As escamas do peixe de Jonas.

Jonas        

 

                    O Profeta Jonas foi um grande homem de Deus de seu tempo, era filho de Amitai e tinha o selo de um profeta que falava da parte de Deus. “O profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, será conhecido como aquele a quem o SENHOR na verdade enviou. Jeremias 28:9

                   Suas palavras dirigidas pelo Senhor se cumpriam como prova de que o que ele falava vinha de Deus .No segundo  livro dos Reis de Israel temos um testemunho da vida deste homem.  “Também este restituiu os termos de Israel, desde a entrada de Hamate, até ao mar da planície; conforme a palavra do SENHOR Deus de Israel, a qual falara pelo ministério de seu servo Jonas, filho do profeta Amitai, o qual era de Gate-Hefer.2 Reis 14:25

                  No primeiro capítulo do livro de Jonas, vemos o profeta receber uma ordem de Deus para pregar o arrependimento ao povo da grande cidade de Nínive, para persuadi-los a se arrependerem ou seriam destruídos dentro de 40 dias. “Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.Jonas 1:2”  

                  Deus deu quarenta dias  como prazo para arrependimento,  é um prazo simbólico  pois na Bíblia temos este período de tempo expresso em muitas passagens. “E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. Jonas 3:4” Quarenta dias é o tempo de se fazer um jejum especial. Temos apenas 3 homens que jejuaram 40 dias e são eles Moisés,Elias e Jesus e os três aparecem vivos e juntos no Novo Testamento. (E apareceu-lhes Elias, com Moisés, e falavam com Jesus.)

                   Logo vemos o profeta resistir á vontade do  Senhor e isto  nos chama a atenção pois sendo Jonas  “servo de Deus” esperava-se que ele fosse cumprir cabalmente a ordem de seu Senhor sem contestar. Mas vemos que Jonas  ouve a voz do senhor mas se recusa a obedecer. “Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR Jonas 1:3

                 Antes de formar juízo contra Jonas devemos entender algumas coisas sobre o povo ao qual ele estava sendo mandado, e qual o propósito da ordem do Senhor. Sabemos que Nínive é uma das mais antigas cidades de que se tem notícia e que  era nos tempos de Jonas a capital da temida e poderosa Assíria.

                No livro de Gênesis temos a origem da cidade de Nínive. “Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá, Gênesis 10:11” O grande Ninrode , fundador de Babel saiu em expedições pela terra e fundou a cidade de Nínive, logo após o dilúvio , sendo descendente direto de Noé através de seu filho Cão , pai dos cananeus. “E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra Gênesis 10:8” 

                 Ninrode era poderoso sobre a terra como a própria Bíblia registra , ele idealizaria em seguida a famosa Torre de Babel,  de onde se originaria a diversidade dos gentios sobre a terra.

                 Através dos séculos a cidade de Nínive foi se fortalecendo e nos dias do Profeta Jonas era conhecida como a capital da Assíria, e tinha o estigma de ser fundada pelo grande Ninrode, um homem que tentou alcançar a Deus com a torre que chegaria ao céu, isto gerara a antipatia de Israel  pois também este feito tentou Satanás. “Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.Isaías 14:14” Tanto Ninrode como Satanás tinham um desejo de subir as alturas e serem semelhantes ao altíssimo, vemos que para Jonas o fundador de Nínive era uma figura de satanás.

                    Não bastasse isto a Assíria era uma grande opressora de Israel nos tempos dos reis, época esta em que Jonas  desenvolvera seu ministério.Os assírios se orgulhavam de seu passado.  “Não sabeis vós o que eu e meus pais fizemos a todos os povos das terras? Porventura puderam de qualquer maneira os deuses das nações daquelas terras livrar o seu país da minha mão? 2 Crônicas 32:13”Estas palavras intimidadoras foram ditas por  Senaqueribe rei da Assíria quando sitiou Israel com intenção de destroná-la. “Então Senaqueribe, rei da Assíria, partiu, e se foi, e voltou e ficou em Nínive. 2 Reis 19:36

                     Os Ninivitas  portanto eram maus e arrogantes e foram inimigos de Israel e oprimiram o povo sitiando Jerusalém, e levantando tranqueiras contra ela, por onde entendemos a recusa do profeta em atender a ordem de Deus.

                     Jonas foge para Társis. “Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.Jonas 1:3

                     Társis era exatamente na direção oposta de Nínive, e era conhecida pelos israelitas como o fim do mundo e o ponto mais distante conhecido por eles , tanto que  se levava em média um ano e meio para ir  e outro tanto para voltar de navio. “Porque o rei tinha no mar as naus de Társis, com as naus de Hirão; uma vez em três anos tornavam as naus de Társis, e traziam ouro e prata, marfim, e bugios, e pavões. 1 Reis 10:22” e “Porque o rei tinha no mar as naus de Társis, com as naus de Hirão; uma vez em três anos tornavam as naus de Társis, e traziam ouro e prata, marfim, e bugios, e pavões. 1 Reis 10:22

                 Társis também era uma terra mítica de onde  vinham animais exóticos, como bugios e pavões para  a terra de Israel. Jonas fugiu para  a terra mais distante conhecida, pagou sua passagem e se foi.

                 Durante a viagem Deus interfere na vida do Jonas para mostrar a ele a sua soberania , sobre o intelecto de Jonas  , sobre sua vontade e  sobre a natureza. “Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.Jonas 1:4

                 Deus queria revelar a Jonas e através da vida dele pra nós hoje o seu plano soberano  de salvação da humanidade.

                  Deus manda uma tempestade atingindo violentamente o navio de Jonas e trazendo um grande temor sobre a tripulação que tinha uma superstição.Eles criam  que  se houvesse uma tempestade  em  uma  viagem significa que  tinha uma pessoa dentro do navio que era culpado  do infortúnio.A tripulação  pagã cria que um dos tripulantes estava em pecado com seu  deus. E começaram a investigar o assunto. “E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. Jonas 1:7

                  O Deus de Israel diz que colhe onde não plantou  e se usa desta tola tradição para revelar Jonas como culpado da tempestade que o Senhor mesmo havia providenciado.Sabendo da crendice dos marinheiros,Deus não planta superstição mas colheu o temor daqueles marinheiros. “Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?Mateus 25:26

                  Os judeus de uma forma geral não dividiam sua fé com pecadores, nem sequer podia ,segundo a lei, entrar em casa de pecadores, e nem comer com eles.Também os judeus criam em único Deus verdadeiro, enquanto os ninivitas eram idólatras e criam em vários deuses, segundo  historiadores a conduta dos ninivitas em relação aos povos que eles conquistavam era esta. “Os assírios eram famosos, por exemplo, por decapitar os povos vencidos, fazendo pirâmides com seus crânios. Crucificavam ou empalavam os prisioneiros, arrancavam seus olhos e os esfolavam vivos”. 

                 

                   Jonas é lançado ao mar e tragado por um grande peixe onde passa três dias e três noites . “Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe. Jonas 1:17” Estes três dias que Deus deu para Jonas reconsiderar o assunto foi também um tempo simbólico aparece  99 citações na bíblia em três dias foram usados como medida de descanso ou reflexão ou para fazer uma tarefa.

                   Lá dentro, envolvido pelo ser escamoso  ele muda seu conceito sobre a ordem que Deus lhe dera  de pregar aos Ninivitas e assim como  Jesus ensinaria  mais tarde,  o profeta foi ao encontro de seus inimigos. “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Mateus 5:44

                    Após ter saído do peixe, durante três dias, Jonas anunciou a mensagem de juízo sobre Nínive. “E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. Jonas 3:4

                   Ocorreu um grande milagre da parte do Senhor em que os ninivitas temeram a palavra de Jonas e proclamaram um grande clamor  onde toda a cidade jejuou e moveu o coração de Deus.Jonas sabia que se os ninivitas se convertessem seriam salvos da ira do Senhor e ele não queria isto mas sim a destruição dos ninivitas.

                      Quando Deus se fez carne e habitou entre o homem na pessoa salvadora de Jesus Cristo, ele comentou  sobre a vida de Jonas e  cita em duas passagens diferentes os fatos ocorridos com Jonas e com os ninivitas.Isto me leva a pensar na importância que teve para Deus os fatos ocorridos na cidade de Nínive naqueles dias .

                         Primeira coisa que  Jesus ensina usando a história de  Jonas  é sobre a sua morte e ressurreição. “Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas; Mateus 12:39” O fato mais glorioso do ministério de Cristo, e  o mais difícil de os judeus entenderem seria sua morte sacrificial e seu glorioso ressurgimento não mais para  os judeus somente mas sim para os gentios, para toda a  humanidade.Jesus não estava apenas dizendo que o sinal de deidade  seria passar três dias no ventre da terra  como Jonas passou no ventre do peixe, mas que depois de sua ressurreição o evangelho seria pregado á todos os povos inclusive os ninivitas. “Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Mateus 12:40

 

                                   A segunda lição é sobre o dia do juízo final. “Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas Mateus 12:41

                              No dia preparado por Deus todos os povos tribos linguas e nações irão comparecer diante de Deus para prestar contas e a dureza de coração dos judeus no tempo de Jesus seria posta diante da conversão dos ninivitas, pois quem  falava  com os judeus do primeiro século era maior do que jonas. “e eis aqui está quem é maior do que Jonas. Lucas 11:32

                            Jonas era tido pelos judeus como um dos maiores profetas, pois tinha passado por experiência muito tremenda no ventre  do grande peixe e depois  tinha sido o primeiro profeta a pregar o arrependimento e o juízo de Deus para um povo quer não era israelita.

                            Depois do ministério de Cristo no primeiro século, Deus ainda fez algo muito semelhante ao que fez com Jonas para provar aos judeus que o evangelho sempre foi universal frente a nova resistência dos israelitas .

                            Houve nos primeiros anos da igreja um judeus que como Jonas não entendia a graça de Deus para pecadores e idólatras e até inimigos  dele .Um judeu muito conservador e zeloso da lei que também servia a Deus na sua ignorância, chamado Saulo. Vamos comparar a vida deste homem e o que houve com ele , com a vida de Jonas.

                           O apóstolo Paulo teve um grande desejo de servir a Deus e o fez com todo afinco e dedicação. “Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda eu:Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Filipenses 3:4-6

                       Assim como Jonas ,Paulo era um servo de  Deus mas quanto a pregar para gentios ele tinha uma resistência inicial. “E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.Atos 9:1” Semelhante a Jonas Paulo queria ver a morte dos que ele achava indignos dos dons de Deus. As atitudes destes dois judeus são muito parecidas.

                      Mas assim como Jonas, Paulo vai fazer uma viagem não para servir a Deus mas para destruir aos propósitos do Senhor. Na sua soberania, Deus interfere na viagem de Paulo como fez com  Jonas e leva ele a passar três dias e três noites na escuridão e sem alimento, sem ver a luz do dia.

                      Como Jonas se sentiu no ventre do peixe ? “Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo. Jonas 2:7” No ventre do peixe Jonas ficou no escuro e sem comer e quem o visse de fora  somente enxergaria as escamas do peixe.

                        Paulo na sua viagem foi tocado por Deus assim como Jonas e sua viagem de revolta acabou em três dias de escuridão e retiro espiritual. “E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu. Atos 9:8-9

                     Jonas no ventre do peixe orou ao Senhor e clamou a ele com todas as suas forças, e foi ouvido e posto para pregar aos gentios.Veja o apóstolo Paulo, revelado a Ananias que estava orando a Deus e clamando sua misericórdia. “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.Atos 9:15

                     Após a prova Jonas estava pronto para pregar aos ninivitas que são uma figura dos muitos povos.Jonas saiu do ventre do peixe e foi livre da sua prisão de escamas e teve visão do que Deus queria.Jonas sacudiu as escamas e saiu da água lavado e pronto para a obra do Senhor

                          Veja Paulo que estava com mesmo problema de Jonas , ou seja escamas,  e logo que Paulo entendeu que não podia lutar contra Deus ele aceitou a sua condição e um homem orou por ele e lhe caíram as escamas. “E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado. Atos 9:18” Tanto um como o outro foram batizados na sua passagem pela água.Também a cidade de fuga de Jonas, Társis é a cidade de onde veio o Paulo de Tarso.

                Paulo se levantou sacudiu as escamas ,foi pregar aos gentios e muitos se converteram, semelhante aos ninivitas.

                 Após a conversão dos ninivitas Jonas ficou em extremo irado por Deus ter derramado de sua misericórdia sobre os gentios. “Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.E disse o SENHOR: Fazes bem que assim te ires? Jonas 4:3-4

                  Nos dia de hoje temos a nação de Israel e muitos dos israelitas(não todos) não aceitam que a mensagem de salvação de Deus seja  pregada aos gentios e sentem uma ira , e não entendem que Deus sempre quis alcançar  a humanidade inteira. 

                 Os israelitas resistiram em pregar aos povos, mas depois de Jesus ter passado três dias no ventre da terra ao ressurgir ele voltou com um mensagem universal, para alcançar os povos que  não sabem diferencias a sua mão esquerda da direita. Paulo lembra os ensinos de Cristo quando diz; “Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Romanos 12:20

 

                     Escama é uma proteção que cobre o corpo de alguns peixes, serve como uma segurança contra predadores, e geralmente encobre todo o corpo dos peixes que a possuem. As escamas tem sua origem na camada interna da pele do peixe.

 

                     No Antigo Testamento, havia uma clara ordem da parte de Deus sobre o consumo de peixes com escama. O Senhor ordenou que somente os peixes com escama deveriam servir de alimentação para os judeus. “De todas as criaturas que vivem nas águas vocês poderão comer as que possuem barbatanas e escamas. Deuteronômio 14:9

 

                    Sempre que se falava em comer peixe em Israel, logo se pensava em pescar e  escamar o peixe,tirar as escamas e isto é para mim algo bastante familiar pois quando era criança muitas vezes saí com meu pai para pescar e pegávamos vários peixes com escama e logo os limpava para ao consumo.

 

                     As escamas passaram a ter um sentido de defesa e proteção tão fortes que até os homens copiaram este sistema para fazer a proteção de seus corpos em batalha. Os soldados nos tempos dos reis faziam para si roupas de metal sobrepondo pequenas escamas umas sobre as outras para ter mobilidade na luta e segurança contra golpes. “Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, ...Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze. 1 Samuel 17:4-5

 

                  As características das escamas citadas na bíblia se encontram em Jó. As escamas seguem um padrão uniforme e homogêneo. “As suas fortes escamas são o seu orgulho, cada uma fechada como com selo apertado.Uma à outra se chega tão perto, que nem o ar passa por entre elas.Umas às outras se ligam; tanto aderem entre si, que não se podem separar. Jó 41:15-17

 

                Observemos esta citação de Jó com atenção: 1) “As suas fortes escamas são o seu orgulho, cada uma fechada como com selo apertado”Temos a descrição de um grande monstro marinho que tinha seu corpo coberto por escamas  e eram seu orgulho, eram bem apertadas umas ás outras. 2) “Uma à outra se chega tão perto, que nem o ar passa por entre elas”A juntura é tão perfeita e a proteção é tão tremenda que nem vento passa entre as escamas. 3) “tanto aderem entre si, que não se podem separar”A união é tão poderosa que ninguém as pode separa.

 

                    Mas estamos no tempo da graça, e nossas batalhas são espirituais e ás vezes imitamos estes peixes fazendo para nós couraças de escamas e as colocamos sobre o  nosso coração ou sobre nossos olhos espirituais.Veja que o orgulho do homem pode ser como suas escamas , a couraça do orgulho esconde o sentimento , impede o perdão , sufoca o amor.Quantos lares e famílias estão sofrendo pois um conjugue que por Deus foi feito sem escamas mas fez para si escamas para proteger seu sentimento.Não consegue perdoar , abraçar um filho ou conversar com a sua esposa.Anos de convivência suportando pequenas coisas fez dos homens seres escamosos, fechados e protegidos contra todo novo sentimento.

 

                    Nem vento passa entre as escamas.  A suave brisa do Espírito Santo está soprando no peito dos homens mas a sua couraça  impede de ter um encontro real com Deus. O sopro suave do Senhor como no jardim para trazer vida está sendo impedido pelas escamas da indiferença espiritual.O homem se isola do Senhor em uma busca egoísta e faz para si escamas que impedem a comunhão com Deus.Não se podem separar as escamas abrir  uma brecha para entrar o Espírito de Deus, e sair um pouco da solidão e das lutas que pesam no interior do homem.

 

             Somente na cruz, Jesus entrou no ventre da terra como Jonas no ventre do peixe. Por dentro onde as escamas são intransponíveis pois os peixes morrem pela boca.Somos pescadores de homens. “E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens".Mateus 4:19” o reino de Deus é semelhante a uma pescaria. “"O Reino dos céus é ainda como uma rede que é lançada ao mar e apanha toda sorte de peixes. Mateus 13:47

 

              Você só precisa abrir a boca e aceitar a Jesus confessar a Ele então pela tua boca morrerás e serás uma nova criatura. “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Romanos 10:9

 

              Se as escamas te impedem de ser feliz abra a boca e chame Jesus para dentro do teu ser. Terá uma nova vida abundante.

 

              A maior lição de Jesus no ventre da terra foi o amor, a maior lição de Jonas no ventre do peixe foi o amor, a maior lição de Paulo após cair as escamas foi o amor. O amor é o dom Supremo.

 

 

                     Grande é a misericórdia do Senhor e Ele faz saber a sua vontade através dos séculos.Glória a Deus por isto. Seja um Paulo ou um Jonas faça a vontade do Senhor e não a sua!                                                                            

                                                            EV Nelson Quadros                   04/12