A Palavra de Deus Revelada ao homem.

Conversão de Abrão!!

Conversão de Abrão!!

                          

                   Gênesis  capítulo 12 trata, do chamado de Abrão, um dos textos mais conhecidos da Palavra Eterna,dá inicio  a narrativa da vida e feitos de um homem, conhecido como o pai da fé,a semente dos hebreus,  o homem escolhido por Deus para ser patriarca de Israel.

 

                   “Gn 12;1. Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”.

 

                  O triplo desafio de Deus para Abrão era romper as três esferas de relacionamento mais fortes de um homem. “ Sai da tua terra”, trata-se de um chamado a renunciar a sua pátria , o seu território, renegar a sua origem, o homem que era reconhecido por ser de Ur dos caldeus precisava se desvincular deste título, precisava se desarraigar,tinha que se considerar peregrino na terra, sem pátria terrena, pois Deus tinha provido uma terra melhor para ele.

              

                   O segundo estágio da renúcia,“sai da tua parentela” , trata de renunciar o seu povo, seus parentes, sua cultura, seus descendentes , Abrão era desafiado a deixar a cultura caldéia do politeismo.A sua parentela trata de sua tribo, sua origem cultural precisava ser esquecida, a idolatria,os valores relativos , pois Deus queria prover uma parentela especial para Abrão.

 

               O terceiro nível de renúncia era “Sai da casa de teu pai” , e, certamente, a renúncia mais difícil para qualquer chamado por Deus. Quando Deus nos chama e nós entendemos a verdade da palavra, logo somos tomados de um forte desejo de  anunciar a Cristo para os nosso familiares, mas Abrão foi chamado para abandonar até o mais forte vínculo familiar que tinha,semelhante ao chamado do casamento, pois Jesus compara o nosso relacionamento com Deus ao da noiva e do noivo."Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, Marcos 10:7" Certamente, sob a autoridade de seu pai terreno,que no caso era caldeu, Abrão não teria a ousadia de ir em busca do Deus vedadeiro e Jeová estava provendo um Pai melhor para Abrão.

 

            A maior prova da fé de Abrão foi trocar tudo que tinha, terra, cultura e família, por algo que não via,por uma terra que Deus lhe mostraria no decorrer da caminhada,“para a terra que eu te mostrarei”.Hoje iniciamos a caminhar com Cristo, somos desafiados a deixar nossa terra, cremos que somos peregrinos em terra estranha, deixamos a nossa cultura terrena para viver os costumes da Nação Santa e somos confrontados a deixar nossos pais, simbolismo de tudo que somos até hoje, nascer de novo.Sermod gerados não por carne, mas sermos filhos espirituais de Deus.A Jerusalém celestial nos espera ,mesmo que não a vemos , mas Jesus há de nos mostrar , durante a caminhada.

            Então Abrão sai da sua terra, mas leva seu sobrinho Ló. “Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.” Ló simboliza que Abrão creu no chamado, fez o que Deus lhe pedira, mas não conseguiu deixar a casa de seu pai, para trás.Às vezes nos convertemos a Cristo, mas ainda carregamos conosco algo, do passado, algo da velha cultura algo que Deus diz: “Deixa para trás, eu tenho algo melhor para ti” e mesmo assim trazemos conosco, nós  nos justificamos para não cumprir integralmente  o chamado de Deus.Trazemos vícios  de Ur que não agradam ao Senhor.

 

                     Mas no  cap 13 deGênesis, Deus começa a tirar de Abrão aquilo que ele não conseguiu deixar para trás.A misericórdia de Deus é infinita e ele age na vida de Abrão para que ele  cumpra integralmente a sua chamada.Através de uma briga entre os servos de Ló e Abrão os dois se separam “... Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. Gênesis 13:9” Abrão entendeu que não poderia herdar as bênçãos de Deus , enquanto não deixasse tudo para trás.Deus vai te ajudar a se libertar do que impede e tua benção!Em nome de Jesus!Deixa Deus te libertar!!

 

                  O Chamado incluia tornar Abrão pai de uma grande nação, “Gn12;2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção” E já no cap. 15 e v. 4 de Gênesis, Deus reforça a promessa de um filho.No entanto já se passaram 11 anos desde o chamado e o  filho não vinha .

                   Então Abrão tem seu filho com a escrava Agar. “E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. Gênesis 16:4

 

                  Já com 86 anos Abrão faz uma tentativa humana de cumprir a obra de Deus em sua vida é a segunda fraquejada que Abrão dá,não tendo paciência para esperar o agir de Deus.Este Ismael, o  filho da carne, veio a trazer aborrecimento para Abrão.Se Deus te prometeu algo, espere e confia , se você tentar ajudar a Deus , você acabará frustrado.

                Também Abrão fraquejou em mentir sobre Sarai para o rei do Egito, por medo de ser morto. Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti. Gênesis 12:13”  “Mas Deus provou que estava com ele, trazendo uma enfermidade para oa faraó.” Feriu, porém, o SENHOR a Faraó e a sua casa, com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão”.

 

                   Quando Ismael  está com 13 anos e Abrão com 99, Deus lhe aparece novamente e lhe fala : “Gn 17 1 a 6 Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente.Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;”

                 “Eu sou o Deus Todo-Poderoso” O Torá neste ponto trás o nome El Shaddai, no lugar de Elohin, ou Adonai, ou El Elyon.Temos a primeira citação de Deus como o Todo Poderoso, não por acaso,Deus se mostra para Abrão como o Deus que pode tudo, pode lhe dar o filho esperado,pode lhe dar livramento dos inimigos, pode tornar uma mulher estéril em mãe de nações.

                                     “Anda em minha presença e sê perfeito” Abrão estava andando em dois caminhos, cria em Deus , mas tentou ter um filho do seu jeito, obedeceu o chamado, mas trouxe seu sobrinho junto, foi para o Egito, mas mentiu para o Faraó.Deus está dizendo chega!!! Anda na minha presença e seja perfeito, não minta, não duvide,deixe tudo para trás, creia e confie.Anda comigo Abrão, deixe de cometer erros voluntariamente.

 

                     “Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele,” Gosto de dizer que Abrão caiu por terra, ele morreu, naquele dia.Nunca antes a Biblia diz que Abrão caiu por terra, mas 24 anos depois do chamado, ele entende que tem que nascer de novo.É uma figura de morte e ressurreição, Abrão caiu e morreu, e nasceu Abraão.Caiu o estéril, levantou o pai de multidões, caiu o  temeroso, levantou Abraão o pai da fé!

                            E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;” E Deus muda o nome de Abrão para Abraão.Aquele  Abrão temeroso  que tinha dúvidas, que tentava fazer do seu jeito, agora morreu.Deus está dizendo: “Eu tenho uma nova vida pra ti Abrão, hoje nasce um novo homem, eu vou mudar a tua história.” Deus está apagando o passado daquele homem, que cria mas  nunca firmava na fé.

 

                    “E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão”Ao cair com rosto em terra, Abrão estava reconhecendo que Deus era o Todo Poderoso, estava como que se lembrando de quantas vezes duvidou, mas estava também mudando de vida. Ele foi rebatizado por Deus , pois uma nova vida surgia naquele momento.

                    Logo em seguida Abraão teve seu filho da promessa: Isaque. “E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho. Gênesis 21:5” Deus  quando viu a mudança de vida em Abraão, lhe deu o que havia lhe prometido.Jesus não vai cumprir as suas promessas em sua vida, enquanto você não nascer de novo, enquanto  duvidar ou tentar fazer do seu jeito.Abrão sempre tinha o seu jeitinho de fazer as coisas.

                    Temos, infelizmente, muitos crentes como  Abrão, que já tem anos de fé, mas nunca experimentam a totalidade do poder de Deus.

                    E a prova da conversão de Abraão vem logo em seguida, quando Deus lhe pede o seu filho amado, da promessa, em sacrifício :Hebreus 11, 17 e 18 Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar”;

 

                      Abraão é lembrado no livro aos Hebreus, como exemplo de fé, graças a sua conversão e novo nascimento.Ele passou a crer que Deus era poderoso atépara ressuscitar seu filho.

                    Deus quer te dar seu Filho amado, Jeus Cristo, mas para recebê-lo voce deve  nascer de novo, crer com todo teu coração, deixar tudo para trás se for preciso.Deus quer te dar uma nova vida e um novo nome, te levar para uma terra celestial. “A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Apocalipse 3:12”

 

                    O filho e a terra prometida te esperam , aceite hoje o Chamado de Cristo. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28

                                                       Dc  Nelson Quadros          07 /2011