A Palavra de Deus Revelada ao homem.

A aflição de Ana.

A aflição de Ana.

                      Ana samuel

As feridas que mais me preocupam são feridas que não vistas pelos homens. Feridas mortais como um câncer mas que não podem ser detectadas por nenhum exame de sangue ou raio x. Feridas no ego , na alma , no emocional , onde o homem natural não toca. 

Muitos estão em nosso meio com grandes e mortais feridas psicossomáticas. 

"E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia. Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos? Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. 1 Samuel 1:7-10  Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora. Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. 1 Samuel 1:15-17"  

 

Me chama muito a atenção a riqueza de detalhes que o escritor emprega para trazer um retrato emocional de Ana, veja: "a irritava ,chorava, não comia, está mal o teu coração, com amargura de alma , chorou abundantemente, atribulada de espírito, derramado a minha alma, multidão dos meus cuidados ,meu desgosto"  Em um trecho curto das escrituras temos mais de doze expressões  e de várias formas e por várias pessoas , retratando a aflição de Ana. Irritada, chorando, sem se alimentar, com o coração ferido, amargurada, atribulada de espírito, preocupada e desgostosa da vida 

Ana , mulher de Elcana era rica tinha riquezas muito mais que sua adversária que a afrontava.  Seu marido tentava compensar a sua dor com presentes "Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre. 1 Samuel 1:5"Dinheiro , bens e todos os confortos desta vida não podem anular uma profunda ferida na alma. 

Ela estava em uma situação de vulnerabilidade, sua dor era conhecida e sua inimiga usava isto para a irritar para  a entristecer , não havia compaixão. Hoje quando alguém tem um problema, o inimigo usa pessoas para nos deixar mais tristes e feridos em nossas emoções, e quem mais nos machuca são os da nossa própria casa. Se uma pessoa estranha nos disser algo na rua não daremos muita importância, mas quando alguém que amamos nos diz uma palavra dura isto nos fere profundamente. Ser rejeitado por um estranho não nos causa dor mas ser rejeitado por um familiar ou namorado,  abre feridas terríveis."E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. Mateus 10:36". Satanás espera um momento de fragilidade nosso para com palavras tentar nos entristecer , nos fazer parar, causar feridas emocionais. O chamado mal do século que os médicos chamam de depressão profunda era o quadro de Ana. 

     Elcana não entende a dor de sua esposa, ele chega a dizer que sua atenção para com ela deveria   suprir a sua deficiência. " Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos? 1 Samuel 1:8". A sensibilidade do homem para lidar com certas situações é diferente da mulher , alguns sentimentos nunca serão compreendidos pelos outros. O lar é o refúgio do todo ser humano, a nossa casa é onde nos sentimos seguros e amados. Quando em nossa casa não há compreensão e apenas palavras de acusação, o desespero se agrava. Quando o lugar de refúgio se torna em aflição não há para onde fugir. 

     Aumenta a dor de Ana não ser inteiramente compreendida por seu marido, (ou familiares) ele a exorta a não chorar, e se acha capaz de suprir a dor de sua companheira. A dor interna emocional de uma pessoas não pode ser menosprezada. Elcana deveria chorar junto e compreender sua companheira. O dinheiro de  Elcana não pode amenizar a dor de não ter um filho. Penina sua inimiga , ao saber de sua fragilidade, ainda mais a provoca. O marido ou esposa ás vezes não entende que a falta de um filho não é suprida pelo marido. O lugar no coração de Ana para a maternidade só poderia ser completo com o surgimento de uma criança.  

     Sua última saída era o templo, o tabernáculo que estava em Siló . Atingida no lar pela , concubina, não compreendida pelo marido, Ana vai a procura de socorro na presença de Deus. 

     A igreja muitas vezes é o último recurso para pessoas que estão sofridas. Repetidas vezes Ana veio ao templo adorar e prestar sacrifícios e pedir ao Senhor uma saída.  

     "Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. 1 Samuel 1:7-10" A linguagem que Deus entende, e o homem natural não consegue decifrar é o  choro. As lágrimas são para o Senhor uma expressão mais pura e íntima dos anseios do homem, e por vezes até um obreiro da casa do Senhor não consegue compreender. Jó fala ao Senhor pelas lágrimas e foi atendido. "Os meus amigos são os que zombam de mim; os meus olhos se desfazem em lágrimas diante de Deus. 16:20 "   O salmista em lágrimas fala ao Senhor das suas aflições pelas suas lágrimas. "Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas,Salmos 6:6

     Deus contempla as nossas lágrimas colhe, e anota em um livro, se estás sem palavras chore na presença do Senhor Ele conhece qual é o motivo das tuas lágrimas. . "Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas no teu livro? Salmos 56:8

     Se como Ana você está aflito, teu coração está contrito, seu espírito está abatido como o daquela mulher , saiba que  Deus está próximo de ti. "Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. Isaías 57:15" No momento  que estamos mais abatidos e oprimidos então estamos mais aptos do que nunca para sermos a casa de Deus. 

     Eu vejo Jesus orando em grande angústia no jardim Getsêmani a ponto de suar sangue . O  Messias revela um sofrimento emocional , uma opressão dos infernos , uma angústia pelos momento que viveria pela humanidade, o Senhor sente a angústia da morte. "E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se. E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai. Marcos 14:33,34"  

      Deus contempla o seu sofrimento e manda um anjo para o consolar." E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia." Pois na hora mais difícil do Senhor o Pai envia consolo e fortalece a seu filho para completar a obra da cruz. Hoje da mesma forma o Consolador nos ajuda em nossas fraquezas e nas nossas lutas , ore, chore pois tenho certeza que o Senhor vai ouvir a tua oração e  enviar um anjo para enxugar as tuas lágrimas. 

     Promessa fiel do Senhor em relação os  homem é que ele conhece o nosso sofrimento e um dia não haverá mais choro."E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. Apocalipse 21:4

     As palavras são uma ferramenta perigosa, levanta e  abate edifica e destrói. "A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.Provérbios 18:21

Então a aflição se torna tamanha  que nem as palavras mais saem da boca de forma a serem entendidas, tamanha o opressão , os lábios de Ana se movem mas não saia palavra. Apenas gemidos  de uma alma desesperada. "Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada. 1 Samuel 1:13" 

A grande aflição de Ana estava em um grande propósito de Deus. A sua luta era grande pois a sua vitória seria lembrada pelos séculos até o fim dos tempos. O grande sofrimento de  Ana era por não entender o propósito de Deus .  

Quando Ana decidiu renunciar tudo que mais queria , quando ela fez um pacto com Deus tão forte que prometeu dar o seu filho no templo se conseguisse engravidar. Ela só queria ter o prazer de engravidar, só queria gerar uma vida , ter o orgulho de ser uma mulher frutífera, para seu cônjuge.  

Ana fez um propósito de entrega total e incondicional, e era isto que Deus estava esperando para abençoar a sua serva. Quando entendemos que só entregando tudo aos pés de Deus   é que vamos vencer as afrontas a , depressão , a vergonha e vamos calar a boca do inimigo. "E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.1 Samuel 1:11

A tua vitória a tua libertação está na entrega total da tua vida para Cristo.  

O profeta Eli abençoa e libera uma palavra de fé e poder. "Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.1 Samuel 1:17" Apenas uma palavra de um home de Deus foi suficiente. 

Que fé extraordinária a de Ana. Apenas com a benção do profeta ela recebeu o seu milagre. Uma fé pura . Ana não engravidou no templo , mas saiu naquele dia com uma convicção de que seu milagre chegaria que sua atitude de vida mudou. 

Ela não saiu do templo com o filho nos braços , mas pela fé ela sabia que venceria, ela sabia que sua vida estava mudada. A prova da fé de Ana e sua mudança de atitude.  

"E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste.1 Samuel 1:18

A mudança no semblante de Ana ao sair da presença do profeta que simbolizava a voz do próprio Deus , foi a prova da sua fé. Ela comeu e seu rosto estava alegre. Sua inimiga perguntou o que houve, e Ana poderia ter respondido; " Deus disse que me dará a minha vitória e pela fé eu já vejo  o meu filho nos meus braços e isto me dá  muita alegria."  

 "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêemPorque por ela os antigos alcançaram testemunho.Hebreus 11:1,2" A fé é uma certeza absoluta, uma convicção sobrenatural de que a dor vai passar, um novo dia virá e esta certeza nos dá alegria para viver nossos vidas , sem medo sem a vergonha sem a humilhação. 

"E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. E subiu aquele homem Elcana com toda a sua casa, a oferecer ao Senhor o sacrifício anual e a cumprir o seu voto. Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre. 1 Samuel 1:20-22 " 

Ana cumpriu seu voto com alegria ela deixou o seu Samuel no templo. O  mais valioso e esperado bem o seu filho foi  entregue por gratidão a Deus. 

Deus é justo, não tenha medo de entregar tudo no altar. Não tenha receio. Sara era estéril orou a Deus e Deus lhe concedeu apenas  um filho para ela .Rebeca  era estéril orou a Deus e Deus lhe concedeu apenas um filho para ela .  

Mas  Ana por ter entregue   o seu filho  , Deus a tornou muito mais frutífera. " Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor.1 Samuel 2:21

Deus abençoou a sua serva cinco vezes mais . Por isto não temos medo entregar tudo ao Senhor, Ele nos dará cem vezes mais tudo  que entregamos por causa da obra."Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna. Marcos 10:30

 

A grande aflição que  estás passando é para gerar Cristo dentro de ti. "Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós; Gálatas 4:19

O processo de conversão ás vezes é doloroso mas é para que Cristo seja gerado dentro de nós. Como Ana nós temos que gerar o caráter de cristo. E isto é  um processo difícil mas que no fim nos dá uma alegria que não se pode medir. "A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo. João 16:21

Esta tristeza , depressão , luta e batalha espiritual é porque a hora do parto está chegando. Dores emocionais como contração da gestante estão mais rápidas e mais fortes , dores nas entranhas,  desespero . Mas depois  quando nasce a criança a alegria é tanta que a mulher esquece das dores do parto. 

A  dor é só até gerar, a alegria é para o resto da tua vida. Deixe Cristo nascer dentro de ti. 

E que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo,  o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo seja com todos.