Morte de Cruz!

Nelson quadros

                              Quem nunca se perguntou porque Jesus teve de morrer em uma cruz ?E porque sua morte foi o fato mais importante desde a criação do homem?Porque temos cruzes em nossos cemitérios?

                              Quando Deus criou o homem e o colocou na terra, onde satanás já estava, por nenhum momento Deus se enganou com o homem ele sabia de tudo , como também sabia que o inimigo de Deus tentaria destruir a sua criação.

                             Logo no início, vemos Deus colocando uma lei natural, imutável para o ser humano: “Gn, 2:17 - mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”o homem fora  criado para ser eterno e quando enganado pelo diabo recebe a triste sentença. Mas não definitiva, “certamente morrerá”! A primeira lei eterna condena todo homem que pecar à morte. “Ez, 18:4 - Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.”  A sentença de Adão veio se estendendo para toda humanidade, todo pecador deve morrer.

                              Então, temos um tremendo dilema, todo homem que desobedecer à Deus é digno de morte, e segundo afirma o apóstolo João todo homem é pecador , o apóstolo Paulo cita : “Rm, 3:10 - como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.”

                             Logo pensamos que toda a raça humana deveria ser exterminada, fato que quase aconteceu nos dias de Noé.Mas Deus na sua infinita misericórdia criou uma maneira de não matar o homem , vamos ver como foi.

                                 Foi criado um sistema de sacrifício de animais em lugar da vida do pecador: “Ex, 29:36 - Também cada dia prepararás um novilho por sacrifício pelo pecado para as expiações e purificarás o altar, fazendo expiação sobre ele; e o ungirás para santificá-lo.”  Esta é a  cena da instituição da expiação provisória,onde um novilho ou outros animais como bodes cordeiros, e pombas, seriam mortos diariamente  pelos pecados dos homens.Assim quando Deus via um pecador e segundo sua lei devia matá-lo, via o sangue de um animal morto pelo pecado do homem, acabava desviando sua justiça daquele homem.Conforme Hebreus: “Hb, 9:22 - E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão”.Todo pecado exige o derramamento de sangue do pecador ou de um substituto, assim por século o homem pode se apresentar diante de Deus sem ser morto.Entretanto tinha ainda um problema.

                            Os  animais eram usados como figura de morte do pecador , o animal morria no lugar do pecador, mas o preço era inferior, pois o homem é a maior criação.Sendo assim , os animais não se igualam a nós. “Hb, 10:4 - porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire pecados” Era impossível que o sangue de animais irracionais tirassem o pecado do homem, apenas o encobriam, como uma tinta em uma parede, mas a cor antiga, do pecado ,ainda estava por baixo do sangue inocente de cordeiros.

                            Então era preciso um sacrifício superior e definitivo, já que tudo isto era apenas figuras. “1 Cor, 10:11 - Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.” É  claro que eram figuras que apontavam para Cristo, o sacrifício perfeito!

                            No antigo testamento, quando Moisés guiava o povo, este começou a pecar e o pecado é claramente uma figura da serpente, assim no deserto, como no Éden, satanás começou a “picar” o homem.O homem picado pela serpente(satanás)começava  a morrer, segunda a lei de Deus. Diante disso o povo de Israel começou a pedir para Moisés uma solução, pois muitos viam o pecado e a morte dos irmãos e queriam se livrar.Então Moisés fala com Deus e este lhe responde: “Nm, 21:8 - E disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela

                          O problema do povo de Israel eram as serpentes.Então , a orientação era pendurar uma serpente à semelhança das verdadeiras em uma haste de madeira,e cada um que olhando para a serpente, pregada na madeira, mesmo picado pelas serpentes reais, não mais morreriam, mas passariam a viver. “Nm, 21:9 - E Moisés fez uma serpente de metal e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal e ficava vivo

                               Como no deserto, hoje muitos são enganados pela serpente e o sangue de animais é insuficiente diante de Deus, e o Deus cria a lei ,cria também o escape: “Dt, 32:39 - Vede, agora, que eu, eu o sou, e mais nenhum deus comigo; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e ninguém há que escape da minha mão.”Deus não é injusto com o homem ele criou a lei, o homem não a obedece, então Deus cria a solução:

                                            “Jo, 3:14 - E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,” Deus enviaria seu filho para morrer por toda a humanidade, da mesma forma como enviou o livramento no deserto, e o texto citado foi dito por Jesus, para Nicodemos, ele mesmo o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, sabia de sua missão na terra .

                                          Do mesmo modo como a serpente foi levantada no deserto, Jesus seria levantado para que todo que for enganado pelo diabo quando estiver morrendo, olhar para a cruz de Cristo,pela fé viverá.Quando um pecador destinado à morte olha para Jesus na cruz, crê e aceita a sua morte redentora, Deus passa a não mais  imputar pecado a este homem.  A redenção do povo que ao ver a serpente ficava curado, quando conseguimos pela fé ver nosso pecado em Cristo na cruz ficamos libertos  e viveremos. “2 Cor, 5:21 - Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”Jesus se fez pecador por nós e todo pecador deve morrer, assim quando Cristo morreu, com ele morreu o pecado de todo aquele que crê.

                                         Se no deserto desta vida o diabo tem te enganado, olhe para a solução de Deus , olhe pela fé para Cristo, aceite a sua morte substitutiva, morra com ele na cruz e renasça com ele pelo batismo! “Rm, 6:4 - De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”

                                  Jesus foi obediente à Deus em tudo e cumpriu a sua missão na terra “Fl, 2:8 - e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.”Esta morte foi  por mim e por ti, a morte na cruz foi a nossa redenção.Ele morreu para salvar toda a humanidade!Por isso quando sepultamos aguém colocamos cruzes nas lápides, para lembrar que este  ressuscitará, na volta de Jesus.Eu te faço o desafio de viver uma vida regrada, não pela cruz, mas por aquele que na cruz venceu a morte!!

Rm, 6:23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.”

                           Todo aquele que peca trabalha para sua morte eterna, mas todo aquele que aceita o presente gratuito de Deus , que é a vida eterna em Cristo, não mais morrerá!Pare de trabalhar pela morte e receba de graça a vida, preparada por Deus em Cristo.

                                                                                   EV Nelson Quadros   02/2011