Natanael e a figueira.

                                 Natanael Jesus

  "Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. 
Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.João 1:45-49
" 

                O evangelho segundo escreveu João é  muito rico em revelações, e a cada versículo nós temos grandes declarações e demonstrações do poder de Deus, do Deus Jesus que caminhava e caminha entre os seus discípulos. 

               Logo  no primeiro capítulo temos , grandes encontros como o narrado entre Jesus e Natanael. 

              O encontro é arranjado por Felipe que ao encontrar Jesus aceitou o chamado e já sai evangelizando, e não pára ,tanto que em  Atos dos Apóstolos, ele ainda aparece evangelizando multidões. "E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.Atos 8:40" 

              Um bom evangelista não se deixa abater, mesmo sob o protesto  de Natanael de que de Nazaré  não viria coisa boa, ele não desiste , e  então  convida para que veja por si mesmo, assim como Felipe ao ver Jesus não teve dúvidas de que era Ele o Messias. Assim hoje quando falamos de Jesus e encontramos resistência devemos estar preparado , e convidar os descrentes para que vejam a graça e o poder de Deus  por si mesmos.Ao chegarem na Igreja ainda desconfiados, serão impactados pelo poder de Deus. Deus usará um profeta e o visitante se achará  diante do seu Criador. "Mas, se todos profetizarem, e algum incrédulo ou indouto entrar, por todos é convencido, por todos é julgado; os segredos do seu coração se tornam manifestos; e assim, prostrando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, declarando que Deus está verdadeiramente entre vós.1 Coríntios 14:24-25" Assim como Natanael teve os segredos de seu coração revelados e se prostrou ao mestre.  

          " Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas" Natanael era um cidadão de Israel mas ,além disto ele era estudioso  da bíblia disponível em sua época, a saber a lei e os profetas. "Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. Mateus 11:13" O conceito de que Natanael era conhecedor das escrituras fica claro quando Felipe cita "aquele" que muito se havia estudado e aguardado.  

           Natanael era, segundo Jesus um verdadeiro israelita, pois   o apóstolo Paulo disse com muita sabedoria e graça de Deus :"porque nem todos os que são de Israel são israelitas; Romanos 9:6". Existiam israelitas que não eram fiéis que não adoravam com inteireza, que não cumpriam a lei e os profetas, que estavam em Israel mas não eram israelitas. Hoje temos em nossas igrejas muitos cristão  mas que não são de Cristo,  professam com os lábios mas as atitudes não condizem. Devemos ser como Natanael cristãos pertencentes a Cristo. "e isto por causa dos falsos irmãos intrusos, os quais furtivamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos escravizar;Gálatas 2:4" 

           Natanael estava aguardando a vinda do messias.O Rei de Israel era esperado por gerações, e já se iam 400 anos de silêncio desde que Malaquias  fechou o antigo testamento mandando que todos estivessem atentos para a vinda do messias. "Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;Malaquias 4:5" 

            " Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?" Em primeiro momento nos parece meio preconceituosa esta afirmação de Natanael, ele era homem sábio e estudioso da Lei, como pois poderia dizer precipitadamente que os nazarenos não prestavam, ou que o Messias que muito estudava e aguardava poderia vir de um lugar tão insignificante? A expectativa era que o rei  predito por Davi viesse de um palácio de Jerusalém e não de uma cidade sem expressão, logo a fala de Natanael é compreensível.  

            " Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo." Jesus testemunha do caráter de Natanael  dizendo que em tudo que ele fazia não havia maldade mas sim intenção de acertar, existe duas maneiras de pecar: 1)Com   dolo ,que  é a vontade consciente dirigida a realizar, ou aceitar realizar a conduta descrita na lei como crime ou pecado . 2) O pecado culposo ou seja sem intenção por imprudência, negligencia ou imperícia, sendo que a conduta "x" é pecado se for por dolo foi com intenção, se for por culpa continua sendo pecado mas sem a vontade do infrator ,por erro descuido falta de vigilância. O apóstolo Paulo sofria por pecar sem intenção  "Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.Romanos 7:19" 

         Jesus não estava dizendo que Natanael era santo ou perfeito, que não pecava. Pelo contrário disse que ele era um pecador mas seu coração era puro diante do Senhor,pois  se errava, era sem intenção. Ao julgar os nazarenos ele fez com base nos seus conhecimentos do torá de que de uma cidade sem importância não viria o homem mais importante do universo.Nós devemos ser assim, como João disse: somos pecadores, mas sem o desejo de pecar, eventualmente erramos mas nosso desejo é acertar. "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1" 

            "De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira." Ao revelar fatos da vida de Natanael, Jesus surpreende  aquele discípulo. De onde o Senhor conhece a cada um de nós? Num culto temos uma vida revelada, e o descrente pensa de onde este profeta me conhece , logo , só pode se Deus. 

               Mesmo de antes de cada um de nós tomar uma decisão por Cristo ele já nos conhece, bem como disse ao profeta Jeremias.  "Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Jeremias 1:5" Jesus tinha marcado este encontro com Natanael já há milênios. Jesus vinha apenas aguardando o momento em que Natanael o conhecesse. "agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.1 Coríntios 13:12" 

                Natanael estava debaixo da figueira por dois motivos: 1) Ele era um israelita verdadeiro, descendente legitimo da nação e das promessas decorrentes de ser israelita. Natanael estava debaixo da figueira pois a figueira significa a nação  de Israel, isto fala da origem . As promessas estavam sobre ele, promessas de um Rei eterno, de liberdade , de vida plena, como os galhos da figueira cobriam ele, assim as promessas de Deus para os israelitas cobriam o povo que era comparado com figos. "prendei, pois, da figueira a sua parábola: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão. Mateus 24:32" e "E como os figos ruins, que não se podem comer, de ruins que são, certamente assim diz o Senhor: Do mesmo modo entregarei Zedequias, rei de Judá, e os seus príncipes, e o resto de Jerusalém,  Jeremias 24:8" 

             2) Estar debaixo da figueira significa estar tranquilo e em paz , como no tempo de Salomão ."E Judá e Israel habitavam seguros, cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, desde  até Berseba, todos os dias de Salomão. 1 Reis 4:25" Debaixo da figueira era um bom lugar para descansar e receber visitas , se abrigando do forte calor na sombra dos seus galhos."Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, cada um de vós convidará o seu próximo para debaixo da videira e para debaixo da figueira. Zacarias 3:10" Local para receber visitas centro social da casa durante o dia. Apesar da invasão romana causar opressão, apesar dos impostos altos, apesar da demora do Messias, Natanael estava debaixo da figueira. Não devemos nos abater pelas circunstancias mas permanecer debaixo da graça , confiando no  Senhor. 

         "Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. João 1:49"  Se nós confessarmos com nossos lábios, e crermos com todo nosso coração  em Cristo seremos salvos. ".Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.Rm 19:9" 

          "E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.João 1:51"  Certamente , como conhecedor do Torá Natanael muito lia  a passagem da escada de Jacó , onde Deus mostrou para Jacó , o patriarca que deu origem á Nação de Israel, pai da figueira , pai de dos israelita, instrumento pelo qual Deus  deu continuidade á promessa feita a Abraão. A escada de Jacó, onde os anjos subiam e desciam, era uma das maiores visões , e promessas da bíblia, o acordo feito com Jacó foi muito importante pois tratava do futuro dos israelitas.  "E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;Gênesis 28:12" 

          Israel  tem este nome devido á Jacó, ser chamado de Israelita é ser chamado de filho do Jacó. "Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.Gn 32:28"  

         AS promessas feitas a Jacó, cumprir-se-iam em Cristo.Jesus afirma que Natanael presenciaria a plenitude do poder de Deus, tudo que ele cria estudava e esperava , estavam para se tornar real na sua frente , na pessoa do Rei de Israel. 

          Reconheça hoje, que Jesus é o rei na tua vida, fique tranquilo debaixo de suas promessas e verá a glória do senhor na tua vida. Jesus hoje se revela a ti , através desta mensagem ele diz que conhece a tua vida. Se hoje aceitares ele como Rei, ele guiará os teus passos e tu verá a vinda do filho do Homem com seus anjos descendo do céu.  "Lucas 21:27 “Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória. 

           Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. 

                                                                                           Pb Nelson Quadros.       11/2014