Separado de Deus.

nelsonquadros

 

                                          Separado de Deus.

 

Rom 8; 35-39. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro.

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,. nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!

       Amados!Estamos diante de um texto maravilhoso da Bíblia Sagrada.Neste texto o apóstolo Paulo vem desenvolvendo um estudo sobre crentes carnais e espirituais, em sua revelação,  este servo de Deus que passou por fome, pela nudez,pelo perigo ,pela espada, por tantas coisas, enfrentou as hostes infernais, e nada disso o separou da presença de Deus e do amor de cristo,nem das consolações de Espírito Santo,veja: “2Cor 11;24-28. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um;três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;em viagens, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;em trabalhos e fadiga, em vigílias, muitas vezes, em fome e sede, em jejum, muitas vezes, em frio e nudez.Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.;”

            Este texto é um relato de Paulo de seus sofrimentos por Cristo,de suas lutas , se você ler com atenção verá que o apóstolo foi agredido pelos judeus, e por estrangeiros e passou fome e frio,e sede, e sofreu muito por amor do Evangelho, aqui Paulo já está velho,  já fez grandes viagens pelo mundo da época pregando a Palavra Eterna que hoje estudamos.

              Penso que Paulo ao relatar todos estes percalços,e dificuldades que passou pelo amor a Cristo ele lembra do que foi dito há muitos anos atrás quando foi chamado por Jesus para ser pregador. “Atos 9;15-16  Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel.E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.”

           Quando Ananias lhe revelou a verdade, Jesus disse a Paulo, que ele padeceria muito,mas certamente a presença do Senhor era com ele.Paulo lutou contra todas as formas de mal e nada externo pode separar o pregador do amor de Deus, e ele pode dizer isto com autoridade!Paulo  citou tudo que ele passou,e afirma nada pode nos separar do amor de Deus!

                 Mas na relação de coisas ,Paulo deixa de fora o pecado, um fator interno que pode levar o homem a separar-se de Deus, o apóstolo não cita o pecado pois isso não fazia parte de sua vida,mas  aqui quero registrar que nós podemos nos separar de Deus.De tudo que foi dito como fator que poderia separar o homem de Deus, o mais poderoso é o pecado, vamos ver na Palavra

Como o pecado separa o homem de Jesus.Damos ênfase a tantas coisas como motivo de desviar da fé ou inventamos todo motivo para não aceitar a Cristo, mas a Bíblia diz: só o  que te separa de Deus é o pecado.

 

                 Leia com atenção: “Isaias 59; 1-2. Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir.Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”.Este texto que separei está depois da afirmação de que a mão do Senhor não está encolhida nem seu ouvido surdo, e já vi este texto isolado muitas vezes, mas vejo uma grande advertência para nós hoje, Isaías está nos dizendo que o pecado separa o homem de Deus.E ele está dizendo que pecamos voluntariamente e nós mesmo causamos esta divisão, o diabo não tem poder de me afastar de Jesus, as lutas não podem te afastar de Deus meu amado,mas cuidado, logo que pecamos o Espírito se retira de nós, o Senhor vira o seu rosto, e estamos encobertos pelo pecado.Veja como é perigoso, o pecado pode fazer o que tudo que Paulo citou não pode.

 

               Vamos analisar a vida de Cristo para entender isso melhor: “Jo, 10:30 - Eu e o Pai somos um.”Jesus está dizendo que ele e Deus são um só, dando a idéia de união íntima com Deus, isto devido ao fato de que Jesus não pecou, sua  comunhão com Deus era a mais perfeita, lembro que Jesus se fez homem como nós.Este relato está no último discurso de Jesus na noite em foi traído. e depois de vencer o diabo, as lutas com os judeus, na noite em que foi preso Jesus está dizendo que durante sua estada na terra nada pode separar ele de Deus,pois ele não pecou.

No dia seguinte Jesus foi posto cruz e ali ele estava assumindo o meu e o teu  pecado, “2 Cor, 5:21 - Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”O único que não pecou, e tinha a mais íntima comunhão com Deus estava agora recebendo o pecado da humanidade, era o cordeiro expiatório que morria no meu e no teu lugar, assumindo o meu e teu lugar.

 

O que aconteceu na cruz? “Mt, 27:46 - E, perto da hora nona, exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lemá sabactâni, isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”

           Vemos Jesus sofrendo a maior dor que o pecado traz, a separação de Deus.Jesus não estava reclamando, e Deus não poderia o abandonar, mas Jesus experimentou o pecado do homem e pela primeira vez Jesus enfrentou algo que não conhecia: a distancia de seu pai, por isso clamou.Deus meu, por que me desamparaste

        Não o chamou de pai pois a comunhão foi rompida pelo pecado mas clamou a Deus sentido-se sozinho e desamparado, como Adão quando pecou no jardim e quebrou pela primeira vez a perfeita comunhão, depois sentindo culpa e vergonha.

O pecado do homem fez a Jesus, o que nada na terra pode fazer,separar-nos do Pai.

 

           O Salmista falando sobre a grandeza de Deus disse: “Salmo 139; 7. Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face?” não há lugar no mundo para onde podemos fugir de Deus, ele está em todo lugar. Uma vez em meu trabalho passou um viajante e me disse: “Fui crente muitos anos , até preguei, mas hoje ,estou fora da igreja e sinto que Deus não me vê, ele não ouve minha oração e estou a ponto de tirar a vida.”

Então lhe disse: -Amigo o Senhor está te vendo todo dia toda hora, mas tu não sente a Sua presença por causa do pecado.

 

Mas em Cristo está a vitória, na obra da cruz Jesus levou a separação com ele, quando ficou só na cruz.Jesus levou consigo a separação, e junto a depressão, que o homem sem Deus sente.

Jesus foi á cruz para levar consigo a angústia do pecador, e se aceitares ele hoje  e se te reconciliares com ele hoje,Jesus que já passou o que o homem passa , pode mudar a tua vida .

O mal do século chamado de depressão nada mais é do que o espírito do homem que está distante do Espírito de Deus.

Foi para libertar a humanidade que Jesus se fez pecado e experimentou a solidão, e tudo que a distancia de Deus traz ao homem.. Seja livre,agora, em nome de Jesus!!

 

Que o Senhor Deus possa te abençoar, com toda sorte de riquezas espirituais em Cristo!

 

                                           Pb Nelson Quadros.  30/05/2010