“E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda. João 2:13-17”
Estamos no segundo capítulo do Evangelho de João onde vemos Jesus ainda no início de seu ministério terreno realizando um ato de extrema repercussão.Jesus tinha sido batizado e foi a um casamento depois para sua casa e agora por ocasião da páscoa estava em Jerusalém.Ele ainda não era conhecido nacionalmente. A páscoa era a ocasião em que a cidade ficava lotada e certamente era o momento em que mais se lucrava com a venda de animais para sacrifício e troca de moedas dos judeus que vinham de todas as partes do mundo para adorarem a Deus.
Jesus não era conhecido e logo os judeus questionam a autoridade de Cristo para expulsar com violência os cambistas do templo. “Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Que sinal nos mostras para fazeres isto? João 2:18”
Jesus diz que o sinal da sua autoridade é que derrubaria templo e o reedificaria em 3 dias. Naturalmente que os seus compatriotas não creram. Isto ocorreu logo no início de sua jornada como evangelista. “Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? João 2:20”
O primeiro templo construído em Jerusalém foi nos dias do rei Salomão cerca de mil anos antes de Cristo. “Assim Salomão acabou a casa do SENHOR, e a casa do rei, e tudo quanto Salomão intentou fazer na casa do SENHOR e na sua casa prosperamente o efetuou.E o SENHOR apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. 2 Crônicas 7:11-12”
Os israelitas confiavam que Deus estaria favorecendo a nação enquanto o templo existisse e com o passar dos dias o templo passou a ser o lugar da presença de Deus, pois o Senhor tinha dito: “Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias. 2 Crônicas 7:16”
A glória do senhor enchera o templo e o povo estava tão confiante nele que com o passar dos anos o templo e os sacrifícios ali realizados se tornaram mais importantes que o próprio dono do templo.O real sentido de tudo estava se perdendo.
Os sacrifícios apenas apontavam para o messias vindouro, mas a nação estava embriagada com o pecado e as orações e os sacrifícios levíticos vieram a ser apenas um ritual formal e vazio , longe da presença do Senhor , a ponto de Deus dizer: “Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Oséias 6:6”
O templo do Senhor, a casa de Deus na terra , tinha uma simbologia pois tudo aponta para Jesus. O povo ser temor e sem reverência tinha o templo como um talismã,uma garantia de segurança, enquanto que o mais importante para Jeová do que as ofertas era o coração do ofertante. “Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído; Isaías 29:13”
Havia hipocrisia no templo mandamentos de homens falsa modéstia ,e mil anos depois de erguido o primeiro templo Jesus, que é Deus visita o templo pessoalmente.
O sentimento do coração de Cristo é tão forte que faz chicotes e expulsa os vendedores e os homens que desonram a santidade do Senhor e por fim diz :Destruirei este templo.Pois o povo confiava mais no templo do que no Deus para quem fora feito o templo.
O povo estava enganado. Veja o que o construtor do templo diz: “Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado. 1 Reis 8:27” o grande sábio Salomão enquanto construía o templo entendia que Deus não poderia morar naquela casa.A glória a majestade o poder de Deus são infinitos de modo que nem os céus podem conter a presença de Deus. Salomão sabia que o povo precisava de um lugar de culto e adoração, mas sabia também que Deus não pode ser moldado e posto dentro de padrões humanos.
E o profeta Isaías deixou registrado as dimensões do Senhor: “Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra. Isaías 66:1-2”
Deus relata a sua grandeza e diz que casa nenhuma poderia ser edificada que pudesse servir de morada para ele e então diz onde ele gosta de morara. “; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra” O senhor quer estar não em um templo maravilhoso mas sim com o abatido de espírito com o pobre e com aquele que tem temor pela sua palavra e a ama e obedece.
Os israelitas estavam bem avisados por Salomão e por Isaías que Deus não moraria naquele templo mas sim que ele estaria atento ao que acontecesse nele. “; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias. ” O que estava acontecendo no templo não estava agradando a Ele.
O grande diácono Estevão o famoso primeiro mártir fez um discurso lindo em Atos capitulo 7. Este discurso terminaria com o fim de sua vida na terra e o levaria para ao seio do Senhor e nos seu últimos minutos de vida ele diz: “E Salomão lhe edificou casa;Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso? Atos 7:47-49”
Estevão diz que Salomão fez uma casa para Deus , mas Deus não habita em templos feitos por mão de homens.Então cita as palavras de Isaías perguntando que casa me edificareis? Estevão era Judeu , israelita como todos seus pares, ele conhecia a grandeza do Deus Elohim.
Mas fica a pergunta que casa me edificareis? Deus quer uma casa? Ele quer morar na terra?
Mãos de homens não podem fazer uma casa para Deus pois todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus.Todo homem é falho . Deus tem na terra muitos templos feitos por mãos de homens, mas na maioria deles Ele nunca entrou.
Então o Senhor quer habitar em um templo feito pelas suas próprias mãos. De tudo que há na terra feito pelos homens Deus prefere morar em algo que ele fez pessoalmente.
Deus deve pensar : “ A minha casa eu mesmo faço”. E fez no Éden. “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7”
Há uma casa na terra que Deus quer habitar há um templo em que Jeová quer fazer morada. “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Coríntios 3:16”
A coroa da criação, aquilo que o Senhor fez com suas próprias mão é onde ele quer habitar, é dentro de mim e de você.Você foi escolhido para ser casa de Deus morada do Espírito Santo. “No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. Efésios 2:21-22”
Deus não se manifesta nas igrejas por causa do tijolo e das paredes mas sim por causa de cada crente que nela entra pois cada um é um tijolo espiritual e todos juntos fazem a casa que Deus quer morar, conforme diz Pedro. “ E, chegando-vos para ele, pedra viva. reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. 1Pe 2,4”
Ao final de sua jornada terrena Jesus faz nova purificação do Templo: “E, entrando no templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam,Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores. Lucas 19:45-46”
Novamente na época da páscoa na ultima semana de ministério Jesus faz nova purificação no templo de Israel. A páscoa e Jesus prometera derrubar o templo e reerguer em três dias, Jesus não mente quando vai para a cruz muitos acham que ele não mais teria como realizar a obra que dissera.
E na cruz se cumpre sua palavra.Ele derrubou o Templo rasgando véu que separava o homem de Deus. “E rasgou-se ao meio o véu do templo. Lucas 23:45”
Após três dias Jesus se levanta da sepultura e promete a descida do Espírito Santo, que como Deus habitaria dentro do homem.Eles não entenderam a obra do Senhor. “Mas ele falava do templo do seu corpo.Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito.João 2:21-22”
Somente quando ressuscitou, Jesus completou a obra redentora religando o homem com o criador.
Hoje o convite está lançado para todos que quiserem, guardar a palavra de Jesus. “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.João 14:23”
O Jesus quer habitar com o ferido , abatido o contrito de espírito, ele está batendo á porta do teu coração, mesmo hoje.
Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.
Dc Nelson Quadros. 04/2013