Presentes para Jesus.

  natal jesus

 

   Mensagem de Natal. Texto base: “E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria.E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.Mateus 2:10-11

    Primeiro ponto interessante nesta mensagem é que o momento em que os presentes foram dados a Jesus , ele não estava na manjedoura,  nem mesmo na estalagem ou estrebaria onde nasceu. De fato Jesus nasceu em uma manjedoura, como sinal de humildade. “E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.Lucas 2:7” já no nascimento se cumpre as palavras do profeta Isaías, sobre a rejeição do servo “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Isaías 53:3

A cena que vemos na TV nos shoping’s e nas igrejas e até nos filmes sobre Jesus pode não ocorrido da forma como é representada, mas o que de fato importa é que aconteceu e tem um significado muito especial. No momento em que foi achado pelos magos Jesus poderia ter até 2 anos de idade no máximo e estava em sua casa, com sua mãe e não mais na estrebaria.Fato este confirmado, pela ordem de Herodes.  “Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos. Mateus 2:16” O rei Herodes diligentemente, com afinco com interesse, com aplicação inquiriu , perguntou, calculou a possível idade de Cristo quando foi encontrado pelos magos, e por isto  resolveu matar todas as crianças com até dois anos, provável idade de Cristo.Também o texto não fala de manjedoura mas de casa.

Dito isto vamos analisar a porque estes três presentes foram entregues, cabe dizer que a Bíblia não diz que são três reis , nós o supomos assim devido a três presentes, mas poderia ter muitos reis do oriente, ainda que seja pouco provável que apenas três lhe presenteassem .

A expressão magos , não tem no momento um sentido de bruxo, ou feiticeiro mas sim de sábio, cientista ou astrólogo. “E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, Mateus 2:1

“, regoziram-se muito com grande alegria” Uma alegria muito grande tomou conta dos reis, pois eles fizeram uma longa viagem pelo deserto seguindo uma estrela , que eles sabiam, que os levaria ao Rei dos Judeus.Eles eram reis nos seus países, a Judéia era um pequeno país dominado pelos romanos, é difícil entender a alegria deles, pelo nascimento de um rei de um pais muito distante e sem expressão. Sim mas eles conheciam as Escrituras judaicas que prediziam o nascimento de um rei que governaria todas as nações e povos da terra e este mesmo seria a própria estrela.  Os reis conheciam os salmos.“Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra. Salmos 24:8”, 

Os reis conheciam  o profeta Zacarias.“Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. Zacarias 9:9

Os reis conheciam as visões de Daniel. “Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,Daniel 2:44

Eles se alegraram pois nascia o Reis dos reis . “E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Apocalipse 19:16

Entendemos a grandiosidade do evento e uma estrela os guiou, a saber o próprio Jesus. “Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. Apocalipse 22:16

“ prostrando-se, o adoraram” A adoração é um reconhecimento da autoridade de Deus , e do Rei do universo. Três sábios reis do oriente se ajoelharam diante de uma criança, em sinal de submissão, adoração e reverencia, mesmo Jesus ainda não tinha se manifestado, mas eles criam pela palavra de Deus. Toda a sabedoria do oriente se prostra á Jesus. Nós precisamos a cada dia nos prostrar mais aos pés do nosso Rei, nós devemos mais reverencia e temor , pois Ele é Rei e Nós somos servos.

ofertaram-lhe dádivas: : ouro, incenso e mirra.” Os três presentes, ofertados a cristo foram , dados por quem conhece a vida e a morte do messias, os reis, conheciam as profecias que regeriam a vida daquela criança, os três presentes são proféticos e tratam do tríplice ministério de Jesus, sua natureza , sua vida e sua morte.

ouro” Ouro é o presente dado a Cristo que fala sobre a riqueza que o mundo não viu mas os reis sabiam que estavam diante de um Rei, mas não só um rei e sim o maior dos reis que já existiu e existe até hoje.Os reis eram presenteados com ouro, como á rainha de Sabá presenteou o rei  Salomão: “E chegou a Jerusalém com uma grande comitiva; com camelos carregados de especiarias, e muitíssimo ouro, e pedras preciosas; e foi a Salomão, e disse-lhe tudo quanto tinha no seu coração.1 Reis 10:2” o Reis de Israel , presenteou o rei da Assíria com ouro. “E tomou Acaz a prata e o ouro que se achou na casa do Senhor, e nos tesouros da casa do rei, e mandou um presente ao rei da Assíria. 2 Reis 16:8”. Os reis se presenteavam com ouro, o ouro estava no palácio na roupa e na coroa do rei. A primeira mensagem a ser entendida com o presente é que Jesus seria um rei.Ainda hoje neste natal Jesus que ser rei na sua vida, entregue a ele a soberania que lhe é devida.

incenso” O incenso era usado pelos sacerdotes no templo. “E sobre ela deitarás azeite, e porás sobre ela incenso; oferta é de alimentos.Levítico 2:15” e nas ofertas pelo povo o sacerdote intercedia pelo pecado do povo, ou na oferta de manjares louvava a Deus com gratidão. “E sobre ela deitarás azeite, e porás sobre ela incenso; oferta é de alimentos.Levítico 2:15” . o Incenso foi dado a Jesus para simbolizar que ele seria um sumo sacerdote de nossas vidas como o escritor de Hebreu bem explica. “Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, Hebreus 3:1” Como sumo sacerdote Jesus intercede por nós como o sacerdote da antigo pacto intercedia pelo povo. “Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.Romanos 8:34”. Jesus transferiria os rituais do templo para si mesmo, e se tornaria 0 Sumo sacerdote de nossas almas para sempre. Ainda hoje Jesus intercede por ti, e quer ser teu ajudador, se você permitir ele levará diante  Pai o pedido de perdão pelos teus pecados, e te dará uma nova vida.

mirra” A mirra era usada no embalsamamento de mortos e está ligado com a morte. “E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés.Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer, na preparação para o sepulcro.João 19:39-40” O texto nos diz que era costume preparar os mortos com mirra, logo Maria passou a perceber que seu filho morreria a exemplo do dissera a profetiza Ana. Após a morte de Jesus aparece uma discípulo com uma quantia de mirra para preparar o corpo de Cristo, assim o presente do rei se faz notório, pois anunciava a morte prematura do Rei. No momento da visita os três reis profetizaram a respeito, da vida e obra de Jesus. Uma mulher derramou um ungüento que preparava Jesus para sua morte, dias antes de ele ser posto na Cruz. “Aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com ungüento de grande valor, e derramou-lho sobre a cabeça, quando ele estava assentado à mesa.Ora, derramando ela este ungüento sobre o meu corpo, fê-lo preparando-me para o meu sepultamento.Mateus 26:7-12”. Jesus já menino tinha certeza de sua missão.Quando viu João Batista no Jordão, logo ouviu; “E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.João 1:36” O inocente que morreria por todo o que crê.

Fico pensando se aos doze anos Jesus na sua casa contemplava aqueles presentes , que a família guardava como relíquia.Que de tempos em tempos  Jesus mexia nos seus presentes e vinha em sua mente a grandeza de sua missão, Rei, Sacerdote e Cordeiro de Deus.

Jesus é nosso Rei, ele é nosso sacerdote, e também morreu por nós. Os magos não se enganavam achando que o reinado de  Cristo chegaria até o oriente. Eles tinham certeza da morte de Jesus pelos pecados da humanidade.

No natal trocamos presentes, de forma inconsciente, pois Jesus recebeu presentes no dia de seu nascimento , no Natal. Mas na verdade foi a humanidade que recebeu o maior presente da parte de Deus, o seu filho amado. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Neste natal, neste ano e todos os dias do ano , lembre do real sentido , no nascimento de Cristo. O menino cresceu, embora no inconsciente coletivo ele é um bebe no colo de Maria, ele na verdade é Rei, “E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Apocalipse 19:16”Sacerdote “Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Hebreus 4:14” e Cordeiro “Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.Apocalipse 5:12”. Neste momento na glória Jesus é tudo a que os reis profetizaram no seu nascimento.

Aceite hoje, a sua soberania, a sua intersecção e o seu perdão incondicional.

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. 

                                                                                       Pb Nelson Quadros.       12/2014