A Palavra de Deus Revelada ao homem.

Do Trigo ao Pão 1º parte.

Do Trigo ao Pão 1º parte.

Trigo

 

DO TRIGO AO PÃO
                  O trigo é uma figura de cristo,dos crentes ,dos processos da vida cristã, da volta de cristo,da obra de DEUS...Vamos entender os elementos da cultura do trigo.
As ferramentas,e elementos da cultura.
                                            O Arado é uma elemento da cultura do trigo. Usado para preparar a terra ,para  virar a terra e matar as ervas daninhas,é quase tão antigo quanto o homem,pois aparece na vida de Adão ,seu filho Caim era lavrador.Consistia de um instrumento de madeira  e metal que puxado por um boi amarrado ao arado , abria sulcos na terra.( Jô 39; 10 Ou com corda amarrarás, no arado, ao boi selvagem? Ou escavará ele os vales após ti?) O lavrador deve ser um homem de habilidade e atenção pois se descuidar do trabalho uma erva pode ficar para traz e contaminar a lavoura.(Lucas 9; 62 E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus
                    Foice. È uma ferramenta que é usada para colher o trigo, na ceifa. É um instrumento de corte que o ceifeiro usa quando segura o feixe de trigo e passa a foice na base da planta cortando do solo retirando do campo impedindo a continuidade da vida.A figura da morte é ilustrada por uma foice. (Joel 13; 13a Lançai a  foice, porque já está madura a seara;)
                          Pá. A pá era um instrumento diferente do instrumento que conhecemos hoje como pá ,pois era um instrumento de madeira parecido com um garfo ou um tridente,que era usado para separar o trigo da palha,Também chamada de forquilha  de três dentes(1Sm13;21).( Mateus 3; 12 Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.)
                         Enxadas instrumento para prepara a terra , o trigo era plantado muito próxima para ser capinado.( 1 Sm 13; 21 Tinham porém limas para os seus sachos, e para as suas enxadas, e para as forquilhas de três dentes, e para os machados, e para consertar as aguilhadas.)
                          Aguilhão. Este instrumento era uma vara de madeira com uma agulha na ponta para fazer o boi trabalhar na lavoura, tanto no arar como na colheita.( Atos 15; 55 Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?) 
                      Peneira. Instrumento como o crivo que separa o trigo da palha menor, também chamado de ciranda.( Lucas 22; 31 Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;)
                           Boi ,animal que puxa o arado ou a zorra de trigo.(Prov 14; 4 Não havendo bois o estábulo fica limpo, mas pela força do boi há abundância de colheita.)
                                                        Eira ,lugar onde se separa o trigo da palha ,uma lugar plano e amplo onde os feixes de trigo são esmiuçados e pisados para se soltarem das espigas.Geralmente uma lage de pedra para não misturar o trigo com a terra.( Mateus 3; 12 Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.)
                                                         Celeiros. Lugar de depósito do trigo onde ele é guardado entre uma e outra safra e estocada para alimento ou semente.Casa do trigo quando ceifado.( Mateus 13; 30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.)
                                Moinho .máquina para moer grãos, esmagar cereais.Pode ser um instrumento doméstico que consistia de duas pedras circulares acopladas uma sobre a outra sendo que a  superior com orifício para por o trigo,que descia até o meio das pedras onde por atrito era moído  descendo pelo moinho. Ou uma estrutura maior movida por animais, onde tinha uma grande pedra de mó, para fazer farinha em larga escala. (Mt 24; 41 Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.),(Jz 16; 21 Então os filisteus pegaram nele, e arrancaram-lhe os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e girava ele um moinho no cárcere.)
                              Palha  ou Moinha fragmentos de palha que ficam na eira quando se debulham os cereais.(Sl 1; 4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.)
                                 Pilão ou gral. Uma espécie de vaso em que se pisavam cereais.colocasse o trigo no gral em forma de vaso e com uma madeira grossa e arredondado chamada mão de gral se pila, ou seja bate violentamente no trigo para moe-lô, ou tirar a casca. (Prov 27; 22 Ainda que repreendas o tolo como quem bate o [trigo] com a mão de gral entre grãos pilados, não se apartará dele a sua estultícia.)
Ervas  daninhas e pragas no campo.
                                            Mandrágoras, planta canuda de grande raiz, bifurcada semelhante a um corpo humano,usado em feitiçaria, afrodizíacos. Gen 14; 14 E foi Rúben nos dias da ceifa do trigo, e achou mandrágoras no campo. E trouxe-as a Lia sua mãe. Então disse Raquel a Lia: Ora dá-me das mandrágoras de teu filho. Luxúria
                                  Cardos.  Planta que foi citada na maldição do homem, sendo que não havia no jardim do Édem mas que faria parte da vida do homem através do pecado de adão.Pequena planta  de folhas crespas .(Gn 3; 18 Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.),( Jô 31; 40 Por trigo me produza cardos, e por cevada joio. Acabaram-se as palavras de Jó.)
                                      Joio principal praga do trigo, por ser uma planta bem parecida com trigo e se una a ela na raiz sendo melhor retirar somente na hora da ceifa.(MT 13;30b Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.)
                                     Pregas diversas  (2Cn 6 ;28 Quando houver fome na terra, quando houver peste, quando houver queima de seara, ou ferrugem, gafanhotos, ou lagarta, cercando-a algum dos seus inimigos nas terras das suas portas, ou quando houver qualquer praga, ou qualquer enfermidade,)A ferrugem  é uma espécie  de fungo parasita que se alastra na planta para  evitar a produção de   ou faz com que dê poucos frutos.
                                  Pulgões ,são pequenos insetos que se alimentam de plantas.(Reis 8; 37a Quando houver fome na terra, quando houver peste, quando houver queima de searas, ferrugem, gafanhotos ou pulgão...)
                                   A segale cornuta, de cor violeta é uma peste que cresce no trigo entre os grãos e é venonosa. Cada praga tem um significado simbólico na vida do crescimento do trigo, assim como cada pecado tem uma grave consequencia em nossa vida espiritual.
 
Processos  pelos quais o trigo passa, do plantio ao consumo.
                                          Sementeira ou plantio do trigo. Estação específica em se semeia o trigo para alcançar melhor aproveitamento da cultura. Tempo certo de plantar.( Gn 8;22 Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.)
                             Seara Sega ,ceifa ou Colheita.momento de retirar o trigo do campo, quando a espiga está adulta e madura, tempo ideal de recolher o que se plantou.Dia em que os campos estão brancos e a seara madura está.(Mc 4; 29 E, quando já o fruto se mostra, mete-se-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa.)
                                    Trilhar o trigo ou malhar o trigo.Processos que visam o mesmo resultado que é separar as espigas e os grãos do talo ou haste do pé de trigo, feito na eira.É também feito colocando o trigo na eira usando bois para o debulhar com suas patas.( Juízes 6; 11 b ... e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.) e (1 cron; 20 E, virando-se Ornã, viu o anjo, e esconderam-se seus quatro filhos que estavam com ele; e Ornã estava trilhando o trigo.)
                                     Moagem .Processo de transformar a semente, ou grão de trigo em farinha ,usando moinho pequeno ou maior movido por animais.( Ex 29; 2 b...; com flor de farinha de trigo os farás,)
                       Veremos a seguir estes elementos na vida cristão na igreja e na volta gloriosa do Senhor.
 
Fim da primeira parte! Que Deus te abençoe em cristo!   Dc Nelson Quadros.
 
    Pão