Texto base: “No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir. Romanos 5:14”
Quando Adão pecou, toda raça humana pecou pois ele era representante da humanidade, o pecado entrou no mundo por meio do pecado original. “até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão”. “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Romanos 5:12”
Toda humanidade estava sob o domínio da morte, visto que todos pecaram e o salário do pecado é a morte, cada homem ao pecar trazia sobre si este juízo terrível. Mas a morte reinou de Adão até Moisés, vamos entender o que ouve neste tempo.
Adão foi posto por Deus no jardim do Éden para lavrar e guardar, mas lá estava um personagem que estaria permeando toda a bíblia e toda a história da humanidade.
A Serpente entra em cena. Este animal criado por Deus era o mais esperto e inteligente de todos os animais que Deus criara, capaz de interagir com a mulher . “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?Gênesis 3:1”
Na verdade , satanás estava agindo através da serpente, apesar de não ser dito literalmente, no momento da queda, sabemos que satanás é sinônimo de serpente , a partir deste evento, sempre que alguém falava em serpente logo pensava em satanás, o adversário, o dragão, o enganador , o adversário. “Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. Apocalipse 20:2”
O homem passou a ser inimigo de todo tipo de serpente, pois também o Senhor o Disse: “Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Gênesis 3:14-15” Logo todo homem que se depara com uma serpente lembra se da sua avidez de sua astúcia e perigo, tendo uma aversão natural.
A humanidade estava em apuros e a morte estava reinando, e não se tinha cura para a chaga mortal do pecado trazido pela serpente.
Em determinado momento Deus atenta para um hebreu que ele tinha escolhido desde o ventre de sua mão Joquebede, para uma tarefa grandiosa: libertar a grande nação de Israel que estava escrava na mão de faraó no Egito.
Ao chamar Moisés com oitenta anos ele era pastor de ovelhas e um tímido homem,que sabia da grandiosidade do chamado logo argumenta com Deus que seria difícil fazer o povo crer no seu chamado á liberdade.Foi então que o Senhor lhe dá um sinal. “E o Senhor disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara.E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela.Êxodo 4:2-3”
Ao lançar na terra a sua vara ,Moisés leva um grande susto ao ver que ela se tornara em serpente, pois as serpentes são venenosas, mortais como e pecado e Moisés sendo homem prudente fugia do perigo que estava á sua frente.Mas o Senhor manda Moisés pegar a serpente. “Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão;
Êxodo 4:4”
Moisés faz algo que até ali era impensável, pegou a serpente pela cauda e ela se tornou em uma inofensiva madeira.Até este momento a serpente era temida e sua picada mortal atormentava os homens.Deus está dizendo duas coisas á Moisés: 1) A missão de Moisés não seria fácil,ele enfrentaria o Faraó servo de deuses estranhos, estaria enfrentando o poder da serpente que escravizava todo homem, a batalha contra o pecado estava sendo anunciada. 2) Deus estava dando a Moisés um poder que nenhum homem tinha ganho antes, poder contra satanás, a serpente, poder contra o pecado, um sinal para que o povo cresse na sua chamada divina.Isto acontece com cada novo homem chamado por Deus que nos dá poder sobre a serpente pra libertar os cativos do diabo em nossos dias. “Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Lucas 10:19”
Moisés assim como cada enviado de Deus não precisava mais temer a serpente, pois até ali o homem fugia dela mais agora em nome do Senhor temos poder contra o pecado.
Depois disto Moisés entra no Egito, liberta o povo e o leva para o deserto e no deserto o povo que estava livre da serpente, começa a pecar contra o Senhor de modo voluntário. “E o povo falou contra Deus e contra Moisés:Números 21:5”
Assim Deus permite que serpentes andem em meio ao povo causando a morte de muitos, fazendo o povo lembrar do poder do pecado que gera a morte e traz de volta a serpente que esteve no jardim, que imperou até Moisés. “Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel.
Números 21:6”
Ao verem as serpente e as morte o povo imediatamente viu que tinha pecado e pediu pra Moisés que tirassem as serpentes do meio do arraial, pois desde o Éden a serpente estava rodeando a humanidade. “Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Números 21:7”
Porém o Senhor fez diferente, ao invés de tirar a serpente, Deus manda seu servo como dar fim ao poder da morte que estava no pecado do povo. “E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.Números 21:8” O povo que tinha pecado ao olhar para a serpente pregada na madeira, ficava curada do veneno do pecado, livre da morte pelas serpentes.Por isto a morte reinou até Moisés, quando ele levantou a serpente no madeiro o povo que pecara olhava seu erro e ficava curado.
Hoje vivemos a mesma situação, pois estamos em um mundo pecaminoso, e o senhor não eliminou a serpente, mas nos deu o antídoto. Satanás não tem poder sobre nós pois estamos debaixo da cruz de Cristo. “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.João 17:15”
O reinado da morte acabou em Moisés, pois ali foi instituído a morte substitutiva dos cordeiros, que encobriam o pecado e apontavam para o supremo cordeiro que logo tiraria o pecado do mundo definitivamente. “E ele oferecerá a sua oferta ao Senhor, um cordeiro sem defeito de um ano em holocausto, e uma cordeira sem defeito de um ano para expiação do pecado, e um carneiro sem defeito por oferta pacífica; Números 6:14”
O poder da serpente estava anulado e a morte dos cordeiros apontavam para o sacrifício de Cristo, como disse João Batista. “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29”
Assim Jesus disse aos seus discípulos, que assim como Moisés levantou a serpente de bronze pelo pecado do povo,Jesus seria levantado no madeiro pelos nossos pecados,para nos livrar do poder da morte. “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.João 3:14-16”
O reinado acabou por duas razões: 1) A criação dos sacrifícios levíticos que apontam pra vinda de Cristo. 2) O levantar profético da serpente no deserto que aponta para o levantar de Jesus na cruz pelo pecado da humanidade.
A morte reinou, mas não reina mais. “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Romanos 6:14”
Sejamos livres do domínio da serpente em nome de Cristo o cordeiro de Deus. A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.
Pb Nelson Quadros. 09/2013