Jugo Desigual. O Boi e o Jumento.

               jugo desigual

                            Texto base: “Com boi e com jumento não lavrarás juntamente.Deuteronômio 22:10

                            O jugo é uma peça de madeira que une dois animais , geralmente uma  parelha de bois, quer para puxar um arado ou um carroção de madeira . O jugo é usado desde os tempos bíblicos até hoje para fazer com dois animais trabalhem juntos, dividindo o peso a ser carregado , dividindo a resistência do arado no solo.Também o jugo que prende os bois ao mesmo tempo em que divide o trabalho ele multiplica a força. Assim dois animais devidamente aparelhados no jugo produzem o dobro de força, assim o dobro de trabalho que um sozinho faria, e tarefas impossíveis para um só se tornam fáceis para dois, graças ao jugo.

                         Porém no livro de Deuteronômio, temos uma ordem direta e sucinta, a saber : “Com boi e com jumento não lavrarás juntamente”. Em primeiro lugar devemos observar que é uma lei de Deus dada ao homem por Moisés servo do Senhor.Esta lei visa a preservação dos animais, pois um jumento tem um a força e um tamanho peculiar enquanto o boi tem outra força e outro tamanho próprio.Também o temperamento de um animal  é diferente do outro e a estrutura física também.

                          Dois animais de tamanho, forças e estrutura física diferentes presos a um mesmo jugo, trariam vários problemas  durante a seara.O animal mais forte certamente trabalharia mais do que o animal menor gerando sobrecarga fadiga e sofrimento.Enquanto que o jugo machucaria  o pescoço do animal menor que por ser  mais fraco seria, esfolado pelo tamanho do jugo desproporcional.Também ficaria em desvantagem quanto á altura sendo que um e outro sofreriam durante o trabalho diário tanto o boi como o jumento.

                        Sabemos que na caminhada da vida temos um jugo para por nos ombros como Jesus nos ensina. “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.Mateus 11:29-30”  .

                         Temos um jugo oferecido por Cristo que é suave e leve ajustado ao nosso tamanho que nos permite andar na seara da vida de modo tranqüilo, bem diferente do jugo do pecado “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.Gálatas 5:1

                     

                         A seara da vida é feita para lutar em conjunto com uma companheira (o), todo jovem, homem ou mulher sonha em ter seu companheiro que o ajude a viver em família e assim cumprir o plano de Deus. “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.Gênesis 2:18”. Fomos feitos para viver em dupla, como uma junta,  a levar o jugo de Jesus.

                         Deus sempre teve uma preocupação quanto ao casamento e sempre quis que seu povo escolhido, escolhesse para si esposas e maridos que fossem tementes ao Deus Altíssimo de modo que deixou advertências para seu povo se guardar dos casamentos entre israelitas e povos pagãos de entorno. “Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos;Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.Deuteronômio 7:2-4

                         Quando os israelitas tomaram a terra prometida, eles passaram a conviver com muitos povos ao redor, e Deus teve um cuidado especial em alertar povo para não casarem com pessoas que não dividiam a mesma crença os mesmos costumes e o mesmo Deus.O objetivo disto era evitar que os israelitas se desviassem de Deus e começassem a seguir deuses estranhos quebrando assim a comunhão com o Eterno. “Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses

                            Os patriarcas zelaram pela ordem de Deus veja o cuidado de Abraão em escolher uma esposa para seu filho Isaque, que fosse de entre os da mesma fé da mesma família espiritual. “E Sara, a mulher do meu senhor, deu à luz um filho a meu senhor depois da sua velhice, e ele deu-lhe tudo quanto tem.E meu senhor me fez jurar, dizendo: Não tomarás mulher para meu filho das filhas dos cananeus, em cuja terra habito;Irás, porém, à casa de meu pai, e à minha família, e tomarás mulher para meu filho.Gênesis 24:36-38

                        Mesmo o Pentateuco ter sido escrito muito tempo depois, Abraão já se preocupara em não escolher uma esposa para seu filho de entre os povos pagãos , mas sim uma esposa da mesma fé de seu filho.

                        Muitos anos depois  Isaque,  filho de Abraão, já velho lembrando do cuidado de seu pai com o casamento, ficou muito triste ao ver seu filho predileto  Esaú se casar com uma mulher pagã, quebrando o conselho de seu avô Abraão. “Ora, sendo Esaú da idade de quarenta anos, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu.E estas foram para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito.Gênesis 26:34-35

                             Isaque e Rebeca que tiveram seu casamento dirigido pelo Espírito Santo se entristeceram quando viram que seu filho não seguira os conselhos de seu pai casando com moças hetéias.

                            No período dos reis de Israel o casamento entre israelitas e pagãos trouxe um grande prejuízo para a nação de Israel. Vejamos como ocorreu com Salomão no tocante a seu relacionamento com mulheres estranhas á sua realidade de comunhão e devoção com o Pai. “E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,Das nações de que o SENHOR tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor.E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,1 Reis 11:1-4

                                Notemos que  Salomão teve muitas esposas “moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,” e contrariou a vontade de Deus o que resultou em ruína. “suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses”.

                               Hoje  trago uma palavra para os jovens, solteiros em geral que não se ponham em jugo desigual na hora de seu casamento.É muito importante na hora de escolher um noivo ou noiva procurar entre os da família da fé. Entre os que dividem o mesmo Deus , que pensam da mesma forma, entre os que andam na luz. Deus faz uma pergunta retórica que nos deixa pensativos. “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?2 Coríntios 6:14

                                O apóstolo Paulo nos deixa esta  pergunta, se existe comunhão entre luz e trevas , nos avisa a não nos prender a um jugo desigual. Quando um cristão se prende a um jugo com um descrente, este passam a levar as tarefas da vida em conjunto, sejam as alegrias ou tristezas, saúde ou doença até a morte pois a vontade de Deus para o casamento é que dure até a morte. O jugo desigual vai causar sofrimento pois um poderá suportar as cargas da vida enquanto o outro será mais fraco.

                                 O cristão tem uma carga que o ímpio não tem que é a vigilância, a santidade a vida de oração e comunhão com Deus. “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.Gálatas 6:2

                                O ímpio por não ter aceito a Cristo tem sua alma pasada pelo fardo do pecado. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.Romanos 6:23

                              Freqüentemente, teremos problemas pois um crê que tudo pode outro crê de forma diferente pois um sevre a Deus e outro não serve. “Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.Romanos 14:2

                               Certamente que há uma diferença inegável entre o crente e o incrédulo. "Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. Malaquias 3:18"

                              Mas como podem andar dois juntos se não estiverem de acordo? “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?Amós 3:3” . Como será a vida de um casal que levam cargas diferentes, levando um peso tendo sua estrutura diferente, certamente o mais forte sofrerá mais pelo peso do jugo da vida. O mais fraco será machucado involuntariamente pelo mais forte que fará machucaduras forçando o jugo no pescoço do seu companheiro. Será que conseguiram viver em desacordo? No lar nas finanças no sexo?

                               Indispensável para um casamento cristão abençoado é seguir a vontade de Deus como Paulo nos ensina se for para casar que seja no Senhor. “A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.1 Coríntios 7:39

                             Mesmo entre os israelitas temos cuidar se nosso futuro cônjuge , tem a mesma fé que nós temos pois dentro da igreja há diferentes tipos de cristão que levam uma vida frutífera mas uns mais que os outros. “E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem.Marcos 4:8

                             Devemos orar e buscar em Deus o nosso companheiro de jugo, imagine um cristão que vai produzir a 100% no reino de Deus ele tem uma chamada para pastores uma grande igreja espiritual, se casa com uma irmã que vai produzir a 30% no reino de Deus, entendo que ambos salvos e produtivos na obra do Mestre, freqüentemente terão dificuldades no caminhar sob jugo. Um terá que diminuir a  velocidade ,e outro terá que acelerar para que o jugo não machuque um ou os dois.

                                 Deus  está interessado no teu casamento , busque em oração, observe cada um receberá de Deus, conforme a sua busca. “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;Lucas 11:9

                               Que a graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.

                                                 Dc  Nelson Quadros.       04/2013