Espírito de Missões.

        missões

       Jesus teve um ministério terreno curto mas suficiente para mudar a face do planeta a partir de sua vida e obra.O  Cristo deixou uma mensagem para a humanidade e após a sua morte e ressurreição,deixou um mensageiro que levaria esta mensagem ao coração do homem.O Espírito Santo que passaria a mover todo homem convencendo sobre o juízo do Senhor, um dia em que Deus julgará toda a humanidade. “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. João 16:7-8

       Existe  três coisas que todo homem deve saber: “pecado,  justiça e  juízo

       O pecado é o ato pelo qual o homem faz a vontade de satanás ou deixa de fazer a vontade do Pai e se torna digno de morte, sendo morte a separação eterna do Senhor. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23

       A justiça é tudo que nos leva para a presença do Senhor a vida eterna e a perfeita comunhão com o Pai, expressa em Cristo  Jesus. Não somos justos por natureza mas Jesus nos torna justificados diante de Deus “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21

       O juízo é o momento em que estaremos diante do Senhor tanto os feitos justos , quanto os pecadores para receber recompensa do que tiver feito em vida tanto de bem ou de mal. “Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Eclesiastes 12:14” e  “Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. Eclesiastes 11:9

       O  dia do juízo é o dia mais importante da vida de cada ser humano que já viveu em todas as eras da Terra.Temos o livre arbítrio , o direito de escolher o bem e o mal, mas o resultado da escolha não é opcional, é impossível escapar do juízo do Senhor. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7” e “Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gálatas 6:8

       Mas desde o princípio dos tempos Deus criou um meio de salvação para a humanidade, pois Deus na verdade não quer que nenhum homem seja condenado, mas sim que seja salvo. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

        A única maneira de entendemos o amor de Deus e o sacrifício de Cristo é pelo Espírito Santo, pois ele é quem convence o homem dos seus erros. “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

        O Espírito Santo é o meio pelo qual Deus vai comunicar á humanidade que um julgamento se aproxima, mas  que há uma forma de não ser condenado mas sim alcançar o favor imerecido da parte do Senhor.

       Quando Deus prometeu o  derramar do  Espírito ele deixou claro qual o objetivo deste acontecimento. “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. Joel 2:28-31

 

        O objetivo do derramamento do Espírito era evidenciar os sinais e prodígios que apontam para a presença de Deus e a autenticidade da mensagem sobre o dia do juízo, antes de ele ocorrer em tempo para todos entenderem e escapar do dia do julgamento.“venha o grande e terrível dia do SENHOR. Joel 2:28-31

       Todo julgamento tem um juiz que neste caso é Deus(Mas Deus é o Juiz: a um abate, e a outro exalta. Salmos 75:7),tem um  advogado que é Cristo(Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1), e um acusador que é satanás (E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Zacarias 3:1).

       Também todo julgamento tem testemunhas do crime ou do fato que vai inocentar o acusado, são testemunhas de acusação ou de defesa. Na Bíblia está escrito que não haverá condenação sem testemunhas não haverá julgamento  sem testemunhas, ninguém será injustamente condenado. “Uma só testemunha contra alguém não se levantará por qualquer iniquidade, ou por qualquer pecado, seja qual for o pecado que cometeu; pela boca de duas testemunhas, ou pela boca de três testemunhas, se estabelecerá o fato. Deuteronômio 19:15

       Então Deus na sua misericórdia e através de seu Espírito preparou um modo de avisar o povo do juízo que se aproxima. O Espírito santo é a parte de Deus que está na Terra para convencer o homem através de sinais, de que ele existe, de que existe salvação e de que o juízo é inevitável. “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8

       A igreja recebeu poder para ser testemunha do Senhor primeiro em Jerusalém (onde você está) em toda Judéia ( no seu Estado)  em Samaria (nos Estados vizinhos) e até os confins da terra.

       Somos testemunhas do Senhor, toda a Igreja e cada novo crente que recebe poder (Espírito) se torna uma testemunha para contar o que sabe assim salvando o homem da condenação.

       O batismo com Espírito santo nos capacita com sinais para convencer o homem do juízo de Deus.Um crente batizado que não evangeliza é uma testemunha muda que deixa um inocente morrer, sem lhe comunicar  um fato que salvaria a sua vida, e este fato é o sacrifício substitutivo de Cristo.

       Recebemos na verdade um espírito de missões. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Marcos 16:15-18” Somos enviados a todo o mundo para pregar a Cristo e os sinais nos acompanharam, e sem os sinais ninguém nos crerá.

       O espírito Santo veio para nos tornar missionários, os sinais são só para produzir fé e dar crédito á nossa mensagem. “Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis. João 4:48

       Toda vez que um homem é batizado no Espírito Santo ele é transformado em uma testemunha de Cristo e recebe o poder de operar sinais que trarão autenticidade á sua mensagem. “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios;

       Já há mais de dois mil e quinhentos anos, pela boca do profeta Isaías, Deus falou sobre a vinda do Espírito Santo de missões.“Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.E brotarão como a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas.Este dirá: Eu sou do SENHOR; e aquele se chamará do nome de Jacó; e aquele outro escreverá com a sua mão ao SENHOR, e por sobrenome tomará o nome de Israel. Isaías 44:3-5” Notemos que o primeiro resultado do derramar é  o surgimento de novos crentes, pessoas de todos os lugares começarão a se converter ao Deus de Jacó pela vinda do consolador.

       De forma profética Isaías diz que todo batizado pelo Espírito santo está capacitado a pregar o evangelho, efetuar os sinais e anunciar a volta de Jesus e o juízo que se aproxima.“O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; Isaías 61:1-2” O descida do Espírito é para preparar a humanidade para o seu dia mais importante. “A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus” para alguns será o ano aceitável o tempo em que Deus receberá os seus justificados, mas para outros será o dia da vingança onde cada homem que foi rebelde receberá o que plantou.

       O batismo de Isaías fala de missões, sinais, e juízo.

       Vamos ver no dia do cumprimento da promessa da descida do Espírito Santo o que ouve. “E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. Atos 2:4-5” O Espírito desceu e logo os sinais de sua vinda foram evidentes, e chamaram a atenção do povo. “De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis. 1 Coríntios 14:22”. Não por acaso  o mundo estava em Jerusalém é uma forma profética de dizer que o Espírito era e é para ser visto por todas as nação do mundo até os confins da terra. “E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

       Davi também sabia que  o crente cheio do espírito é um evangelizador.Ele sabia que quando fosse restaurado o Espírito ele se tornaria um anunciador do evangelho para os ímpios, uma testemunha que livraria muitos da condenação. “Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. Salmos 51:11-13

       No dia do Juízo a saber o dia aguardado por todos os povos de todas as épocas veremos como  é importante ser uma testemunha. “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.  Apocalipse 20:12

       No dia do juízo diante do juiz haverá testemunhas, pois a rainha de Sabá condenará os judeu descrentes, pois ela creu em Deus pela vida de Salomão e alguns judeus do tempo de Cristo não creram em Deus  pelo testemunho de Jesus que é maior que Salomão.“A rainha do meio-dia se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão. Mateus 12:42

     Eu e você temos uma responsabilidade, de ser testemunhas o amor de Deus para esta geração.Deus nos tem escolhido para relatar ao mundo seus feitos.Como Ezequiel cada crente é um atalaia. “Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. Ezequiel 3:18

       Cada novo convertido sente no coração uma chama que o impulsiona a falar do amor de Deus a todas as pessoas a sua volta  de forma que ele não consegue se conter pois está tomado pelo sentimento de livrar vidas da condenação.O novo  crente tomou conhecimento de um fato que pode livrar pessoas da morte eterna e tomado de compaixão vai e avisa a tantos quanto pode sobre o juízo que se aproxima e sobre o sacrifício e de Cristo. A isso chamamos “primeiro amor”, mas na verdade é o primeiro sinal de presença do  Espírito Santo na vida do crente a saber o Espírito de missões.

       No dia do Juízo a rainha do sul  se levantará dos confins da terra para condenar uma geração incrédula.Nós devemos neste tempo nos levantar e anunciar que sabemos de um fato que pode livrar muitos condenados da morte certa.

       O mundo jaz no maligno muitos se perdem sem saber da maior verdade da vida. “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Hebreus 9:27

       Abra  a sua boca como testemunha e diga: Eu sei de algo que pode livra vidas da condenação, que todo homem  é na verdade pecador, mas Cristo morreu por todos basta apenas  crer e receber a Cristo como Senhor e Salvador.

       Se somos cheios do Espírito Santo, temos missões em nosso coração, os locais  para fazer missões são:nosso bairro, depois nossa cidade , em seguida nosso estado, também o nosso país e por fim  os confins da terra.

                      A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.                                         Pb  Nelson Quadros              06/2013