A Palavra de Deus Revelada ao homem.

Morte de Cruz!

Morte de Cruz!

Nelson quadros

                              Quem nunca se perguntou porque Jesus teve de morrer em uma cruz ?E porque sua morte foi o fato mais importante desde a criação do homem?Porque temos cruzes em nossos cemitérios?

                              Quando Deus criou o homem e o colocou na terra, onde satanás já estava, por nenhum momento Deus se enganou com o homem ele sabia de tudo , como também sabia que o inimigo de Deus tentaria destruir a sua criação.

                             Logo no início, vemos Deus colocando uma lei natural, imutável para o ser humano: “Gn, 2:17 - mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”o homem fora  criado para ser eterno e quando enganado pelo diabo recebe a triste sentença. Mas não definitiva, “certamente morrerá”! A primeira lei eterna condena todo homem que pecar à morte. “Ez, 18:4 - Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.”  A sentença de Adão veio se estendendo para toda humanidade, todo pecador deve morrer.

                              Então, temos um tremendo dilema, todo homem que desobedecer à Deus é digno de morte, e segundo afirma o apóstolo João todo homem é pecador , o apóstolo Paulo cita : “Rm, 3:10 - como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.”

                             Logo pensamos que toda a raça humana deveria ser exterminada, fato que quase aconteceu nos dias de Noé.Mas Deus na sua infinita misericórdia criou uma maneira de não matar o homem , vamos ver como foi.

                                 Foi criado um sistema de sacrifício de animais em lugar da vida do pecador: “Ex, 29:36 - Também cada dia prepararás um novilho por sacrifício pelo pecado para as expiações e purificarás o altar, fazendo expiação sobre ele; e o ungirás para santificá-lo.”  Esta é a  cena da instituição da expiação provisória,onde um novilho ou outros animais como bodes cordeiros, e pombas, seriam mortos diariamente  pelos pecados dos homens.Assim quando Deus via um pecador e segundo sua lei devia matá-lo, via o sangue de um animal morto pelo pecado do homem, acabava desviando sua justiça daquele homem.Conforme Hebreus: “Hb, 9:22 - E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão”.Todo pecado exige o derramamento de sangue do pecador ou de um substituto, assim por século o homem pode se apresentar diante de Deus sem ser morto.Entretanto tinha ainda um problema.

                            Os  animais eram usados como figura de morte do pecador , o animal morria no lugar do pecador, mas o preço era inferior, pois o homem é a maior criação.Sendo assim , os animais não se igualam a nós. “Hb, 10:4 - porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire pecados” Era impossível que o sangue de animais irracionais tirassem o pecado do homem, apenas o encobriam, como uma tinta em uma parede, mas a cor antiga, do pecado ,ainda estava por baixo do sangue inocente de cordeiros.

                            Então era preciso um sacrifício superior e definitivo, já que tudo isto era apenas figuras. “1 Cor, 10:11 - Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.” É  claro que eram figuras que apontavam para Cristo, o sacrifício perfeito!

                            No antigo testamento, quando Moisés guiava o povo, este começou a pecar e o pecado é claramente uma figura da serpente, assim no deserto, como no Éden, satanás começou a “picar” o homem.O homem picado pela serpente(satanás)começava  a morrer, segunda a lei de Deus. Diante disso o povo de Israel começou a pedir para Moisés uma solução, pois muitos viam o pecado e a morte dos irmãos e queriam se livrar.Então Moisés fala com Deus e este lhe responde: “Nm, 21:8 - E disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela

                          O problema do povo de Israel eram as serpentes.Então , a orientação era pendurar uma serpente à semelhança das verdadeiras em uma haste de madeira,e cada um que olhando para a serpente, pregada na madeira, mesmo picado pelas serpentes reais, não mais morreriam, mas passariam a viver. “Nm, 21:9 - E Moisés fez uma serpente de metal e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal e ficava vivo

                               Como no deserto, hoje muitos são enganados pela serpente e o sangue de animais é insuficiente diante de Deus, e o Deus cria a lei ,cria também o escape: “Dt, 32:39 - Vede, agora, que eu, eu o sou, e mais nenhum deus comigo; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e ninguém há que escape da minha mão.”Deus não é injusto com o homem ele criou a lei, o homem não a obedece, então Deus cria a solução:

                                            “Jo, 3:14 - E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,” Deus enviaria seu filho para morrer por toda a humanidade, da mesma forma como enviou o livramento no deserto, e o texto citado foi dito por Jesus, para Nicodemos, ele mesmo o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, sabia de sua missão na terra .

                                          Do mesmo modo como a serpente foi levantada no deserto, Jesus seria levantado para que todo que for enganado pelo diabo quando estiver morrendo, olhar para a cruz de Cristo,pela fé viverá.Quando um pecador destinado à morte olha para Jesus na cruz, crê e aceita a sua morte redentora, Deus passa a não mais  imputar pecado a este homem.  A redenção do povo que ao ver a serpente ficava curado, quando conseguimos pela fé ver nosso pecado em Cristo na cruz ficamos libertos  e viveremos. “2 Cor, 5:21 - Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”Jesus se fez pecador por nós e todo pecador deve morrer, assim quando Cristo morreu, com ele morreu o pecado de todo aquele que crê.

                                         Se no deserto desta vida o diabo tem te enganado, olhe para a solução de Deus , olhe pela fé para Cristo, aceite a sua morte substitutiva, morra com ele na cruz e renasça com ele pelo batismo! “Rm, 6:4 - De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”

                                  Jesus foi obediente à Deus em tudo e cumpriu a sua missão na terra “Fl, 2:8 - e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.”Esta morte foi  por mim e por ti, a morte na cruz foi a nossa redenção.Ele morreu para salvar toda a humanidade!Por isso quando sepultamos aguém colocamos cruzes nas lápides, para lembrar que este  ressuscitará, na volta de Jesus.Eu te faço o desafio de viver uma vida regrada, não pela cruz, mas por aquele que na cruz venceu a morte!!

Rm, 6:23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.”

                           Todo aquele que peca trabalha para sua morte eterna, mas todo aquele que aceita o presente gratuito de Deus , que é a vida eterna em Cristo, não mais morrerá!Pare de trabalhar pela morte e receba de graça a vida, preparada por Deus em Cristo.

                                                                                   Dc  Nelson Quadros   02/2011