Um homem de Deus em depressão!

 

vencer a depressão

 

                  E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço.

                 E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro; e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho. Levantou-se, pois, e comeu, e bebeu, e, com a força daquela comida, caminhou  quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.1 Reis 19;1 a 8. 

                     Na expectativa de  entender a ansiedade , a depressão como ocorrem,  qual a sua causa e cura, me empenho agora a  meditar  neste texto das Sagradas Escrituras.

 

                    Destaquei o texto acima para agora fazer uma análise mais detalhada.

                    Acabe é rei de Israel,não estava sendo fiel à Deus e está falando a sua esposa Jezabel que era idólatra,e uma figura de satanás, sobre o grande feito de Elias. Elias era  profeta do Senhor grande servo e que havia, segundo a vontade de Deus ,realizado um feito notório em todo Israel. Elias havia orado e Deus respondeu com fogo do céu e ainda matou  mais de 400 profetas de um deus pagão que era cultuado por Acabe, rei de Israel, e sua perversa esposa Jesabel.

 

                    É de se imaginar a euforia que pairava no ar e o grande prestígio do profeta naquele momento, certamente ele sabia que Deus era com ele,e o ajudara a realizar aquele grande feito. Porém, “Jezabel mandou um mensageiro a Elias,”.

                     Aqui começamos a ver como acontecem as coisas, pois uma mensagem que Jesabel mandou ameaçando Elias de morte, fez com que o profeta se abatesse, pois ele sabia da fama de quem o ameaçava.Eu me pego pensando, como um homem depois de um grande feito se deixa derrubar pela palavra desta mulher.

                     Nós  também somos surpreendidos pelas setas do inimigo da nossa alma.( Ef, 6:16)

No entanto aconteceu que Elias se atemorizou, vejamos: “O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço”Elias pensou que certamente morreria, parece que esqueceu o que Deus havia feito por meio dele.Saiu de onde estava e deixou ali seu  moço, seu ajudante.Uma palavra derrubou o ânimo do profeta.

                       Assim ocorre em nossa vida, pois em certo momento , quando parece que não há motivo aparente para estarmos com medo ou oprimido , algo nos atinge e tira nossa confiança.Ao deixar o seu moço, Elias estava deixando o seu companheiro, seu ajudante,seu amigo ou seja, alguém próximo a ele.

                        Será que não foi assim com você quando estava entrando em depressão, não sentiu vontade de fugir, de deixar pessoas próximas a você?E mesmo que não estivesse deixando fisicamente ,mas você acaba fazendo com as pessoas mais próximas a você  fiquem sem poder te ajudar.Elas podem te ajudar mas de forma inconsciente você as rejeita, e os seus amigos ficam sem  ter como te livrar da angústia.Seus amigos não podem te ajudar,pois você os deixa “ para trás”. Levanta uma barreira invisível entre voc~e eo mundo á sua volta.

 

                      “E ele se foi ao deserto, caminho de um dia”Como Elias diante de um ataque maligno foi para o deserto, as pessoas deprimidas  acabam se isolando.Ao ir para o deserto o profeta se sentia sozinho e queria estar sozinho, pois pensava que ninguém o podia livrar daquela situação terrível, então isolou-se.Este é um outro sintoma da depressão, o isolamento ,e mesmo em meio a pessoas ,o depressivo se sente sozinho, num deserto, sem recursos.Deus está dizendo através deste texto que ele conhece bem a angustia de todo ser humano quando passa por dificuldade emocionais. Jesus disse: "E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai. 
Marcos 14:34"

                            “E pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais ”.Este é o estágio mais profundo, quando depois de isolados sentimos vontade de morrer, mesmo que não tentemos o suicídio,  nos matamos, pois as coisas que tinham tanto sentido se tornam sem graça, e aquilo que nos deixava vivos vai aos poucos perdendo o  sentido.O profeta depois de ser atingido por uma sentença negativa, afastou seus amigos de si,  se isolou.Agora estava próximo á morte.Não se valorizava, chegou a dizer que não era melhor de que seus parentes , sua autoestima estava baixa,não se sentia valorizado.       “E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro”. Não tinha mais forças se deixou à deriva.

 

                         É aqui que Deus entra em ação, no limite do homem é que o milagre acontece.Deus conhece o homem em seu íntimo e quando o profeta pediu a morte, ele pensava que tudo estava perdido, Deus tem uma outra visão sobre isso, para ele o fim do limite humano é o inicio do seu operar.  O socorro divino veio, pois Deus enviou através de um anjo para Elias o conforto e o alimento de que precisava, Deus estava suprindo a carência de Elias não com a morte, mas com vida!“e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas e uma botija de água; e comeu, e bebeu,”

                             Assim   será para você, pois foi através de um anjo  que  Maria representando a humanidade recebeu a Jesus( Lc 1) que é o pão de que precisamos "Jo, 6:35 - E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede."

                           E recebemos água para saciar a sede da alma  "Jo, 4:10 - Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva", hoje Deus está te enviando Jesus Cristo para suprir todas as tuas necessidades.

 

                            Eu sei que você já escutou que Jesus tem poder pra te libertar.Se você continua deitado ,como o profeta eu estou te dizendo outra vez: Levanta recebe de Jesus a tua vitória, pois ainda tens um caminho pela frente.Cristo é o caminho,a tua vida não acabou.Com a força daquele alimento  Elias caminhou 40 dias, isto quer dizer que você, ao receber este alimento espiritual que é Cristo vai ter vitória sobre o medo , a depressão e tudo que o diabo disse que vai te acontecer .Eu declaro por terra agora! Jesus é o pão da vida e a água viva, o único que pode te libertar!:“E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho”.

 

                Notamos que na primeira vez que, Deus envia recurso do céu ele envia um anjo ou seja, um ser angelical comum e na segunda vez que envia recurso para Elias envia o anjo de Senhor , isto nos remete para Cristo, pois Jesus aparece muitas vezes no antigo Testamento como o anjo do Senhor. “E o anjo do SENHOR protestou a Josué, dizendo:  Zacarias 3:6” e “E disse o anjo do SENHOR a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher guardará ela. Juízes 13:13” entre outros.

                           A  Bíblia diz que: “Tg, 5:17 - Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra”.Elias era homem como você e eu, sujeito as mesmas coisas ou seja, tristeza, alegria etc.., mas orava e Deus lhe respondia .Ore agora a Jesus e ele te livrará da tua angústia.

                      Ao dizer que Elias era homem também está dizendo em forma figurada que Elias representa a igreja e a humanidade,pois em dado momento a igreja estava no deserto como o profeta e sentiu  fome e sede e a opressão no deserto.

                    No Antigo Testamento vemos a nação de Israel estava passando por dificuldades e Deus para provar seu eterno amor e infinito poder enviou pão e água. “Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não. Êxodo 16:4” e “Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel. Êxodo 17:6

                  Mas a igreja após ter recebido pão e água voltou a se prostrar.Então Deus enviou o Anjo do Senhor, pois foi um anjo que visitou Maria e através dela proveu mais uma vez  pão e água só que desta vez foi uma provisão especial pois assim como a Elias esta provisão Deus á igreja força para caminhar pelo deserto da vida até a volta de Jesus.   

                Através deste anjo que apareceu a Maria foi provido a segunda dose de pão e água para a humanidade  a saber Jesus Cristo. Jesus disse: “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. João :35”      e “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. João 4:10”       

                 Receba hoje o pão e a água da vida para curar a tua sede da alma e fome da presença de Deus .

                 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 

 

                                               Dc Nelson Quadros     01/2011

 

Leia Também: https://nelsonquadros.no.comunidades.net/index.php?pagina=1618704652