Deus te vê!

          Deus te vê

                   O nosso Deus é onisciente, onipresente, e Todo-Poderoso, Ele recompensa a cada um segundo as sua obras. “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. Mateus 16:27

                  Para dar total entendimento a este conceito sobre o caráter de Deus vou comentar fatos da vida de Davi, o segundo rei de Israel. Por meio de sua vida vamos ver que Deus está vendo o que fazemos e certamente nos recompensará pelas nossas obras.

                  Samuel era o profeta em Israel, quando o então rei Saul havia sido rejeitado por Deus devido a sua rebeldia. Jeová envia o profeta para ungir o novo rei das doze tribos de Israel. “E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao SENHOR; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício.E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido. 1 Samuel 16:5-6

                  Samuel chega na casa de Jessé, pai de Davi para fazer um sacrifício e ungir um rei, conforme  Jeová lhe ordenara.Antes do sacrifício e da refeição Samuel santifica a Jessé e  os seus filho e já vai analisando qual deles daria um bom rei.

                  Nem mesmo o grande profeta Samuel, aquele que tinha íntima comunhão com Deus e ouvia a sua voz, conhecia a Davi. Na hora da refeição e do sacrifício, o pai de Davi não se lembrou dele , e nem os seus irmos, pois Samuel já havia iniciado  os preparativos para o sacrifício sem o desconhecido e desprezado Davi. “. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício

                    Quando Davi foi escolhido por Deus , ele foi testado em oculto pois é nos atos praticados em secreto que o homem revela o seu verdadeiro caráter.Em público na igreja ou na rua tomamos o cuidado de sermos aceitáveis pela congregação e pela sociedade, mas no nosso íntimo só nós e Deus sabemos quem somos.

                    Davi não foi lembrado por Samuel, isto não significa que Samuel não era homem de Deus, mas  sim que o Senhor estava tratando de forma particular e pessoal com seu escolhido para criar nele um caráter forte.Algumas lutas nós passaremos sozinhos e o nosso pastor não ficará sabendo parece que não nos vê, isto não significa que ele não é homem de Deus, mas sim que Deus quer moldar atua vida em secreto em particular. “Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços?

                    O fato de Davi não ter sido lembrado por seu pai, simboliza que algumas lutas nem a sua família ficará sabendo, são lutas internas que se travam no íntimo da alma e na fronteira do espírito, são ursos e leões que estão dentro de cada um de nós.Ninguém está vendo, nem nossa família.São lutas que nem a tua esposa sabe, são setas malignas que tomam a nossa mente e nem nosso cônjuge se soubesse poderia nos ajudar. “Porque, mesmo quando chegamos à macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro. 2 Coríntios 7:5

                    Por fim Davi não foi lembrado por seus irmãos, pois em momentos da caminhada com Cristo que ele quer ser o nosso guia e nem os irmãos da fé poderão nos ajudar, somente aquele que tudo vê. “E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui. 1 Samuel 16:11

                    Mas há um que sempre viu Davi, é aquele que sempre te vê. Deus conhecia seu servo. Quando a todos Davi era anônimo ao Senhor ele era conhecido, saiba que Deus conhece a tua vida.“Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas

                    Quando Davi se apresenta para Saul ficamos sabendo de coisas que só Davi sabia, pois foram feitas no seu tempo a sós com Deus.“Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. 1 Samuel 17:34-36

                    Davi tinha comunhão com o Senhor, e sabia que Deus o via e lhe dava suas vitórias contra o urso e contra o leão, em secreto longe do olhar do pastor , da família, e da igreja .Era um tempo de preparação

                    Davi foi digno de ser rei pelas suas conquistas em oculto.Ele foi ungido e recompensado por Deus e não pelo homem que não o via ,o que fazia em secreto. Deus estava vendo e o recompensou.Eu te digo que Deus está vendo as tuas lutas, Jesus conhece a tua intimidade,  e quando pensas que ninguém te pode ajudar o Espírito Santo está ao teu lado sussurrando no teu ouvido: “Estou contigo  meu filho” .“Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel.E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra. 2 Samuel 7:8-9

                    Deus te recompensará pelo que tens lutado em oculto ele tudo vê.

                    Deus deu grande riqueza a Davi um reino um, palácio muitas vitórias muita riqueza e muitas esposas.

                    Um dia o rei Davi andava pelo terraço de sua casa e viu uma mulher ,esposa de seu servo Urias.Mandou chamá-la e se deitou com ela.Ela engravidou e seu marido, Urias,estava na frente de batalha, e não sabia de nada.

                    Davi mandou chamar seu servo para casa , pois pensava que ele dormiria com sua esposa, e assim ninguém saberia que o filho  era de Davi.A mulher ,Bateseba, concordou.Mas Urias não foi até sua casa frustrando o plano de encobrir o adultério e a gravidez.

                    Então o rei escreve uma carta e mandada  por mão de Urias, para entregar ao seu general na guerra.Na carta havia instruções para matar Urias e assim, permitir que a viúva dele se unisse ao rei, encobrindo desta forma o adultério e a gravidez. O pecado não cessa começou com adultério, logo uma gravidez indesejada , e por fim um homicídio de um justo homem inocente. “Um abismo chama outro abismo, .... Salmos 42:7

                    Depois disto o rei Davi tocou a sua vida como se nada tivesse acontecido, pois fez de tudo para ocultar seus crimes e a seu ver estava tudo resolvido, Urias morto, e casado com a viúva, esperando seu filho, o fruto do pecado

                    Nem o profeta Natã sucessor de Samuel sabia, nem as outras mulheres de Davi sabiam, tudo fora feito em oculto , em secreto e todas as providências para que ninguém soubesse foram tomadas. . “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7

 

                    Mas um dia Deus que tudo vê revela os atos secretos de Davi para Natã, e o manda falar com o rei.E lhe conta uma história, uma lide  para  ser julgada pois o rei também julgava as demandas do povo.“E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele.Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso.E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul; 2 Samuel 12:4-7”

                    Deus faz Davi reconhecer o seu pecado, e logo lhe faz lembrar de onde Davi tinha saído.O Senhor lembra a seu servo que o havia chamado quando ninguém o via e lhe tinha honrado por seus feitos em oculto.

                    Agora Deus fizera Davi lembrar que Ele contempla a vida de cada um e nada pode ficar oculto aos olhos do Senhor, por mais que se tente esconder.Deus recompensa por aquilo que fazemos em oculto tanto de bom como de mal e diz a Davi. “Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol. 2 Samuel 12:11-12

                    Quando Davi em oculto honrou a Deus foi honrado diante de toda a nação, e agora havia pecado em oculto e seria punido perante toda a nação.Deus é justo ele nos recompensa pelas coisas que fazemos em oculto. “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. Hebreus 4:13

                    Não há uma só pessoa ou criatura encoberta antes todos nós estamos como nus diante do Senhor.Outra verdade é que todos teremos que um dia tratar com o Senhor de nossos atos. Toda humanidade comparecerá diante do Senhor crentes ou não, católico ou budista toda a humanidade, pois não há criatura alguma oculta. Todas as obras,coisas boas ou más. “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. 2 Coríntios 5:10”

                    A promessa de Deus para nós é que tudo será esclarecido até o oculto. Quem sabe há na tua vida algo que o pastor não viu, a tua esposa não viu a igreja não viu, saiba que Deus viu e ele te recompensará. “Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Eclesiastes 12:14

                    Deus não pode mudar a sua natureza de Justiça.Se somos fiéis ele nos abençoa se somos pecadores receberemos o salário do pecado que é a morte, e morte é separação eterna de Deus.Deus não pode abençoar o infiel pois é contra a sua natureza, “Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos;Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. 2 Timóteo 2:11-13

                    Se somos infiéis ele permanece fiel, ou seja nos dará o que merecemos.Este texto isolado é um brado de vitória pois já ouvi nos púlpitos isto sendo bradado assim : “ Mesmo que somos infiéis Deus permanece fiel!!!” Isto é verdade, pois se morremos com Cristo , com Cristo ressurgiremos , mas se o negarmos Deus nos negará.

                    Mas a vida de Davi não terminou com a sentença de Natã, o profeta apenas fez Davi lembrar que Deus estava vendo ele o tempo todo.

                    Deus via Davi quando moço e via ele agora da mesma forma.

                    Davi se arrependeu e reconheceu a sua culpa e foi perdoado pelo Senhor então escreveu o salmo 139, reconhecendo o quando Deus nos vê.Neste salmo temos a mais linda referência sobre a onisciência de Deus.Somente Davi, um homem que recebeu do Senhor uma tão grande lição poderia escrever algo tão profundo.“ SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. Salmos 139:1-6

                   Davi admite que a forma que somos conhecidos pelo Espírito Santo é algo que nossa mente humana não consegue entender. “Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.

                 

                   Por isso sabemos que Deus te recompensará, inclusive quando em secreto orares pedindo força para vencer os temores e lutas internas.Em secreto quando orares saiba que Jesus te ouvirá e te perdoará restaurando a comunhão. “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. 
Mateus 6:6

                  Que a graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.  

                                                                         Pb Nelson Quadros  06/2013