A Palavra de Deus Revelada ao homem.

O que Jesus escreveu na areia?

O que Jesus escreveu na areia?

                                     Jesus perdoa

                                                           O DEDO DE DEUS

                Texto base.Jo  8;2 a 11.

               “E, pela manhã cedo, voltou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.

               E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério.E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando,e, na lei, nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas.

Tu, pois, que dizes?

              Isso diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.

             E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.Quando ouviram isso, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficaram só Jesus e a mulher, que estava no meio.

             E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?

E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais.”

 

                 Temos aqui o relato de uma cena muito conhecida da Palavra Eterna,mas para entender o que Deus nos quer passar neste trecho, vamos nos ater aos detalhes.

Sempre que lemos esta passagem duas coisas nos perguntamos:Porque Jesus escrevia na areia ? O que escrevia?Para entender vamos primeiro buscar um pouco do contexto.

 

                  Jesus era um mestre,(rabi)“e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.”  Um mestre judeu, conhecia toda a lei de Moisés.Mas Jesus ensinava  até escribas, que eram homens que transcreviam a palavra de Deus, ano após ano a ponto de conhecer todo o texto,pois não havia como copiar senão manualmente.Então estes homens tinham um grande conhecimento,para ser mestre destes escribas era necessário maior conhecimento.Jesus é o mestre supremo.

 

                  Como  a lei chegou ao homem? “esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando,e, na lei, nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas.” Na narrativa aparecem duas coisas; Moisés e a lei. Moisés, foi um judeu escolhido e capacitado pelo próprio Deus para escrever toda lei que os judeus conheciam.A lei estava  em quatro de seus livros, na antiga bíblia, a torá. A mulher adúltera deveria ser julgada pela lei de Deus ,escrita por Moisés que estava em vigor,que dizia: “Lv, 20:10 - Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera.”Segundo a lei em vigor a mulher deveria morrer.

 

                  Uma lei só pode ser revogada por outra posterior , e só quem pode mudar uma lei é aquele (o mesmo) que tem poder para criá-la.No Brasil só o legislativo cria e muda leis, é o órgão maior,do Estado. Deus criou a lei e só ele pode mudar, só quem  cria tem autoridade para revogar. “Jo, 13:34 - Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.”

                   Para entendermos porque Jesus escreveu na areia, vamos ver como a lei chegou a Moisés! “Dt, 9:10 - E o SENHOR me deu as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; ....”Quando a lei foi dada,foi escrita com o próprio dedo de Deus, em tábuas de pedra.

                                 Jesus

                         Deus está dando uma lei fria, (2 Cor, 3:6 - ..., não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica.), para ser aplicada  literalmente, e os judeus queriam aplicá-la pois vinha do próprio Deus.Era a lei maior só Deus poderia revogá-la.

 

                        Jesus afirma no mesmo livro de João, que é o próprio Deus que falou a Moisés  Jo, 8:58 - Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou.”Duas coisas importantíssimas aqui:Jesus diz que estava com Israel antes de Abraão  e logo entes de Moisés, e disse “Eu Sou” o nome que se revelou  à Moisés no Sinai quando o chamou para ser porta- voz da antiga lei, Jesus está dizendo eu sou Deus que escrevi a lei e posso reescrevê-lá. “Jo, 13:34 - Um novo mandamento vos dou:...

 

                        Então quando a mulher foi trazida ,os judeus queriam apanhar a Jesus, na lei que Deus havia os dado.Mas saiba que Jesus naquele momento, quando foi confrontado pela lei, lembrou do dia em que com o dedo escreveu a lei em tábuas de pedra, e quando deu-as  para Moisés,pois Jesus estava lá.

                        Jesus  também lembrou que mudaria a escrita e forma de aplicar a lei “Ez, 11:19 - E lhe darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei um coração de carne;”Ele falou para o profeta Ezequiel .Jesus veio para tirar o coração de pedra ,e reescrever a lei em coração de carne. “2 Cor, 3:3..., ministrada por nós e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.”

 

                        Jesus estava reescrevendo a lei com o dedo,uma nova lei do perdão, da consciência, da auto-análise, do amar o próximo como a si mesmo, assim levou os juizes a pensar que poderia ser eles na condição de pecador, e não poderiam aplicar uma pena que não gostariam de receber em si mesmos.

                       A lei contida no Antigo Testamento que vigorava dizia: ame a Deus sobre tudo, e o próximo como a ti mesmo: “Mt 22, 37 a 39  E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

                        Toda a lei se resume nisso. “Mt 22,40. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”

 

                       Tudo estava reescrito toda a lei e os profetas pelo dedo de Deus. Jesus disse: “Lc, 11:20 - Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, a vós é chegado o Reino de Deus”Eu sou o dedo de Deus e lhes estou dando uma nova lei na frente de todos,para que ninguém fique inescusável.

                       Jesus estava , reescrevendo a história daquela mulher, traçando um novo caminho, e sei que ele quer mudar , a minha e a tua vida ainda hoje.Basta reconhecermos que somos pecadores dignos de morte, e Cristo, o cordeiro dará sua vida em resgate da nossa.

 

                     Amado amigo e irmão em cristo!Deixe Jesus reescrever a história da tua vida, não na frieza da pedra ,mas no calor do teu coração. Jesus quer mudar tua vida como fez com aquela mulher,Jesus te ama e te chama para uma nova vida!Ele não te condena, mas te envia para uma nova vida. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais.”

 

 

 

                        Que Deus te abençoe, pela infinita misericórdia que há em Cristo Jesus!

                                                                                                            Pb Nelson Quadros. .