A Palavra de Deus Revelada ao homem.

Traduções.

Traduções.

                              

                       Estou dedicando um espaço para comentar a importância de se ter uma boa tradução bíblica para estudo e leitura, quando busquei uma tradução definitiva descobri que a na verdade , devemos ter a título de consulta e estudo pelo menos 5 boas versões da Bíblia Sagrada. 

                      Vou explicar , antes de expor as versões mais usadas, a importância de se ter boas bíblias de estudo.

                       Quero comparar um trecho  das Sagradas Escrituras que está no livro de Apocalipse 6:8, de apenas três bíblia das que tenho na minha estante.

Leia com bastante atenção.

 

                      “E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra. Apocalipse 6:8”  Bíblia Thompson, versão Almeida Contemporânea.

                       “E olhei, e diante de mim estava  um cavalo descorado aparentando estar doente,.O nome do seu cavaleiro era Morte e o sh’ol o seguia.Foi-lhes dada autoridade para matar um quarto do mundo pela espada, e com fome, e por pragas, e também mediante  os animais selvagens da terra. Apocalipse 6:8” Bíblia Judaica Completa.

                       “Vi aparecer um cavalo esverdeado.Seu montador chamava-se “a Morte” e o Hades o acompanhava.Foi lhe dado poder sobre a quarta parte da terra,para que exterminasse pela espada,pela fome, pela peste e pelas feras da terra.Ap 6:8” Bíblia de Jerusalém.

                         Notamos nestas três traduções algo diferente pois a Bíblia Thompson diz que o inferno seguia a morte em português claro e o cavalo é amarelo, pois para este autor um quarto da terra com corpos por todos os lados estavam amarelos devido ás doenças e morte.

                        Já a Bíblia Judaica  fala que o Sh’ol (seol) seguia a morte e o cavalo era descorado aparentado estar doente.Seol é a forma judaica para inferno,  e para este tradutor a os mortos estavam sem cor como se estivessem doentes, mortos por doença.

                      A bíblia de Jerusalém diz que Hades  seguia a morte, e seu cavalo é esverdeado, o Hades é a forma grega para inferno e Seol, e os mortos tinham uma aparência esverdeada, a pele sem a oxigenação que a deixa naturalmente rosada.

                     Duas coisas ficam claras para nós, a primeira é que a visão de João foi de uma grande quantidades de mortos pela fome peste e espada e animais da terra, os três tradutores buscaram para o português a cor mais próximo da morte,  visto que a morte não tem cor, o autor age como se visse os corpos o descreveu da forma que achou mais fácil de  mentalizar. Noto que o próprio apóstolo João não deu uma cor específica para o cavalo deixando assim uma margem de interpretação, isto não invalida a realidade dos fatos, pois Jesus vai voltar.

                 Segunda: Quanto ao inferno, peço para  você abrir a bíblia  online e no campo de busca digitar Seol ou Hades, você vai ter várias referências de cova, sepultura, inferno , lugar de tormentos, sepulcro.Feito isto você vai ver que para inferno temos várias maneiras de expressar. A Thompson visa o português, a Judaica visa o falar dos judeus e a de Jerusalém busca o grego comum em que foi escrito o Novo Testamento.

Espero que tenha conseguido passar a importância de se ter mais de uma versão da Bíblia Sagrada.Agora vou expor algumas  Bíblia que tenho  usado nos estudos da Palavra.

 

                     Torá- A Lei de Moisés

                     Em todas as épocas, a Torá - fonte essencial da religião judaica - tem sido a base da unidade espiritual de Israel, e esta unidade é que tem lhe dado a força necessária para a sua sobrevivência. Assim, o estudo da Torá foi sempre um dever primordial para os judeus, e sendo a base do Antigo Testamento de  todas as traduções cristãs recomendo aos estudiosos da Palavra de Deus que tenha um exemplar da Lei de Moisés.

 

                                    Nelson Quadros

 

                 Bíblia Thompson

                                 A Bíblia Thompson é considerado um dos maiores clássico entre os leitores da Bíblia no Brasil. São aproximadamente 100 mil referências por assunto, sendo: mais de 7 000 nomes, temas e lugares.

Quase que uma enciclopédia bíblica, a Bíblia Thompson conta ainda com: Concordância bíblica, muitos mapas, um rico suplemento arqueológico, biografia de personagens, estudos bíblicos com muitas ilustrações, devocionais e uma detalhada análise de cada livro da Bíblia, com contexto histórico, cronologia, tema principal e outros pontos de interesse especial.

Somente conhecendo a Bíblia Thompson você poderá descobrir por que ela é uma unanimidade entre os apaixonados pela Palavra de Deus.

                        A Melhor e Mais Completa Bíblia de Referência!

. Referências em cadeia;
. Análise dos livros;
. Esboços de estudos da Bíblia;
. Estudo das personagens;
. Suplemento arqueológico;
. Concordância;
. Devocionais;
. Mapas e localizadores de topônimos

 

 

                        Nelson Quadros



      Bíblia de Jerusalém .

                         A Bíblia de Jerusalém é a edição brasileira (1981, com revisão e atualização na edição de 2002) da edição francesa Bible de Jérusalem, que é assim chamada por ser fruto de estudos feitos pela Escola Bíblica de Jerusalém, em francêsÉcole Biblique de Jérusalem. De acordo com os informativos da Paulus Editora, a edição "revista e ampliada inclui as mais recentes atribuições das ciências bíblicas. A tradução segue rigorosamente os originais, com a vantagem das introduções e notas científicas."

                       Essas notas diferenciais em relação às outras traduções prestam-se a ajudar o leitor nas referências geográficas, históricas, literárias etc. Suas introduções, notas, referências marginais, mapas e cronologia — traduções de material elaborado pela Escola Bíblica de Jerusalém — fazem dela uma ferramenta útil como livro de consulta, para quem precisa usar passagens bíblicas como referência literária ou de citações.

 

               Nelson Quadros

 

 

Bíblia Judaica completa

                          Por que esta Bíblia é diferente das outras? Por ser a única versão portuguesa de estilo e apresentação completamente judaicos. Inclui a nova versão do Tanakh, feita pelo dr. Stern ("Antigo Testamento"), bem como seu aclamado Novo Testamento Judaico, a B'rit Hadashah. 

 

                         A Bíblia Judaica Completa: o Tanakh [AT] e a B'rit Hadashah [NT] conecta os cristãos às suas raízes judaicas e com o povo judeu, além de pôr em contato os judeus e a judaicidade do Messias Yeshua e da fé messiânica.

A Bíblia Judaica Completa: o Tanakh [AT] e a B'rit Hadashah [NT]

• Segue a ordem hebraica dos livros do Tanakh, a ordem com a qual Yeshua estava acostumado.

• Não faz nenhuma separação entre "Antigo" e "Novo" Testamento.

• Corrige traduções equivocadas do Novo Testamento, resultantes da ambientação teológica antijudaica.

• Apresenta os nomes hebraicos originais de pessoas, lugares e conceitos por meio de transliterações fáceis de ler.

• Concentra-se nas profecias messiânicas.

• Apresenta o plano de leitura semanal, de leituras feitas na sinagoga (e também dos dias de festa) com a adição de leituras relevantes da B'rit Hadashah (Novo Testamento).

• Traz uma introdução completa a este texto bíblico e sua importância em nossa era; glossário com explicações de pronúncia; glossário invertido e mapas especiais para auxiliar o entendimento da Bíblia.

                       A Bíblia Judaica Completa: o Tanakh [AT] e a B'rit Hadashah [NT] mostra que a Palavra de D-us — de Gênesis a Apocalipse (Revelação) — é um livro judeu unificado, disponível a todos: judeus e não judeus.

 

                       Nelson Quadros

 

     

                      Bíblia da mulher

                      TEm um exlelente sistema de referencias na final dos versículos, eu uso e recomendo para estudar a poderosa Palavra de Deus . Uma Bíblia de estudo com tópicos especialmente voltados para mulheres, preparada por mulheres. A Bíblia da Mulher combina o ponto de vista acadêmico com a percepção feminina, concentrando os materiais de estudo em áreas de interesse especial das mulheres

Recursos:

Página dedicatória

Artigos especiais que tratam de assuntos de interesse das mulheres

Notas explicativas sobre termos e passagens bíblicas complexas

Quadros ilustrados sobre a flora bíblica

Notas com aplicação especialmente para a mulher

Introdução e esboço completo a cada livro Bíblico

 

                                         Nelson Quadros

 

              Bíblia de Estudo Despertar

                  Esta obra é dirigida àqueles que buscam o ponto de vista de Deus sobre o processo de recuperação de sua vida ou de um estado de dependência. Tomando como base o programa dos Doze Passos, adotado pelos Alcoólicos Anônimos, a obra oferece recursos que conduzem o leitor a ensinamentos das Escrituras Sagradas que contribuem para a recuperação de sua vida. 

Recursos


• Introdução a cada livro contendo o conteúdo e os temas sob o ponto de vista da recuperação 
• Notas e referências bíblicas 
• Vocabulário 
• Página dedicatória 
• Três planos de leitura diferenciados: 
• 84 meditações sobre os 12 passos 
• 56 meditações sobre princípios de recuperação 
• 30 meditações sobre a Oração da Serenidade 
• Perfis de recuperação, com 60 biografias de personagens bíblicos 
• Notas de estudo sobre a recuperação no rodapé 
• Reflexões sobre a recuperação localizadas ao final de vários livros bíblicos 
• Índices gerais e dos recursos 
• Guia de leitura bíblica em um ano 
• Quadro histórico da Bíblia 
• Tabela de pesos, moedas e medidas 
• Mapas 

Público Alvo


• Comunidades terapêuticas 
• Pastores 
• Dependentes químicos

                                Nelson Quadros

 

Tenho ainda outras versões que logo estarei publicando !! Abraçoas todos!

                                                                                                                                                 Dc Nelson Quadros.