A voz de Deus.

Trovão

                       

                 Todo  homem tem dentro de si um vazio tão grande mas tão grande que só pode ser preenchido por Deus. Quando eu digo todo homem eu literalmente falo de todos os seres humanos em todas as épocas, de todos os lugares ,mesmo que  nunca tenham   tido qualquer contato,  entre si  pois a religião é algo que está ligado ao mais intimo do ser.

                     Como Deus é Pai , Filho e Espírito Santo, o homem é feito corpo,alma e espírito. “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23

                   Vou rapidamente ilustrar o quanto o homem busca e precisa de Deus. Veja o que  há em comum entre estas sentenças.

1)      Os índios brasileiros, que vivia isolados da Europa cristã, tinham seu conceito de Deus.  No entanto, não podemos deixar de ressaltar os elementos xamãnicos, como a crença em um Ser Superior, de caráter celeste, em espíritos também celestes, que intervêm na vida dos homens e nas atividades do pajé, lembrando de perto as atividades do xamã siberiano (transes extáticos, invocação e domínio dos espíritos).

2)      Os aborígenes australianos , isolados dos índios brasileiros tinham seu conceito de Deus. Originalmente praticavam uma religião animista própria, ainda praticada hoje.

3)      Os esquimós  isolados dos australianos  pelo mar e pelo gelo tinham um conceito de Deus. Esquimós são povos indígenas que habitam tradicionalmente as regiões em torno do Círculo Polar Ártico, no extremo norte da Terra. Os esquimós acreditam que a natureza é controlada por espíritos poderosos,crêem na existência de seres superiores aos quais não é necessário fazer orações.

 

               Logo me vem á mente  o que Deus disse para Salomão.“Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim. Eclesiastes 3:11

Deus colocou o mundo no coração do homem, ou seja uma curiosidade que nenhum outro ser pode ter, o homem se pergunta sobre o passado o presente o futuro, e a consciência de sua morte física coloca o homem em busca de seu criador, por isso todos os povos isolados da terra sejam africanos, índios norte americanos, esquimós aborígines, judeus , tribos nórdicas ,todos tem em comum uma coisa: a certeza de  que Deus existe, e cada povo procura suprir esta falta de alguma maneira.

            Deus também diz  por Salomão que o homem não pode descobrir  tudo que Deus fez pois o infinito (Deus), não pode cabem no limitado (homem). Esta curiosidade que temos é nada mais que nossa alma sentindo falta da comunhão com Deus , é  a voz teu Pai que no teu íntimo te chama a ter uma comunhão com Ele.

 

             Paulo diz que Deus pode ser conhecido de todos pala natureza, palas coisas que estão criadas e pala consciência que brada dentro do seu ser em busca de Deus, o espírito do home que ter novamente contato com o Espírito de Deus que o criou. “Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Romanos 1:19-21

 

             Deus se revela a todos por “tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas

Todos os povos da Terra  são indesculpáveis quanto ao conhecimento de Deus. “, para que eles fiquem inescusáveis;Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus,

 E hoje este sentimento que nos impulsiona a conhecer  a Deus nos coloca diante de perguntas , como a que me foi feita, e ao que primeiro digo: “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 2 Pedro 1:20

              Nenhuma profecia bíblica pode ser interpretada de forma humana e racional a não ser pelo Espírito Santo, pois ele é o meio pelo qual as profecias são criadas e o meio pelo qual elas são entendidas. “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 1 Coríntios 2:9-10

 

            Dito isto vamos ao texto em questão: “E clamou com grande voz, como quando ruge um leão; e, havendo clamado, os sete trovões emitiram as suas vozes. E, quando os sete trovões acabaram de emitir as suas vozes, eu ia escrever; mas ouvi uma voz do céu, que me dizia: Sela o que os sete trovões emitiram, e não o escrevas.E o anjo que vi estar sobre o mar e sobre a terra levantou a sua mão ao céu,E jurou por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora;Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos. Apocalipse 10:1-7

              Sobre a voz de Deus cabe ressaltar que ela é ouvida por muitos mas entendida por poucos, vemos no Antigo Testamento que Deus falava com Moisés através da nuvem , ele entendia mas não era todos do arraial que ouvia e entendia a voz de Deus. “E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. Êxodo 19:16-17

              Sempre que ouvimos o número sete entendemos que em linguagem profética significa a perfeição, um todo ou a plenitude de uma idéia.Logo os sete trovões pode ser apenas a plenitude da voz de Deus sendo pronuncia da no fim dos tempos de forma definitiva, completa.

             Da mesma forma no Novo Testamento, Jesus pede para o Pai testificar de sua missão, então a voz de Deus é ouvida entro o povo causando surpresa, pois alguns entenderam que uma voz lhes falara enquanto outros apenas ouviram um trovão. “Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.Ora, a multidão que ali estava, e que a ouvira, dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um anjo lhe falou. João 12:28-29”    

             Jó entendia que a voz de Deus se ouvia no trovejar. “Ou tens braço como Deus, ou podes trovejar com voz como ele o faz? Jó 40:9”       

            Deste texto destaco que sete trovões emitiram as suas vozes e João as entendeu claramente o que eles falaram e ia escrever o que tinha entendido , mas quando o apóstolo amado levou a pena ao rolo das escrituras , foi impedido de escrever.Assim como Deus  disse a Daniel outro profeta do Apocalipse “E a visão da tarde e da manhã que foi falada, é verdadeira. Tu, porém, sela a visão, porque se refere a dias muito distantes. Daniel 8:26

              Deus mandou a Daniel que selasse a visão que em tempo futuro seria revelado.Um selo é uma marca feita por um sinete em um pouco de cera derretido que só pode ser aberto pelo dono do sinete que o selou. Nos  diz que Deus é dono de todo o conhecimento e o que ele sela  só por ele pode ser entendido e só pelo seu Espírito pode ser dado  a um homem  o conhecer.

             Assim como com Daniel a voz dos trovões seriam  reveladas em tempo vindouro “;Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus

 

                Então vamos aos tempos preditos por  João, pois no momento em que ele ouviu o voz dos trovões, e que as entendeu , também deixou claro o tempo em que o que foi dito seria entendido, por seus servos os profetas.

               Os tempos são estes: “nos dias da voz do sétimo anjo

Vejamos o que diz o sétimo anjo : “E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. Apocalipse 11:15”

              Deus  é fiel e cumpre o que diz, e no tempo em que diz que revelaria ele revela.  Ao toque do sétimo anjo poderosas vozes do céu dizem “Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre

 

              E segue o texto “E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus,
Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste.E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. Apocalipse 11:16-18

 

              Os vinte e quatro anciões representam a igreja de Deus composta por judeus (12 tribos de Israel) e gentios (doze apóstolos da igreja de Cristo) Em seguida vemos o julgamento de Deus sobre a humanidade e a recompensa dos seus servos ,os profetas e os santos, e aos temem ao nome do Senhor.

               Por fim Deus permite  aparecer algo que está oculto na terra deste o antigo testamento, “E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva. Apocalipse 11:19

O arca da aliança que significa a presença de Deus,  e houve relâmpagos vozes e trovões.

 

              Todo  homem um dia se encontrará com Deus , ou para ser julgado por seus pecados ou para receber de Deus a recompensa por ter dedicado sua vida para Ele “e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão”

 

                Deus diz para mim e para ti hoje: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. 
Apocalipse 3:20

               E ainda : “Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. Hebreus 3:15

             O desejo de Deus é de que nenhum homem se perca, mas todos venham ao conhecimento da verdade.

 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

                                                Dc Nelson Quadros  01/2013