Jesus e Moisés.
No Antigo Testamento em um momento em que Deus, falava com Moisés e lhe dava as ordenanças, o Senhor respondia a um questionamento de Moisés, sobre o povo de Israel ,que não o ouvia,nem ouvia a Deus pois Moisés não falava de si, mas somente o que ouvia pelo Espírito.
Deus prometeu a Moisés outro profeta semelhante a ele, e disse que a este o povo ouviria, e desde aquele momento o povo passou a esperas por este profeta, e a forma de identificar seria “semelhante a ti”.
Quando João Batista apareceu no deserto pregando, logo os fariseus lhe mandam perguntar; “Jo, 1:21 - E perguntaram-lhe: Então, quem és, pois? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não.” Este fato nos mostra que o povo de Israel se lembrava da promessa de Deus mas esquecera do modo de identificar.
A promessa foi essa: Dt 18;15. O SENHOR, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis; 18. Eis que lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
Vamos então, comparar as características de Moisés e ver quem se assemelha a ele.
1. 1) As circunstâncias do nascimento de Moisés.Ex,22. Então, ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, ...”Foi dada uma ordem para matar todos os meninos recém nascidos.
Quando Jesus nasceu: “Mt 2;16. Então, Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos.”
2. 2) O profeta que se pareceria com Moisés deveria ter um intima comunhão com Deus e ouvi-lo, e suas palavras viriam do próprio Deus.. “Ex 33;11. E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; ...” e Jesus. “Jo 14;24. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.”
3. 3) Este profeta como Moisés deveria ser um legislador.
Moisés: “Ex, 34:28 - E esteve Moisés ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do concerto, os dez mandamentos”
Jesus: “Jo, 13:34 - Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.”
4. 4) Libertador: Moisés foi chamado por Deus para por um povo em liberdade, para enfrentar a faraó “Ex 3;10. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.”
Jesus, também veio para libertar a humanidade, do opressor de nossas almas. “Jo 8;36. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres”.
5. 5) Profeta. Outra qualidade de Moisés que este novo enviado deveria ter é ser profeta.
Moisés: “Dt 34;10. E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o SENHOR conhecera face a face”
Jesus: “Jo, 8:51 - Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte”
6. 6) Outra grande semelhança é que ambos foram vistos após a morte. Moisés aparece a Jesus . “Mt, 17:3 - E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.”
Jesus: Após a morte apareceu a seus discípulos.“Lc, 24:31 - Abriram-se-lhes, então, os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes”
7) O jejum de quarenta dias e quarenta noites: De Moisés "E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos. Êxodo 34:28 " E o jejum de Jesus. "E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; Mateus 4:2"
E esta é a maior vitória , pois Moisés foi dado como morto, mas aparece vivo e seu corpo nunca foi achado. "Jd, 1:9 - Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda."
O próprio diabo não sabe o que houve, assim também o corpo de Jesus não ficou na sepultura, foi buscado mas não foi achado pois está vivo, e pronto a operar na minha e tua vida como fez nos dias dos discipulos, pode fazer hoje em nossa vida.
Estevão em seu discurso final reconheceu Jesus como o prometido por Deus a Moisés. "At 7,37. Este é aquele Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor, vosso Deus, vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a ele ouvireis. "
Certamente que há muitas outras semelhanças entre estes dois servos de Deus, mas não quero ser cansativo, por isso, amado irmão e amigo em cristo, venho lhe afirmar que temos um grande libertador, profeta, Jesus, que mesmo hoje pode te libertar, das mãos do opressor, e te conduzir a uma terra de descanso, ele quer ser teu orientador, pois seus mandamentos são vida. Clame a Deus que ele ao ouvir lhe enviará um profeta semelhante a Moisés, mas infinitamente superior em poder e glória.
Dc Nelson Quadros ! 28/12/2010