A Semente

                        semente

 

      A morte é o maior mistério da humanidade, pois temos uma grande curiosidade para saber como será o porvir. Porém através de um conceito simples da parte de Deus entenderemos como será nosso destino.Veremos os ensinamentos de quem venceu a morte e vive para todo sempre, Jesus o messias.

                     A lei da semeadura é o conceito criado a partir da interpretação do seguinte texto bíblico. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7

                    Deste texto depreendemos o conceito de que tudo o que fizemos na vida tem uma conseqüência, e isto está para toda a humanidade, cristãos ou não cristão, budistas ou  ateus, pois quando Deus diz “homem” está se referindo à humanidade e não à filhos ou servos.

                 Mas eu quero trazer ao nosso conhecimento o que é uma semente. Qualquer substância ou grão que se deita à terra para germinar.Semente é o óvulo maduro e já fecundado das plantas. A semente trás em si uma gama de informações sobre a árvore, que irá gerar. Dentro de si a semente traz um código genético com todas as informações da sua planta progenitora e também da nova árvore que está por nascer depois de seu plantio. Sendo um banco de dados  que definirá que árvore irá nascer.

                Semear acima de tudo é um ato de fé pois, lançamos uma semente que é uma garantia em nossa mão.É um pão, é um grão formado que se fosse vendido e moído teria valor tanto nutricional como financeiro. É um ato de fé no sentido  em que para semear uma grande área pode-se lançar até mesmo toneladas de grãos  na terra sem ter certeza de que vai nascer. Por um tempo não vimos a semente mas cremos na sua germinação. Por um tempo  a semente está sob a terra ou sob a  água até o tempo determinado por Deus para subir á superfície em forma de uma grande planta que se multiplicará em várias outras sementes.  “Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra.Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará.Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Eclesiastes 11:1-4

                Na nossa vida com Deus também é assim, devemos evangelizar falar do amor de Deus para todos quantos pudermos, pois não sabemos qual vai prosperar se este ou aquele ou ambos.

                Na vida espiritual devemos semear  através da fé toda sorte de bênçãos pois certamente voltará para nós tudo aquilo que fazemos,e de forma mais abundante. Semeamos ofertas e colhemos prosperidade.

                Muitas vezes na fé a semente do amor e da renúncia demora para nascer, é por falta de humildade, é a sequidão, devemos regar com as nossas lágrimas em oração e súplica. Tem vitória que você já plantou, mas falta regar com oração para que o venha á tona a sua vitória.

                Tem sementes que tem uma estação certa para nascer. As sementes também possuem um mecanismo de proteção da próxima geração, evitando que a planta germine em condições desfavoráveis ao crescimento. Em áreas de invernos rigorosos, as sementes podem passar o inverno todo debaixo da nevedormentes, só germinando na primavera.

                Não devemos questionar o tempo de Deus na nossa vida pois certamente algumas sementes demoram mais que outras para brotar. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé. Gálatas 6:7-10

                Se semeamos  na carne ou seja nos desejos humanos e prazeres desta vida, colheremos a corrupção ou seja a deterioração do caráter humano, mas se plantarmos no Espírito, ou seja , atitudes que estão em acordo com a vontade de Deus para tua vida, colheremos a eterna comunhão com Deus.

                 Tudo que semeamos volta para nós.Isto não impede o perdão de Deus e a comunhão com ele, veja que o rei Davi pecou contra Deus e foi repreendido, veio a se arrepender e restaurou  a sua comunhão com Deus.Porém isto não o impediu de colher o fruto daquilo que plantou . “Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. 2 Samuel 12:9-10

                  Gostaria de te dizer que eu e você somos também como esta semente.Pois dentro de nós temos a informação necessária para definir o que seremos depois  do nosso plantio, pois nosso fim será ser plantado na terra. “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Gênesis 3:19

                  A nossa vida na terra dirá que semente e frutos daremos. Cedo ou tarde se Jesus não voltar seremos plantados (sepultados), e no despontar do sol de justiça, na primavera de Jesus, nós levantaremos (ressurreição) então como uma planta ressurge com suas características nós na eternidade ressurgiremos e seremos resultados de nossa vida na terra.“Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Mateus 7:20

                  Nossos  frutos não são nossos filhos, pois eles são de Deus, são herança e galardão. “Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão. Salmos 127:3

                   Os nossos frutos são nossas atitudes pois por elas seremos julgados e não pelos atos de nossos filhos. “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. Ezequiel 18:20

                   O fruto na verdade é um só dividido em partes. “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22-23”Estas são as qualidades que devemos ter.Sendo uma semente que tem isto no seu interior certamente na ressurreição dos últimos dias seremos uma árvore de bons frutos.

 

                A  própria vinda do Senhor será como uma colheita final. “E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi segada. Apocalipse 14:16” e “Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. Mateus 3:12

                Somos chamados para sermos semelhante a Cristo, e veja o que Cristo testificou dele mesmo. “E Jesus lhes respondeu, dizendo: E chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado.Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. João 12:23-25

Tenho plena convicção em cristo que seremos sepultados como uma semente para como Cristo ressurgir incorruptível.“Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente.Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. 1 Coríntios 15:35-44

                    Mas se você que está lendo isto, e se sentiu como uma árvore que produz frutos maus, tem levado uma vida que não agrada a Deus e se morresse hoje seria uma semente má que ressurgiria como para a vergonha eterna, eu lhe apresento uma técnica que converte árvore de maus frutos em árvore de bons fruto. O enxerto é esta técnica.

                     Um  ramo que não produz bons frutos, pode ser quebrado e enxertado numa árvore de bons frutos e então se torna participante da seiva e assim passa ter uma nova natureza. “E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.
E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Romanos 11:16-19

                      Não temos uma raiz santa, pois somos nascidos em pecado, mas pela fé somos enxertados na oliveira verdadeira, e assim recebemos nova vida espiritual passamos a ser sustentados pala raiz. “E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso. Isaías 11:10

                          Deus hoje te faz este chamado a se deixar quebrar, cortar aquilo te faz mal, toda raiz que hoje te prejudica e ser enxertado na oliveira. Até aqui sua vida foi de dificuldades pois na sua essência havia apenas conceitos humanos de certo e errado, de bem ou mal, mas hoje Jesus te chama para mudar os teus conceitos e te fazer frutificar e ser com ele um em Deus. “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. João 17:21

 

                          DC  Nelson Quadros   11/12