Renovação do Entendimento.

                         renovação entendimento

     Mudança de Vida. 

     "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.Romanos 12:1,2

 

     Boa perfeita ,agradável  vontade de Deus. 

Uma transformação profunda, na vida de um homem ou mulher é um marco que , como um divisor que estabelece duas eras na existência do ser humano. Como a contagem do tempo no mundo ocidental está dividido em AC e DC, pois o mundo, a história, a civilização não foi  mais a mesma depois da vinda e revelação de Jesus ao mundo. Assim a nossa existência deve ser marcada por uma experiência transformadora  e real , um encontro íntimo com a  vontade de Deus. 

     O homem que escreveu estes versículos , falando em renovação do vosso entendimento, em experimentar a boa perfeita e agradável vontade de Deus , foi um homem que viveu grande parte de sua vida enganado, enganando a si mesmo, confundindo a vontade do homem com a perfeita vontade de Deus, que e boa , é perfeita é agradável.  A vontade de Deus é boa,  nós somos maus, (Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o em. Rm 7:18

 

     A vontade de Deus é perfeita , nós imperfeitos. (Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; Filipenses1:6

A vontade de Deus é agradável, a nossa ás vezes nos engana, somos reprováveis. (Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Isaías 55:8)

 

     Diante disto, somos levados a pensar , que precisamos de uma mudança. Paulo falou em renovação, uma coisa que era nova, mas que com o tempo se gastou , envelheceu, e agora precisa renovar.

     O entendimento dos cristão é feito novo , quando aceitamos ao Senhor, recebemos nova vida, nova mente , novo coração, mas com o tempo precisamos renovar, ou seja ficar novo outra vez, pois a caminhada as lutas o viver diário nos cansa nos faz envelhecer, precisamos de renovação para experimentar a boa e perfeita vontade de Deus. 

  

     Vamos olhar um pouco para o chamado de Abrão: “Gn 17 1 a 6 Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente. Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo: Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações; E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto; E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;” 

 

      “Anda em minha presença e sê perfeito” Abrão estava andando em dois caminhos, cria em Deus , mas tentou ter um filho do seu jeito, obedeceu o chamado, para deixar a família mas trouxe seu sobrinho junto, foi para o Egito, mas mentiu para o Faraó. Deus está dizendo chega!!! Anda na minha presença e seja perfeito, não minta, não duvide, deixe tudo para trás, creia e confie.Anda comigo Abrão, deixe de cometer erros voluntariamente. 

  

    “Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele,” Gosto de dizer que Abrão caiu por terra, ele morreu, naquele dia.Nunca antes a Bíblia diz que Abrão caiu por terra, mas 24 anos depois do chamado, ele entende que tem que nascer de novo. É uma figura de morte e ressurreição, Abrão caiu e morreu, e nasceu Abraão .Caiu o estéril, levantou o pai de multidões, caiu o  temeroso, levantou Abraão o pai da fé! 

      E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;” E Deus muda o nome de Abrão para Abraão.Aquele  Abrão temeroso  que tinha dúvidas, que tentava fazer do seu jeito, agora morreu.Deus está dizendo: “Eu tenho uma nova vida pra ti Abrão, hoje nasce um novo homem, eu vou mudar a tua história.” Deus está apagando o passado daquele homem, que cria mas  nunca firmava na fé. 

  

                    “E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão”Ao cair com rosto em terra, Abrão estava reconhecendo que Deus era o Todo Poderoso, estava como que se lembrando de quantas vezes duvidou, mas estava também mudando de vida. Ele foi rebatizado por Deus , pois uma nova vida surgia naquele momento. 

         Deus queria que Abraão experimentasse a boa , perfeita e agradável vontade Dele na vida de seu escolhido, chega de vontade do homem , solução do homem, escolhas do homem, experimente a vontade de Deus para tua vida.

 

     Quero olhar para a vida de Jacó: "Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos. Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú; porque eu o temo; porventura não venha, e me fira, e a mãe com os filhos. E tu o disseste: Certamente te farei bem, e farei a tua descendência como a areia do mar, que pela multidão não se pode contar. Gênesis 32:10-12

 

     A história  de Jacó é linda, pois nasceu em lar cristão, filho de Pais crentes, com promessa de ser líder de seu povo. Com o passar dos dias sob orientação de sua mãe, mas com idade para escolher o certo e o errado, Jacó  toma de seu irmão Esaú o direito  á primogenitura, por um prato de lentilhas, depois toma usando um recurso ardiloso,  de seu irmão, enganando seu pai a bênção do primogênito. Depois disto foge para a casa de seu tio Labão , lá trabalha por 21  anos, para pagar por suas esposas e gado, então resolve voltar para sua terra e reencontra seu irmão. 

 

     Jacó, no vau de Jaboque está diante de um  marco sua vida. Um Jacó teve um encontro real com Deus em Betel, viu os anjos na escada para o céu. Passados 21 anos ele precisava de renovação para experimentar a perfeita vontade de Deus.Ele tinha tentado fazer a vontade de Deus pelas sua mão , tudo ele fizera, para cumprir o plano de Deus, mas pela força de seu braço. 

      Em Jaboque ele tem um encontro real com Deus e é renovado e é mudado por dentro e por fora. Sua alma foi salva e seu nome mudado. " Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.Gênesis 32:30"  

   Jacó experimentou a vontade de Deus , seu nome foi mudado sua alma foi salva, através da renovação. 

 

      Por fim vamos olhar para o escritos de Romanos. 

      Saulo é um judeu fiel, servo de Deus a seu ver, pois ele mesmo se diz zeloso da lei de Deus dada a Moisés. "Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Filipenses  3:5,6". Certamente entre os seus ele era um exemplo. 

 

     Aprendeu aos pés de um grande mestre. "Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zelador de Deus, como todos vós hoje sois. Atos 22:3". 

 

     Saulo se achava perfeito mas maltava os cristão, torturava , prendia pois achava que estava servindo á Deus. Hoje temos muitos irmãos assim nas igrejas se acham cumpridores da lei, mas lançam seus irmãos na  prisão com olhares de juízes. Se acham justos mas matam seus irmão com sua língua peçonhenta , maltratam seus conservos,  achando que estão prestando um serviço ao reino de Deus."E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. Atos 8:3E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. Atos 9:1

  

     Saulo conseguiu carta para perseguir a igreja, e no caminho de Damasco Deus renovou o seu entendimento para que ele pudesse experimentar a boa e perfeita , agradável vontade de Deus. 

     Saulo servia por sua vontade, por meios humanos . Deus mudou a sua vida e Seu nome também . "E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.Atos 9:1-5

 

     Na verdade Deus muda a vida de Saulo de maneira tão poderosa, que ele se torna um Paulo. Jesus revela uma coisa importante, diz que dura coisa é resistir a vontade de Deus. Recalcitrar contra os aguilhões .Isto nos fala de um boi que está lavrando um sulco reto e tenta freqüentemente mudar o seu rumo , então o lavrador com uma vara contendo uma agulha na ponta, espeta o boi, causando dor e o impelindo a continuar lavrando errado.  Jesus revela que já á tempo estava tentando doutrinar Saulo, mas ele resistia como um boi arredio e teimoso ele estava fora do caminho , Deus estava o impelindo ao caminho certo mas ele recalcitrava ele resistia ela se insurgia contra a orientação do lavrador. "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. João 15:1

 

     Dura coisa, é difícil achar que está fazendo a coisa certa mas está lutando contra a vontade de Deus. Saulo cai por terra , tem um encontro real com  o Deus que ele cria , ele pregava, ele defendia, mas não conhecia.

     Faltava transformar o entendimento pela renovação, faltava conhecer a perfeita vontade de Deus para sua vida."Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. Romanos 10:2

 

      Saulo teve um encontro real com Deus, caíram as escamas do "eu", caiu o orgulho, caiu a fúria contra os seus irmão, levantou dali um novo homem. Um  Paulo, cheio de amor, cheio de bondade, transformado, levado a entender a perfeita vontade de Deus. 

 

     Hoje Deus está me usando para te chamar a uma mudança. Não importa se como Abrão você tem tido fé e experiências com Deus, te digo que ele tem mais para tua vida deixe ele controlar as tuas ações. Não importa se como Jacó você teve um encontro real com Deus , o  tempo passou é hora de um novo marco na tua vida. Deus  quer mudar Abrão em Abraão, Jacó em Israel, Saulo em Paulo. 

      Não podemos nos conformar com este mundo em que vivemos, precisamos  de um renovo, precisamos viver a vontade de Deus e não a nossa vontade. Cristo disse que veio não para fazer a sua vontade mas sim a vontade daquele que o enviou.

 

Deus tem um novo tempo para tua vida, hoje.  

 

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.                        Pb. Nelson Quadros.   03/2016