 Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça).

                    A única coisa que separa Deus do homem é o pecado, então satanás começa a trabalhar para destruir a obra prima da criação.Deus tem um profundo desejo de estar junto da sua criação, Deus tem um plano de que o homem habite com ele e Jesus deixa isso claro nas suas mensagens,(Jo, 14:3 - E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também. )Mas Adão  erra, seu filho Caim erra, Abel morre e Deus lhe dá Sete em lugar de Caim, e assim a linhagem humana vai se desenvolvendo na face da terra, até que na sétima geração Deus levanta um homem que faria a diferença e a este revela o seu plano para com o homem.Não pense que Deus falhou no jardim, ou que Deus não sabia que o homem seria enganado pelo diabo, Deus é onisciente, e assim ele começa já  no princípio declarar o seu plano de salvação do homem. E uma peça fundamental da propagação da redenção de Deus foi Enoque.

                    Primeiro vamos entender o cenário da época, o contexto de Enoque, (Gn 6 5. E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.) O caráter humano estava corrompido e até alguns filhos de Deus se estavam corrompendo, Enoque estava em meio a uma geração má que se deteriorava rapidamente, a moral estava destruída e os homens não tinham temor de Deus, Este homem, porém tinha uma conduta diferencia dos demais, (Gn 5,21... E andou Enoque com Deus,...) Enoque andou com Deus, enquanto o mundo andava com o maligno e segundo o príncipe deste mundo.  Enoque tinha uma comunhão com Deus.Meu irmão mantenha uma comunhão íntima com Deus em suas orção e de a ele um lugar especial na sua vida.

                   Mas também a Bíblia revela que Enoque não estava calado na face da terra, ele conhecia Deus e tinha comunhão mas também era profeta. (Jd, 1:14 - E destes profetizou também Enoque) No livro de Judas vemos esta importante característica de Enoque que mesmo no meio de uma geração má e perversa ele não estava calado, o versículo 16 de Judas nos ajuda a entender mais o contexto, (16. Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse) Enoque foi fiel a Deus e Deus foi fiel com ele, e deixou que ele vivesse por 365 anos, para que ele fosse uma luz e uma referencia em seu meio vemos que no seu tempo posterior só outro andava com Deus como ele (Gn, 6:9 - Estas são as gerações de Noé: Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus) o grande servo Noé, entendemos que Noé e Enoque eram puros e serviam a Deus com integridade e não por acaso como veremos a seguir os dois andaram com Deus. Há uma grande relação entre estes dois homens e o plano divino de salvação da humanidade.

                      Porém vale lembrar que todos os contemporâneos de Enoque viveram em média 900 anos, e Enoque apenas 365, isso equivale a dizer que se hoje a média etária é de 70 a 80 anos Enoque teria vivido apenas 25 anos nos dias atuais, teria morrido jovem.

                       Até aqui entendemos um pouco do contexto de Enoque, agora veremos a sua mensagem: (Jd, 1:14 - E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos) Bem Enoque anuncia a vinda do Senhor com milhares de seus anjos, esta é a mensagem que Jesus muitos séculos depois traria. (Luc, 9:26 - Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonharem, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos).

                  Po deria citar outras passagens dos evangelhos e de apocalipse, para fundamentar esta visão que Deus deu a Enoque, ele passou a profetizar em meio a uma geração perversa a volta do Senhor para trazer juízo,e pagar a cada um segundo as suas obras,  Enoque anuncia um uma vinda seguida de um grande julgamento de Deus para a raça humana, e também todas as obras dos homens viriam á tona, e também toda palavra de impiedade que o homem profere na face da terra. (Jd 15. para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade que impiamente cometeram e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele).

                     A Transladação- O gênero humano ia mal Deus tinha uma trombeta na terra, mas o juízo estava próximo, e Deus foi fiel com Enoque, e não queria que um justo perecesse, e Deus tinha um desejo de estar co Enoque com bem diria o salmista tempos depois (Sl, 4:3 - Sabei, pois, que o SENHOR separou para si aquele que lhe é querido; o SENHOR ouvirá quando eu clamar a ele.). Deus separou para si aquele que lhe é querido, meu irmão agrade ao Senhor, se santifique e agrade a ele, na Bíblia está escrito “agrada-te do Senhor e ele satisfará o desejo do teu coração” busque ao senhor neste tempo como Enoque o mundo está indo de mal a por, mas Deus separa para si o que lhe é querido.

                   Em Hebreus temos mais detalhes sobre a trasladação de Enoque. (Hb, 11:5 - Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus.) A fé é a condição para ser arrebatado por Deus na sua vinda, sabemos que alguns não verão a morte e outros não sofrerão o dano da segunda morte, a separação eterna de Deus, o tempo de andar com Deus é agora antes da do arrebatamento, temos que ter um testemunho diante de Deus e dos homens de que somos dignos de ser levados para junto dele, na ora da vinda do Senhor não haverá tempo de se preparar. Mas porque Enoque foi levado tão cedo, será que a volta do Senhor já estava perto?

                  Vejamos este texto dito por Jesus sobre a sua volta e arrebatamento da igreja: (Lc 17, 26. E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e consumiu a todos.) Jesus na sua imensa onisciência disse que os dias de Noé e os fatos daquele tempo são uma perfeita figura da sua volta. Sabemos que pouco tempo depois do Arrebatamento de Enoque Deus executou o juízo na pessoa de Noé. O significado do nome Enoque é Iniciando, pois Deus estava apenas iniciando a sua obra com o ser humano.

                      Porque Deus se preocuparia em deixar esta mensagem tão clara em sua palavra?O arrebatamento da Igreja será algo realmente espetacular algo que o homem natural não entende, e muitos até “cristãos” tem dificuldade de aceitar, mas eu digo a você:Deus sabe que o homem é limitado em conhecimento e fé e assim está dizendo através de Enoque: Eu já fiz antes o que estou prestes a fazer! Este relato serve de despertamento para nós Deus é fiel, e vai cumprir a sua palavra na íntegra, o dilúvio está vindo, prepare a sua arca, se cada um como Noé salvar a sua família, o mundo será salvo, cuide de sua família, seja um Enoque pregando a volta do Senhor, e agrade a ele para ser tomado da terra antes do juízo.Os sinais já estão se cumprindo.

 

Deus te abençoe, segundo a Sua imensa misericórdia em Cristo.              Dc. Nelson de Quadros.