Salmo 128 Projeto para Família

família

"Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel. Salmos 128:1-6

"Bem-aventurado" Significa feliz, homem que é agraciado por Deus , homem de sucesso. Vivemos numa sociedade que a busca da felicidade e do sucesso consome as pessoas. Se eu perguntar para uma pessoa se ela quer ser bem sucedida , ter sucesso, certamente dirá sim. Hoje vamos revelar o segredo de ter um vida plena de sucesso.O sucesso está no temos e não em se matar trabalhando.   

"Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR"   O temor  de Deus é o sentimento mais importante para homem com relação á santidade, com relação á vida cristã. O estilo de vida do cristão é definido pelo quanto de temor ele tem. O temor é um sentimento que é um pouco difícil de traduzir, pois não é medo  ou terror nem  pavor de Deus. 

O temor é uma mistura de reverencia, de respeito de constrangimento, é um medo de pecar contra Deus. Temor não é ter medo de Deus mas ter medo de ferir a santidade, medo de quebrar a comunhão. 

 O Temor é o que torna o homem sábio, o ensina a fazer as escolhas certas.  "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Porque por meu intermédio se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te aumentarão. Provérbios 9:10,11

O temor do Senhor é um sentimento é um guia é um freio para a natureza pecaminosa do homem. Quando a esposa não está olhando , quando o pastor não está vendo quando podemos pecar sem ser descoberto , é só ai que o temor  de Deus faz a diferença.  

O temor é que compunge a não pecar contra Deus . Pois de fato todo pecado é uma afronta contra o Senhor . Exemplo de homem que tem temor é José filho de Jacó , sozinho distante, vendido poderia pecar sem ser descoberto mas tinha temor . "Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?Gênesis 39:9

Jó tinha temor de Deus ele se desviava do mal. O mal se coloca no meu e no teu caminho, oportunidades de errar de pecar , só conseguimos nos desviar do mal se for pelo temor de Deus."Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.Jó 1:1" O temor do Senhor faz que o homem ande em seus caminhos. 

 "Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem." O trabalho é algo que completa o homem que dignifica , o homem se alegra em suprir a casa, é motivo de orgulho ser o provedor que Deus o fez para ser. 

O trabalho foi criado por Deus antes da queda. Quando temos o texto impactante " No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás." somos levados a achar que o trabalho é fruto da queda, mas digo que o trabalhar penoso com suor e sofrimento é para os pecadores , os que temem trabalham com alegria e o Senhor os supre. "Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.Salmos 127:1,2

O trabalho foi instituído antes da queda, Adão já tinha dois empregos. "E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:15

Sucesso no trabalho depende de ter uma vida no altar uma vida de temor. Deus não nos fez para escravos do trabalho, mas o trabalho é sim uma parte importante da nossa vida afinal: "E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. João 5:17

 

" A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; " No plano de Deus a mulher ocupa um lugar especial como a videira  próximo á casa ou em algumas tradução dentro de casa, e certo é que a videira é uma planta muito valiosa pelo seu fruto, a uva, sucos e vinhos, passa xaropes , doces etc.. A videira, no contexto da tradição judaica, sempre foi um símbolo de fertilidade (Gn 49.22), encantos sexuais (Ct 7.8-12), festividade e alegria (Jz 9.13). 

Principalmente o vinho é o produto mais conhecido da videira e significa a alegria, e também a comunhão no lar. "Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho. Cânticos 1:2

 Alegria. " Porém a videira lhes disse: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores? Jz 9.13"    Para o homem bem aventurado a mulher é a alegria do lar, ele estará feliz na sua casa . A videira em volta da casa nos fala de um homem que tem um esposa que lhe alegra ela gera filhos é frutífera , ela lhe dá o fruto da vide a alegria do vinho. O homem que tem temos não busca alegria  longe de casa mas se alegra em chegar depois de um dia trabalho se encontrar com sua esposa."E a tua boca como o bom vinho para o meu amado, que se bebe suavemente, e faz com que falem os lábios dos que dormem. Cânticos 7:9

A sensação do vinho a alegria e embriagues é comparada á esposa videira frutífera, também no sexo conjugal, onde o homem encontra prazer e se embriaga de amor numa alegria marital com sua adjutora e companheira . Ele não se sente triste. "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênesis 2:18

A videira fala também  de comunhão  de santa ceia, a videira frutífera produz o fruto da vide. "E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. Lucas 22:17,18" Jesus viveu um momento de comunhão á mesa com seus doze e prometeu que um dia comeríamos com ele nas bodas do cordeiro. 

 Por isto a mulher é um elemento de comunhão com seu marido. A pessoa que o homem mais tem comunhão é a sua esposa , se não for assim está errado. O homem tem quando jovem pai e mãe confidente, depois amigos , mas nada supera a cumplicidade do matrimonio. A comunhão maior que homem experimenta na vida é com sua videira , esposa. 

Também no casamento cristão não pode faltar o fruto da vide. "E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. João 2:1" Jesus não deixou faltar o fruto da videira no casamento em Caná. 

 Videira em volta da casa significa paz e segurança no lar. "E Judá e Israel habitavam seguros, cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, desde até Berseba, todos os dias de Salomão. 1 Reis 4:25" uma expressão que significa paz e prosperidade em Israel é ficar embaixo da videira em volta da casa. O  homem abençoado por Deus  tem prazer em no fim do dia depois do calor escaldante do deserto israelense sentar á sombra da sua videira e se deliciar com seu fruto.Isto revigora o homem. Depois das lutas do dia á dia o homem que chegar em casa e receber um balsamo um descanso sob os cuidados da esposa temente á Deus.Essa mulher relatada pelo salmista  é comparada a uma videira, não uma videira qualquer, mas frutífera , que dá bons frutos; frutos falam de alimento. 

A mulher simboliza a comunhão do lar , faz a mediação dos filhos com o marido, é uma figura que une e media os conflitos  do pai  com seus filhos. Grande parte da comunhão no lar se deve á mulher sábia. "Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. Provérbios 14:1

A comunhão entre homem e mulher , a sua videira é como se fossem irmãos. "Que belos são os teus amores, minha irmã, esposa minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho! E o aroma dos teus ungüentos do que o de todas as especiarias!Cânticos 4:10

A videira passa por um tempo de  sequidão perde as folhar mas depois volta a frutificar, assim como nossas esposas passam por momentos de mudança de  humor, temos ter sabedoria pois não vamos colher um fruto na estação errada do mês. 

" os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa" 

A importância da Oliveira na cultura Judaica, no judaísmo , tanto na economia quanto na religião , nos leva apensar o que o autor fala quando chama os filhos de rebentos de oliveira. 

Primeiro vou falar um pouco do que representa a oliveira para entender a alegoria de Deus para o homem que o teme.   E quando se colhem seus frutos, ela recompensa seu dono com uma abundância de azeite que pode ser usado para cozinhar, para iluminação, para higiene e em cosméticos, para comercializar a alto custo.Sem dúvida, a oliveira era prezada pelos israelitas por causa do seu precioso azeite. 

O óleo  da oliveira foi usado para ungir reis, profetas, sacerdotes e artigos do Templo. Messias, na verdade, significa "ungido". A madeira da árvore era e é usada para esculturas. 1 Reis 6:23-35 fala da difícil, madeira maravilhosamente trabalhada sendo usado no templo de Salomão. 

Mesmo quando derrubada, suas raízes logo produzem novos brotos. A parte mais importante da oliveira fica fora da vista — sob o solo. Suas amplas raízes, que se podem aprofundar até 6 metros e se estender muito mais horizontalmente, são a chave da produtividade e da sobrevivência desta árvore. Assim o crente ás vezes tem seu maior valor sua maior força oculta no seu interior, parece derrotado mas  ressurge a cada luta. 

 A oliveira é incomum, visto que novos brotos surgem constantemente na base do seu tronco. Quando, por causa da idade, o tronco principal não mais produz frutos como antes, os cultivadores podem deixar várias mudas ou brotos novos crescer até se tornarem parte integrante da árvore. Depois de um tempo, a árvore original pode estar cercada por três ou quatro troncos jovens e vigorosos, como os filhos ao redor de uma mesa. Estes brotos têm a mesma raiz e participam em produzir uma boa safra de azeitonas. 

Agora vamos entender o texto.   

1- Rebentos  significa novos brotos que rebentam da base do caule ou  da raiz da oliveira principal, como novas árvores que emanam da principal em volta dela. São a garantia de que a árvore continuará produzindo, por mil anos se preciso. Assim os filhos do crente, brotam dele e ficam á sua volta . São a garantia da uma nova geração de ungidos no obra do Senhor. A oliveira, ( igreja) precisa de rebentos , jovens e crianças que vão se nutrir da oliveira mais velha , os pais na fé ou pais de filhos crentes.  "Isaías 11:1 “PORQUE brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.

2- O  homem que teme o Senhor terá garantida a alegria e a luz no seu lar que a oliveira proporciona através do óleo. As crianças em volta da mesa são alegria e vida da casa, são luz são presentes de Deus . Uma casa com filhos é alegre , viva cheia de luz . 

3- O tronco velho da oliveira vai morrendo com passar dos séculos e os novos rebentos que surgem vão se unindo á volta do tronco principal e o envolvem formando assim uma nova árvore. Deus promete descendência na terra para aqueles que o temem.No Israel antigo era  honra e segurança ter vários filhos , garantia da que seu nome seguiria sobre a terra. "Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Salmos 127:3

4- Rebentos se alimentam da seiva a da oliveira mãe até serem enxertadas ou mudadas para formar uma nova árvore. Assim os nossos filhos ficam em nossa volta por um tempo, como os rebentos que quando crescem um pouco , adquirem força para serem arrancados de nós e plantados em outro lugar. Assim nossos filhos ficam com agente em volta da mesa por tempo determinado até irem para se tornar uma nova oliveira e ter seus rebentos.  

5- Os rebentos se alimentam da oliveira mãe por um tempo. O Jambuzeiro, ou oliveira-da-rocha, é conhecido como oliveira brava,  em Romanos 11, vemos a  "oliveira brava", somos transformados ao sermos enxertados na oliveira verdadeira que é Cristo."Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! Romanos 11:24" Temos como pais crente enxertados em cristo produzir filhos abençoados, filhos que se alimentem da seiva da graça e sejas parecidos com o pai. Não pode uma oliveira que se diz boa , crente dar frutos ruins , vamos orar pelos nossos filhos e abençoar eles. "Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Mateus 7:17

 
"Em volta da mesa. "  A mesa significa comunhão e altar. A mesa é como um altar da família, não para idolatrar algo, mas para adorar a Deus. É um  momento mágico quando a família se reúne para agradecer ao Senhor pelo alimento . Em volta da mesa unidos frente a frente união da família. A refeição á mesa é um símbolo da grande comunhão dos santos com Jesus. "E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. Lucas 14:17" Cultive uma comunhão com seus filhos á volta da mesa.  Jesus ministrava á mesa para seus discípulos. "E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos.Lucas 22:14

"O Senhor te abençoará desde Sião" Sião é uma figura do céu onde está o Senhor . Um monte espiritual. Sião para designar o paraíso, o céu (Hebreus 12.22). Inicialmente Sião era o mente de Deus, depois o lugar onde o templo foi erguido, e hoje é de onde Deus nos abençoa da Sião  do alto. 

"filhos dos filhos" Promessa de Deus para o homem temente é que ele viverá para ver a segunda geração de suas família, seus netos. "E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Jó 42:16

Longevidade é uma bênção. !"E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo; Gênesis 25:8

Os  primeiros seres humanos por estarem bem próximos de Deus em Adão viviam com facilidade muitos anos. "E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu. Gênesis 5:5" Quanto mais o homem se separa de Deus quanto mais o pecado se aumenta na terra menos o homem vive. 

Se pegarmos uma impressão original de uma foto , a qualidade é 100%, mas se tirarmos um xerox desta foto a qualidade será de 99%  e assim com o passar dos séculos o homem foi se corrompendo. Hoje para tem uma vida longa e até eterna precisamos estar próximos de Deus. Em Cristo teremos a vida eterna. "Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. João 12:25

Por fim quero esclarecer uma má tradução do texto;  Separei 5 traduções do versículo 6 para ressaltar que o autor não esta afirmando que o homem abençoado verá a paz de Israel, mas sim o salmo termina com um desejo de paz, um expressão de profetizar a benção da paz sobre a nossa nação.  Tenho 18 tradução da bíblia Sagrada e a esmagadora maioria separa o último versículo em duas sentenças. Viverás muito. No caso a seguir coloco 4 versículos em 5 que afirmam o desejo de paz, não a certeza de uma visão de paz.  

Quando desejamos a paz do Senhor para nossos irmão ou a paz de Cristo, não estamos dizendo que você está em paz, na verdade estamos desejando que você tenha paz de Deus.  

Que a paz esteja sobre o Brasil.  

Almeida corrigida e revisada fiel. "E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel. Salmos 128:6

Versão católica. "para que possas ver os filhos dos teus filhos. Reine a paz em Israel! Salmos 128:6

Sociedade bíblica britânica. "Sim verás os filhos de teus filhos. Que a paz seja sobre Israel. Salmos 128:6

Almeida revisada imprensa bílica. "e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel. Salmos 128:6

NVI "e veja os filhos dos seus filhos.  Haja paz em Israel! Salmos 128:6

 

Muitas são as benção de se ter temor , reverencia , obediência ao Senhor. Terás sucesso profissional, terás uma família abençoada viverá muito na terra, não padecerás necessidade .  

Seja pleno de paz. "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Filipenses 4:7"  

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.                                                   

                   Pb. Nelson Quadros.   09/2016