A Palavra de Deus Revelada ao homem.

Casamento Abençoado!

Casamento Abençoado!

                 casamento

        Casamento Abençoado.

 

                           Texto base :  Gn 2;18 -24 "E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne."

 

               Os papéis no casamento e origem da mulher vem do fato de  que Adão se sentiu só, no jardim do Éden .Após nomear todos os animais ele notou que todos tinham uma companheira menos ele, então Deus viu que a solidão não fazia bem para sua maior criação.A mulher vem do homem, da costela, ao lado para ser companheira e andar lado a lado com o homem.Da costela perto do coração para ser amada.Sob o braço do homem para ser protegida. Não foi tirada da cabeça como figura de autoridade e nem do pé para não ser pisada.Veio para completar a vida de Adão para que ele não ficasse sozinho.                 

                   Os papéis da mulher no casamento. “Gen 3;16  E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.”     Certamente que não terminam por aqui  os papéis da mulher na casamento, visto a grande importância deste ser especial criado pelo Senhor.

                     A responsabilidade da mulher no casamento é grande.A mulher tem uma inteligência emocional maior que a do homem , dela depende a construção de um ambiente familiar agradável.A mulher que usa de sabedoria faz crescer o amor e a comunhão no seu lar, em contrapartida a mulher tola destrói seu lar com as próprias mão.Não destrói por que é tola mas se torna tola ao destruir uma coisa tão sublime com as suas próprias mãos.A expressão com as mão nos dá uma idéia de posse ou controle e também propriedade da família. " Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. Provérbios 14:1 "

                       A mulher pode trabalhar, ao contrário de que se pensa, a mulher bíblica é trabalhadora.Dois em um casamento podem adquirir com mais facilidade aquilo que é necessário , seja bens materiais ou crescimento afetivo." Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Eclesiastes 4:9". A amulher de provérbios é uma mulher trabalhadora.  "Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. Provérbios 31:13-14"

                        O homem pode ter muitos sonhos e projetos por isso está exposto ao fracasso.Caso ocorra um fracasso, sofrermos abatimento ou desânimo, por vezes nos sentimos, após a queda, com medo de tentar novamente ou nos sentimos incapazes de prosseguir.Mas no casamento,uma mulher abençoada ao lado de seu marido para o apoiar pode reerguer uma vida. Se após uma dificuldade  a mulher for sábia levantará seu lar, mas se virar as costas deixará seu companheiro caído,estará condenando seu lar á ruína.  "Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Eclesiastes 4:10"

                      No relacionamento íntimo do casal também deve haver cumplicidade.Deus fez o homem inteiro inclusive com órgão sexuais "e o teu desejo será para o teu marido".Um casamento saudável deve ter uma vida íntima ativa.A solidão à dois é a pior que pode existir ."Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? Eclesiastes 4:11" .Paulo nos fala do perigo de o casal ficar muito tempo  distante um do outro no tacante ao relacionamento conjugal. "Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. 1 Coríntios 7:5"

                      Deus fez para Adão uma companheira, ajudadora certamente dois podem mais do que um.Quando a depressão tentar entrar na vida do teu cônjuge ajude ele.Quando a rotina tentar destruir o amor, os dois resistirão melhor.Se o inimigo tentar destruir o lar os dois devem buscar juntos de Deus a saída."E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Eclesiastes 4:12 "

                    A resistência aos ataques do inimigo é algo que o casal deve fazer unido pois o lar é um reino e reino dividido não subsiste. "Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. Mateus 12:25"

                                     Papéis do homem:  Gn 3;17  E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.” 

                     E o marido teria o domínio sobre a  mulher, a liderança do lar. “Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia 1 Timóteo 3:4”.

                    Ao homem cabe reger o lar e  prover.Governar não é só mandar mas prover tudo o necessário para a família.O governo do estado nos cobra impostos mas em contrapartida, deve prover segurança, saúde, educação, moradia.Assim o homem que realmente governa a sua mulher , ele está suprindo, provendo, guardando o casamento, preservando a sua esposa que é afinal metade de si e Paulo diz que ninguém,nunca,  machuca, sua própria carne, mas sim a alimenta." Efésios 5,28 Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja."

                      O amordo homem pela mulher é uma analogia do amor de Cristo com a igreja. O amor de Jesus é o maior amor que existe.Cristo se entregou à morte pela igreja e hoje ressurreto ainda supre todas as necessidades  dos seus escolhidos. “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Efésios 5:25”

                  O homem, tem a responsabilidade, de reger sua família, e a quem é dado é cobrado. Não há motivo de temor por estar sob domínio de quem nos ama.Por amor a Cristo estou submisso a ele.

                 " E serão ambos uma carne." A Difícil matemática de Deus onde 1 homem + 1 mulher = 1 só carne. Em qualquer operação matemática sabemos que  1+1=2 , mas no casamento  duas pessoas diferentes , são desafiadas a cada dia a viverem como uma só carne, um só pensamento. Sem lugar para individualismo, sem segredos, o casal seve ser cúmplice, deve renunciar ao "eu". Para termos o "um" no casamento precisamos que cada um  renucie sua metade então somando  0,5 +0,5 temos  "um". 

               Uma das palavras chave do casamento é renúncia. Embora muitos pensem que seja amor. Não estamos errados em pensar que seja amor, se for o amor descrito pelo apóstolo Paulo em 1Cor 13 4 - 7 "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

               O amor bíblico, não tem soberba, sem ufanismo, não busca seu próprio interesse, não tem ciúme, sentimento de posse sobre outra pessoa. O amor tudo suporta, tudo espera, logo, vemos que amar é ter paciência, e suportar, pequenos problemas que surgem no casamento, sabendo que Cristo nos aperfeiçoa até o dia da sua vinda. Jesus suporta nossas falhas no nosso relacionamento com Ele. Portanto assim como Cristo nos perdoa,temos que perdoar nosso conjugê. "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; Mateus 6:12"

                Isto só é possível se cada um deixar metade de si para traz , como Deus ensina: "deixará o homem " , isto significa  renunciar.Quando Deus diz "seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher ", Deus está dizendo que aquela pessoa que era fruto da sua criação e que tinha mimos ou regalias ou manias de família , deixaria tudo para traz,para não trazer coisas do passado,como, vícios familiares, pois está se formando uma nova família, e uma família nova  não é uma extensão da antiga família, mas um novo núcleo, que irá gerar novos indivíduos.

  Divórcio:

                   Mc 10;9  Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”

                   Moisés através do mandado do Senhor instituiu o divórcio mas não  por vontade de Deus , e sim pela dureza do coração do homem .Jesus disse: “Mc 10;6  Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea.”

 

                   Desde o princípio da criação Deus fez o casamento para ser indissolúvel, este texto citado está num contexto de ensinamento em que Jesus é interpelado pelos fariseus sobre o divórcio.A separação é plano do homem e não de Deus.Marcos  10;5 “ E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento;”

                   No tempo de Moisés, o homem poderia por qualquer motivo mandar embora a mulher que tomara por esposa, apenas escrevendo uma carta, para que ela não fosse considerada adúltera ao casar com outro homem. Mas  Cristo diz que uma vez casados  e se não houver divórcio por traição, o casal está unido para sempre.Então Jesus cita as escrituras onde foi instituído o casamento.  (Gn 2;18) 

                    Deus abomina o divórcio, pois o casamento entre um homem e uma mulher, é o mesmo compromisso de Jesus e a igreja, Jesus deu a vida por nós, e nos ama e supre todas as nossas necessidades, e em troca a igreja tem que ser fiel, e gerar filhos espirituais para o noivo que é cristo.Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,” (Efésios 5:25)"

                          Em Malaquias está escrito:

                         Ml 2;14  E dizeis: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança.  E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus. Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.   Porque o SENHOR, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio,Divórcio) e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais.

                      Quão grave são estas palavras, em que Deus diz que foi testemunha da união do homem com a mulher da sua mocidade, e que ele odeia o divórcio.Por fim ressalto que abordei apenas uma pequena parte do que as Escrituras nos ensinam sobre casamento e aconselho a buscar do alto a direção para a sua vida. 

                     Meu amado amigo, um casamento abençoado depende de entendermos a vontade de Deus para nós.Que Jesus possa te abençoar , no teu casamento, ricamente!

  

                                            Pb Nelson Quadros        08/2011

 

Sobre este assunto: A casa na Rocha!