O cego Bartimeu e o caminho.

               cego bartimeu

      E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. 
       E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.Marcos 10:46-52

      " Bartimeu, o cego, era  filho de Timeu , pois a "palavra "bar" antes de um nome,  significa "filho de" , ou descendente de alguém, como no  Novo Testamento aparece uma figura se  chamando filho de Jesus. "E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus,Atos 13:6" , mas Paulo na verdade o chama de filho de Satanás, referindo-se a sua filiação. "Disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o enganoAtos 13:10" . 

     Outros personagens na bíblia são conhecidos por filhos de alguém, ex: Simão filho de Jonas. "Simão Barjonas, ",  o criminoso Barrabás era um anônimo, conhecido pelo nome de seu pai ." E Barrabás era um salteador. João 18:40". Bartolomeu entre outros. 

     Este cego era um anônimo, conhecido por filho de Timeu, ou seja , não era alguém conhecido por seus feitos ou por sua vida. O evangelista ao identificar este homem, o caracteriza de, o cego que ficava a beira do caminho o filho de Timeu, sem identidade, desprezado  pela sociedade, sem reconhecimento como pessoa. 

     Ter um nome era algo que revelava a posição social de alguém. Timeu era conhecido em Jericó, pois era usado como referência, o  cego que ficava estrategicamente  á estrada de acesso á Jericó pois ali era mais provável de ganhar esmolas de quem chegava ou saía da cidade. A beira do caminho, á margem da sociedade, apenas acompanhando a vida passar, estagnado , tão próximo do caminho, mas incapaz de evoluir. 

     Um fato é notório, que o cego Bartimeu ( a partir de agora chamarei de Bartimeu, mas leia Bar- Timeu , ou filho de Timeu) em algum tempo aprendeu as Escrituras Sagradas. Ele era conhecedor do Antigo Testamento, da promessa feita  a todos os israelitas de que Deus enviaria o filho de Davi para libertar Israel,  mas principalmente de seus pecados e enfermidades, de suas fraquezas e do poder da morte. " O Senhor jurou com verdade a Davi, e não se apartará dela: Do fruto do teu ventre porei sobre o teu  trono.  Salmos 132:11"  .  

      Foi prometido a Davi que nunca faltaria herdeiro para seu trono. "Porque assim diz o Senhor: Nunca faltará a Davi homem que se assente sobre o trono da casa de Israel; Jeremias 33:17" Bartimeu sabia ,em algum tempo teve visão e leu nos rolos da lei, aprendeu com os mestres rabinos , talvez com seu pai , sobre a promessa de que um descendente de  Davi assumiria o comando do povo eleito por Deus. 

 

     Palavras ditas para Maria , pelo Anjo enviado pelo Senhor , para identificar o filho que ela estaria gerando. O filho de Davi ."Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.  Lucas 1:32"  

      Jesus era filho de Davi  Jesus era o Messias prometido, o que significa que Ele era da descendência de Davi. Mateus capítulo  1 dá uma prova genealógica de que Jesus, na Sua humanidade, foi um descendente direto de Davi por intermédio de José, o pai legal de Jesus. A genealogia em Lucas, capítulo 3, dá a linhagem de Jesus através de Sua mãe, Maria. Jesus é um descendente de Davi, por adoção através de José e pelo sangue por meio de Maria. 

           Bartimeu também sabia que sua condição não era bem vista, pois se ele fosse da tribo de Levi jamais poderia ser sacerdote devido sua cegueira. "Pois nenhum homem em quem houver alguma deformidade se chegará; como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos,Levítico 21:18" Sua condição o impediria de chegar ao altar e ao lugar Santo. Por isto, talvez não foi levado ao mestre rabino mas sim o tentaram afastar do local de adoração , e de Jesus no caminho. 

     O cego assim como a mulher que tinha  hemorragia estavam em uma condição marginalizada. Mas o que seria impedido de chegar ao altar que representava  a presença de Deus , estava prestes a se apresentar diante do filho de Deus , o messias enviado, e ele apesar de cego fisicamente, tinha uma aguçada visão espiritual. Por anos o impediram de chegar ao lugar de adoração, mas agora ele decidira que ninguém o impediria de chegar próximo daquele de que ele mesmo tinha lido em Isaías. "Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.Isaías 35:5,6

       O cego clamou ao saber que , aquele que ele esperara a vida toda, estava passando pelo caminho de Jericó. Uma oportunidade única, de cura , perdão e libertação estava diante dele. Muitos hoje vão á igreja, não notam a grande oportunidade que tem de clamar e receber aquilo que precisam , a salvação de suas almas.  "E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.

 

          "E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim." Muitos hoje estão nesta situação, com sonhos desejos, projetos a serem realizados, muitos creem no Senhor , mas tem ouvido vozes, de pessoas , ou de demônios, ou da sua mente mesmo. Vozes negativas, que querem te calar, que te dizem não adianta, o tempo já passou, é impossível. Vozes que querem te fazer parar , para você não chamar a Jesus, para que o teu milagre não aconteça.

     Vozes de médicos dizendo não tem cura, vozes na tv dizendo a crise não vai deixar você crescer, vozes de pessoas perto de ti que não acreditam na tua vitória. Vozes de complexo na sua mente que te dizem "eu não mereço ser feliz" . Hoje te digo : Grite mais alto do que essas vozes peça socorro ao filho de Davi ,  grite mais alto do as vozes do mundo , clame mais , não desista . Jesus está passando diante de ti agora ! 

     Bartimeu quando foi repreendido mais ainda ele clamava, mais ainda sua fé cresceu,  pois ele sabia que quem estava passando ali , não apenas um carpinteiro de Nazaré mas sim , era o Filho de Davi. 

     Não te cale nas lutas , não te cale nas provas , nos impossíveis, clame pois quem passa agora na tua vida é o Messias, e se ele ouvir o teu clamor, ele vai parar. 

     "tem compaixão de mim" Este sentimento chamado compaixão é algo que Jesus sempre teve, é quando nos colocamos  na situação do outro, quando pensamos , " eu gostaria de ser cego, mendigo" , o que gostaria que fizessem para mim sendo eu cego?  Jesus ao contemplar a tua luta ele se move de íntima compaixão. "E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.Mateus 14:14

     Jesus nos manda ter compaixão, nos colocar no lugar do outro. "E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:39

     Uma voz disse o mestre te chama. "Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." Jesus ouviu a voz do cego e mandou alguém chamar o cego. O Espírito Santo é que nos leva a Jesus, é quem intercede por nós, é que nos ajuda nas nossas fraquezas. Assim como para Ezequiel , a ordem para o cego é a mesma. "E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.Ezequiel 2:1

     "Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama."  Jesus chamou a Bartimeu. O chamado do mestre é algo especial na vida de um homem, se você está lendo esta mensagem saiba que você é um chamado do Senhor. Sendo crente ou não esta mensagem se torna a voz do mestre ecoando em teu coração , Jesus te conhece, e sabe das tuas necessidades ele te conhece desde o ventre de sua mãe e te chama para uma vida abundante com Ele.   "Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses. Isaías 45:4" Quem poderá resistir ao chamado do mestre? 

 

     O cego enxergou muito bem quem estava passando, por Jericó . Muitos com visão física perfeita  não  enxergam , muitos  normais que são cegos. "Dizendo:Vai a este povo, e dize:De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; E, vendo vereis, e de maneira nenhuma percebereis.Porquanto o coração deste povo está endurecido,e com os ouvidos ouviram pesadamente, e fecharam os olhos, para que nunca com os olhos vejam, Nem com os ouvidos ouçam, Nem do coração entendam, E se convertam, E eu os cure.Atos 28:26,27"    

     A verdadeira identidade de Jesus até hoje é incompreendida por muitos que se dizem intelectuais e conhecedores da verdade, dizem-se sábios mas tornam-se loucos. "E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos. João9:39". 

     "E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus." Lançar de si a capa, jogar fora os complexos, as limitação impostas pela falta de visão espiritual.Temos que deixar o complexo de cegueira que impede nossa vitória. Jogar a capa fora foi algo que o cego fez uma iniciativa própria que demostra a fé deste homem.

     Ao saber que o mestre o chamava ele sabia que agora a capa nunca mais seria usada por ele. Ele tinha uma fé que mesmo cego ele disse : Capa de mendigo nunca mais!!! E lançou fora, pois tinha uma firme certeza que seria liberto daquela vida. Esta demonstração de fé deu a cura para o cego.  

     Não devemos nos apegar a capas, que nos impedem de ser livres. Casais não casam pois um dos dois vai perder pensão, ficam mendigando sob uma capa. Muitos gostam de ser o coitadinho, sempre ajudado pela igreja, sempre o irmão socorrido pelos outros. Abra os olhos hoje e joga fora esta capa , tenha a plenitude do Senhor. 

     "Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista." Por mais óbvio que possa parecer, Jesus pergunta o que você precisa, pois a oração é a chave da vitória. A oração não é só petição mas uma conversa. Jesus nos ensina a orar diariamente. O mestre te pergunta hoje : O que você precisa que ele mude na tua vida? O cego responde de forma clara e simples, mas o que recebe é muito maior. 

     "Vai, a tua fé te salvou. " Por nenhum momento o cego falou em salvação, mas Jesus conhecia a vida daquele homem. Ele precisava de salvação, e não só de cura. A cegueira serviu para um propósito maior. Quem sabe se se ele não fosse cego nunca teria chegado ao mestre para ser salvo. O mais importante mão é ver perfeitamente, mas alcançar a vida eterna. "melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno. Mateus18:9

     Esta luta grande que se levantou na tua vida é para que você possa clamar ao Senhor, e receber não só a vitória terrena mas sim a comunhão com o Senhor. Tudo que tu passou contribui para a salvação da tua alma. 

     "E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho." Seguir a Jesus, era algo que até ali não estava nos planos do cego. Mas ele foi chamado pelo mestre, curado, e salvo de seus pecados, logo se torna um seguidor de Jesus , pelo caminho. 

     O cego sempre ouviu falar do caminho. "E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.Isaías 35:8" Agora não parado a beira do caminho, mas sim andando no caminho. 

     "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

 

 

     A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.                        Pb. Nelson Quadros.