A Palavra de Deus Revelada ao homem.

A oração do Pai Nosso.

A oração do Pai Nosso.

                                           pai nosso

      Texto Base: "  Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;  pão nosso de cada dia nos dá hoje;E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.Mateus 6:6-13." 

      A oração que Jesus ensinou, é talvez a oração mais conhecida no nosso país. Não há pessoa que nunca rezou um pai nosso, ou protestante que não tenha lido nas escrituras o texto onde Jesus nos ensina a orar. 

      O Senhor nos dá um ensino que pode parecer contraditório, pois nos diz como devemos orar, " Portanto, vós orareis assim" e nos manda não repetir oração, "E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, " e por fim nos convida o arar uma hora , como se fosse pouco uma oração de uma hora. "E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo? Mateus 26:40" Jesus passava horas em oração. "E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. Mateus 14:23" 

      Logo, somos levados a pensar que Jesus passava muito tempo em oração certamente, não ficava repetindo a mesma coisa pois ele mesmo disse que o Pai não recebe este tipo de oração. Jesus Também nos ensinou como orar. 

      Na verdade o "pai nosso" é um modelo de oração , é um padrão  a ser seguido, com os elemento que não podem faltar na oração, pode ser orado mas não deve se ficar repetindo isto de forma fria e mecânica, como um papagaio, sem sentimento. 

      Vamos entender o que o Senhor nos quer ensinar. 

  • Pai nosso, que estás nos céus:  Existe um só pai, "E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Mateus 23:9"o Senhor , se identifica como pai e não divide a sua glória com ninguém, só podemos chamar de Pai no sentido de provedor e líder das nossas vidas , o Deus Pai, criador de todos nós. Alguns querem ser chamados de padre (pai) ou papa (pai), mas na terra ninguém pode assumir o lugar de Deus em nossas vidas. Deus nos trata como filhos, "E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?Lucas 11:11-13" Bela é esta comparação  onde Deus promete suprir nossas necessidades , e ele nos trata com amor e nos dará o que de mais precioso, pode haver o Espírito Santo. Mas também como pai ele tem o direito de nos cobrar quando erramos. "Porque o Senhor corrige o que ama,E açoita a qualquer que recebe por filho.Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?Hebreus 12:6-7" 

  • O céu é a morada do nosso pai. "E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Atos 7:56" 

  • santificado seja o teu nome; O fato de declararmos Deus Santo não torna mais santo do que é ,  na verdade nesta parte da oração, Jesus está ensinando que devemos louvar e adorar ao seu nome, pois toda oração tem que ter adoração, a adoração é o reconhecimento de que Deus é Deus de fato. "Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.Mateus 4:10" Todo judeu sabia que um dos principais mandamento do torá é a exclusiva adoração ao Senhor Deus ,( Pa i,Filho e Espírito). Vamos ver exemplos: Jairo estava com sua filha morta e foi orar pedindo cura para sua filha, mas antes de pedir ele adorou ao Senhor, e ao adorar reconheceu publicamente que Jesus é Deus, pois como judeu e líder religioso sabia que só Deus é digno de louvor e glória e adoração. "Veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga e, prostrando-se aos pés de Jesus, suplicou-lhe que chegasse à sua casa, Lucas 8:41"  Também o cego que foi curado reconheceu Jesus como Deus e o adorou "Ele disse: Creio, Senhor; e o adorou.João 9:38"  Nos últimos 5 Salmos  somos convocados a louvar ao Senhor. "Exaltar-te-ei, Deus meu, ó Rei; E bendirei o teu nome para todo o sempre.Todos os dias te bendirei, E louvarei o teu nome para todo o sempre.Grande é Jeová, e mui digno de ser louvado; A sua grandeza é insondável.Salmos 145:1-3"  Os céu proclamam a santidade do Senhor. "Um chamava ao outro e dizia: Santo, santo, santo, é Jeová dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória.Isaías 6:3" O profeta Isaías viu o glória de Deus e no céu contemplou a adoração. 

  • Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu- Devemos buscar o Reino de Deus em nossas vidas como Jesus nos mandou."Mas buscai primeiramente o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.Mateus 6:33" Devemos buscar o reino do Senhor, as coisas do alto ter uma vida santa de oração e comunhão com Pai, nas nossas orações devemos, pedir que o reino de Deus tome conta de nossas vidas. Sempre devemos pedir a vontade do pai, pois nós não sabemos o que pedir. "Do mesmo modo também o Espírito ajuda a nossa fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inesprimíveisRomanos 8:26" Devemos confiar na vontade do Senhor pois ele nos conhece. "Pois os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos são os meus caminhos, diz Jeová.Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos do que os vossos pensamentos.Isaías 55:8-9". No céu impera a vontade absoluta de Deus e devemos orar para na terra o Senhor controle toda a nossa vida.Buscar o reino é evangelizar orar e estar em comunhão com o Pai. 

  •  pão nosso de cada dia nos dá hoje -  Somos ensinados a orar por nossas necessidades diárias. aquilo que com urgência precisamos, a cada dia, não devemos estar preocupados com o amanhã, pois preocupação não acrescenta nada em nossas vidas, senão sofrimento. "Não andeis, pois, ansiosos pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã a si mesmo trará seu cuidado; ao dia bastam os seus próprios males. Mateus 6:34Também o Senhor quer ouvir a nossa voz todos os dia pedindo pão cotidiano, é uma forma de manter o contato, como no deserto o povo ganhava pão todos os dias para sempre lembrar da dependência de Deus. "Eis o que Jeová ordenou: Colhei dele, cada um quanto possa comer; tomareis um hômer por cabeça, conforme o número de vossas pessoas, cada um para os que se acham na sua tenda.Êxodo 16:16Quem colhia demais , o maná estragava, pois Deus estava ensinando dependência diária. Hoje Jesus é o nosso pão diário é o pão vivo que desce do céu. "Eu sou o pão vivo que desci do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo, é a minha carne. 
    João 6:51"
     

  • E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores Toda a humanidade precisa do perdão de Deus, não há um justo sequer "Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado. Como está escrito: Não há nenhum justo ,nem um sequer;Não há um homem que possa se julgar melhor que outro , pois todos dependemos do Senhor.Quem poderá , julgar o seu próximo? "Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo? Tiago 4:12"Todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus, Jesus nos ensinou a pedir perdão por nossos pecados diariamente, mesmo quem já é crente , não confiamos em nós mesmos, veja o que Paulo disse:  "Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. 1 Timóteo 1:15".Jesus ensina que como somos perdoados, devemos perdoar, e se não perdoamos , perdemos a nossa salvação e o Senhor conta uma parábola que ilustra o funcionamento do perdão. "Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos.Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia uma enorme quantidade de prata. Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida.o servo prostrou-se diante dele e lhe implorou: 'Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo'. O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir. "Mas, quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: 'Pague-me o que me deve ! Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: 'Tenha paciência comigo, e eu pagarei a você'. "Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido. "Então o senhor chamou o servo e disse: 'Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou. Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você?' Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia. "Assim também fará meu Pai celestial a vocês se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão". Mateus 18, 24-35. Devemos perdoar sempre,pois  a ira do homem promove a justiça de Deus. " Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. Tiago 1:19" Não nos preocupamos com os ímpios pois: "Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá. Gálatas 6:7" Ao orar perdoe a todos e peça o perdão do Senhor. 

  • E não nos conduzas à tentação;Devemos pedir ao Senhor que nos livre das tentações, que guarde o nosso caminho, proteja a nossa família. As tentações são de origem humana, mas mesmo assim Deus é fiel  pára nos libertar, dos vícios, das drogas da pornografia, viciados na fofoca, na ira , hoje Deus vai te dar escape. "Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar. 1 Coríntios 10:13" Jesus foi tentado, então devemos estar atentos pois o servo não é maior que seu Senhor. "Tendo terminado todas essas tentações, o Diabo o deixou até ocasião oportuna.Lucas 4:13" Temos uma luta contra o pecado, e somos advertido. ""Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.". 

  •  mas livra-nos do mal;  a oração que Deus recebe tem pedido de proteção de livramento, pedido de cobertura espiritual. " Salmo, 91:2 pode dizer ao Senhor:"Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza,o meu Deus, em quem confio". Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.Peça proteção Deus, ele é nosso pai e nos dará o que precisamos. 

     Por fim o Senhor nos chama a aração com insistência como aquela viúva, nós devemos estar constantemente clamando ao senhor. "Lucas 18: 1Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens. E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: 'Faze-me justiça contra o meu adversário'." 

           Ore ao Senhor, pois seus ouvidos não estão agravados para que não possam ouvir. 

           Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.  

                                                   Pb Nelson Quadros.       11/2014