A Palavra de Deus Revelada ao homem.

A filha de Jairo e o fluxo .

A filha de Jairo e o fluxo .

                              .

                           

                            Texto base:E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada, Lucas 8:43”,  “Porque tinha uma filha única, quase de doze anos, que estava à morte. E indo ele, apertava-o a multidão. Lucas 8:42”  

 

                            Este é um dos textos mais famosos da Bíblia Sagrada, lidos e pregados em todas as igrejas evangélicas do mundo, pois trata de cura e ressurreição. Mas, entendo que Deus, através do Espírito Santo quer nos falar algo novo.

 

                            Vamos entender o que  o Espírito Santo quer nos falar!

                              Porque Doze Anos?

                             A filha de Jairo tinha 12 anos quando foi ressuscitada, e a mulher foi curada do fluxo com doze anos de enfermidade. Existem muitas referencias sobre o número doze, na Bíblia  ex: O peitoral do sacerdote tinha 12 pedras.O altar erigido após o Jordão tinha 12 pedras.Os discípulos eram 12.As portas da cidade santa são 12.A árvore da vida dá 12 frutos .

                           Para a mulher que sofria com a hemorragia, os doze anos , eram as doze tribos de Judá, base da nação de Israel.Mas para a filha de Jairo, os doze anos são os doze apóstolos, pais da igreja de Cristo.

                               No dia em que a filha de Jairo  nasceu, a mulher iniciou a sua hemorragia, no memento em que a mulher foi curada, a menina morreu.

                            Tudo isso aponta para a perfeição, plenitude, algo completo, o tempo de a mulher ter seu fluxo de sangue estancado, havia chegado, e o tempo de filha Jairo morrer e ressuscitar havia chegado, os seus anos haviam se completado!                            

                           Mulher significa Igreja!Em Apocalipse vemos o dragão (satanás) sendo lançado na terra e perseguindo a mulher (igreja), de onde nasceria Jesus cristo(filho do homem) “E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem. Apocalipse 12:13”

                      

                     No caminho para a ressurreição da filha de Jairo havia a mulher do fluxo de sangue!

 

                      A mulher do fluxo: Esta mulher significa uma igreja!

 Neste caso uma igreja que vertia sangue e mesmo assim continuava imunda. "Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados." (Hebreus 10: 4) Mesmo o povo de Israel oferecendo sacrifício contínuo, sangrando todos os dias ainda assim estava impuro aos olhos do Mestre, como aquela mulher estava impura aos olhos da lei, sendo a lei, uma expressão da vontade de Deus.

                      Uma igreja que também havia doze anos que vertia sangue, no contexto o tempo estava pleno o tempo de sangrar estava completo, ("E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;"  Mateus 27 : 51)

 

                    Havia chegado o fim de aquela mulher sofrer com a sangria, e também o fim da igreja que sangrava.  "Para que os filhos de Israel, trazendo os seus sacrifícios, que oferecem sobre a face do campo, os tragam ao SENHOR, à porta da tenda da congregação, ao sacerdote, e os ofereçam por sacrifícios pacíficos ao SENHOR."  (Levítico 17 : 5)

 

                    Ainda  esta mulher havia tentado resolver seus problemas com soluções humanas. (e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada) .

                    A Palavra viva e eficaz traz, não por acaso este detalhe que a mulher (igreja) havia gasto todo o seu dinheiro, tempo energia em recursos humanos para ser limpa e curada, mas não pode ser limpa, todo esforço humano é inútil para a salvação do homem, só quando a igreja toca em Jesus é que pode ser liberta, curada e  limpa.

                        Humanamente era impossível como foi dito ao jovem rico, que cumpria toda a lei inclusive derramando sangue para ser salvo e Jesus dele disse: ("E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível." Mateus 19: 26) Mas para Deus, nada é impossível, pois a salvação é projeto do Senhor.

 

                  A salvação pelo esforço humano é impossível, e a mulher havia esgotado os seus recursos e então tocou em Jesus.Ao tocar com fé, foi curada e ainda, salva pela fé . “ a tua fé te salvou; vai em paz.” ("Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus."  Efésios 2 : 8)

 

                  Tocou nas vestes, e saiu virtude.  Segundo a mesma lei se uma mulher imunda tocasse alguém nos dia em que estivesse sangrando aquilo que tocasse ficaria imundo também. A situação da mulher quando perguntada se tocou em Jesus era delicada, por isso temeu muito, estava tocando em um homem santo, e quebrando uma regra da lei diante de muitos. ("Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde." (Levítico 15: 19)

                    

                    Havia algo em que aquela mulher (igreja) não sabia que ao tocar em Jesus não importa o quão pecador você é, ou qual crime cometeu, ao tocá-lo com fé, em vez ele ficar contaminado com impureza, é o impuro que tomado de santidade, pois a luz é muito mais poderosa que as trevas.

 

                    Jesus não lhe lançou o antigo sistema de igreja em rosto, mas quebrou o sistema e não se expos á purificação, mas falou com ela e a libertou, e a curou e através da sua fé, e do toque na orla do vestido. ("Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo." II Coríntios 4: 6)                   

 

                   O toque diferenciado da mulher em relação ao resto da multidão fala de uma igreja em especial que toca em Jesus de um modo que sai virtude, eu vejo uma grande multidão tocando em Jesus clamando por ele, pondo o nome dele na placa e proferindo palavras para Jesus, e os seus discípulo chegam a dizer ( Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?) a multidão aperta e oprime ao Senhor e entre eles está uma igreja que o toca com virtude!

                         Em outro momento Jesus disse: ("Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (Mateus 7: 21) Eu vejo uma grande multidão dizendo: Senhor! E ele ás vezes se sente oprimido, pois os Espíritas dizem Senhor! Mas falam de reencarnação. Os Mórmons dizem Senhor! Mas falam de outra revelação. As testemunhas de Jeová dizem Senhor! Mas negam  os dons do Espírito.

                        Mas o mestre não quer ser oprimido, ele está  procurando uma igreja ,uma pessoa em uma igreja, que o esteja tocando com fé com temor, alguém que esteja precisando de um milagre que ao tocar saia  virtude. Alguém que toque no Senhor e não o oprima. Eu vejo Jesus conversando com Nicodemos um pouco antes no livro de João.                        

                       Nicodemos era como Jairo, um principal da sinagoga e de forma diferente Jesus diz a mesma coisa: “eu procuro quem me toque de forma diferenciada”, Nicodemos não estava entendendo que a igreja tinha que morrer e nascer de novo, a mulher tinha que cessar a antiga adoração e a menina tinha que ressuscitar. “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3”

Jesus disse: Nicodemos mude a foram de me tocar, não me oprima, mas, me busque em espírito e em verdade, pois eu estou te procurando Nicodemos. ( "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem."  (João 4 : 23)

 

                     Não podia ocultar-se.

                     Depois que a mulher tocou em Jesus e foi curada ela não pode mais ocultar-se,     “Mt 5;14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte”.Quanto alguém  toca em Jesus, e sua vida é mudada não mais  pode se ocultar, quando uma vida é cheia da presença de Deus , deve se tornar uma referencia para as outras.Não se esconda se você já tocou em Jesus, anuncia a sua palavra!

 

                       A filha de Jairo!  Esta menina pode ser vista de duas formas com significados distintos uma é de Filha de Jairo, e outra, Menina Ressurreta.

 

                           1)Filha de Jairo Sabemos que toda filha ou filho se parece com o pai, neste contexto,  vemos um Jairo chefe da sinagoga, praticante  dos ritos judaicos.A menina sendo filha de Jairo e, ele sendo principal da sinagoga, logo a menina seria obediente á lei judaica e totalmente submissa a antiga lei. Jairo significa o antigo sistema religioso, o antigo modo de se chegar á Deus. Jairo tinha uma ordem para criar a sua filha em toda a lei. ( "E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te."  Deuteronômio 6 : 7)                       

 

                          2) Menina Ressurreta: Neste contexto menina é uma igreja jovem, uma igreja que havia nascido a doze anos, tempo de maturidade Se considerar estes anos como um tempo de plenitude, a igreja menina ,estava no momento exato de morrer e ressuscitar em uma figura de Cristo, como Paulo disse nos assemelhamos com ele na sua morte e na sua ressurreição!(Rm 6, 5 Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;) Por isso a menina tinha que morrer para não ficar presa aos ritos judaicos e renascer em uma nova igreja, a morte da menina significa  a morte dos ritos para se chegar a Deus.

                         Ao tocar a menina morta Jesus estava contrariando outro ponto da lei de Moisés. “Aquele que tocar em algum morto, cadáver de algum homem, imundo será sete dias. Números 19:11” Jesus está acima dos ritos judaicos, e estava agora  operando pela lei do Espirito e não mais pela letra  da lei.Certamente, Jairo que era lider judeu sabia que ao tocar sua filha, o messias deveria ser considerado impuro.Mas Jesus é a vida, se ele tocar um cadáver certamente este viverá.Se Jesus tocar os teus projetos mortos ele ressurgirão!

 

                        A menina significa a continuidade do sistema judaico de adoração. Se a menina não morresse, sendo filha de Jairo, líder do judaísmo, certamente uma nova igreja não poderia ter surgido. Jairo ao ver o messias tocar em sua filha morta, e vendo-a voltando à vida, certamente entendeu que o judaísmo estava morrendo com sua filha e uma nova igreja baseada na ressurreição estava levantando com aquela menina.

  

                        A menina está morta! Esta frase tem sido divulgada muito e infelizmente até nos púlpitos. Já vi até em cultos com visitantes, ser dito tal coisa e na verdade ás vezes a menina passa por difíceis situações, mas quando isto acontecer, e alguém decretar a morte da sua igreja ,saiba que Jesus, está pronto para ressuscitar a sua igreja. Deixa de fora, aquele que não tem compromisso com a obra. Não podemos agir como os parentes de Jairo, que diziam não incomodem o mestre.

                       Mas eu digo: é hora de pegar os pais da igreja, ou seja, a liderança e os homens de fé e confiança que não ficam falando mal da igreja é hora de pegar a Pedro, Tiago e João, três grandes homens e lideres da igreja e ir atrás de Jesus, e ir atrás do milagre.Ir atrás do milagre na vida da sua igreja não é hora de chorar e dizer a menina está morta é hora de buscar a Jesus com todas as forças até que e ele diga Igreja levanta.

                       Então todos vão se admirar e se alegrar. É hora de dizer : igreja anda pois já tem doze anos já é tempo da plenitude na vida da igreja, e alimente a menina para que não morra , Jesus mandou que lhe desse de comer é tempo de alimentar a menina vamos alimentar a igreja para que cresça e aprenda, alimentar para que viva mais e mais.O alimento é a palavra de Deus, uma igreja alimentada na palavra nunca mais morrerá!

                    Vamos lembrar Jesus no deserto. “Mt 4;4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”

 

                    Talita!! È indispensável afirmar que o idioma do novo testamento é grego, o evangelista Marcos, que se converte após a ascensão de Jesus. O jovem João Marcos acompanhava a Paulo e a Barnabé, mas, de Perge, resolveu voltar a Jerusalém, fato que deve ter causado grande desapontamento a Paulo (At 15.38).E depois por volta do ano 60 D.C. Escreveu o evangelho de São Marco, em grego, língua muito usada na época e compreendida em todas as cidades onde se tinha cristão e igrejas.

                   Então cabe perguntar por que este evangelista Narra o seguinte versículo, "E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te." (Marcos 5:41) em Aramaico ?

                  O Evangelista está ressaltando a língua que Jesus falou, pois era judeu e falava a uma menina judia educada por um judeu fiel, seguidor de toda cultura judaica. E ainda em só outro momento o autor usa uma expressão da língua local,desta vez o hebraico,veja: Mc 15,54 E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? Que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

 

                      Logo somos levados a meditar na grandeza da Palavra de Deus e que nenhuma palavra é dita por acaso, eu creio que no momento da morte e ressurreição da menina que era hebréia, Marcos estava remetendo os leitores para a cena do calvário, onde ele usa as palavras de Jesus em idioma  que só seus  conterrâneos o entendiam.

                     A igreja que nascera da ressurreição é judia a igreja da cruz vem dos judeus mas para toda a humanidade, assim vemos uma ligação entre a morte de Jesus  e a morte da filha de Jairo uma clara evidencia da alegoria que Jesus estava fazendo, e Marcos fez questão de assim retratar

                    A igreja ,ainda jovem, vinda da ressurreição originada dos judeus ,um povo escolhido por Deus e assim cumprindo a promessa a Abraão que seus filhos seriam como as estrelas, “ Gn 22,17 Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos”.

 

                Assim, concluímos  que Deus  estava deixando esta mensagem clara para que creiamos no imenso plano dele para a salvação de seu povo!Jesus estava dizendo que os ritos judaicos eram por tempo determinado, e no memento do fim dos sacrifícios, de animais  se levantou um nova igreja que está até hoje crescendo , uma igreja com base na ressurreição,e na  fé.

 

        Deus te abençoe com sua imensa graça, em Cristo Jesus!!       Dc Nelson Quadros. 05/2010