Você é judeu ou gentio??

Liberdade

                           Um homem que está buscando a verdade deve ter coragem e determinação, pois chegará um momento da sua busca, que vai achar o que procura. Ao se deparar com a verdade, pode ocorrer que tudo aquilo em que ele crê será posto á prova.

                          Então terá este homem um dilema: Seguir a verdade ou ficar no seu lugar de conforto com idéias prontas. “Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum. João 18:38

                          Vou expor um entendimento 100% bíblico da vontade de Deus para a humanidade.

                     Leia até o fim e medite , com calma , ore a Deus.Não tenha medo de examinar na Bíblia,pois  tudo que colocarei  abaixo deve ser lido e conferido nas escrituras para total entendimento.

                 A bíblia é  o único livro que pode (deve) ser lido acompanhada pelo autor. Peça para Deus estar contigo enquanto estuda este texto, seja sincero eu sei que o Espírito Santo vai falar ao teu coração.

                     Os judeus receberam de Deus um pacto com ordenanças para ser guardado. Nenhum  Judeu sequer conseguiu cumprir inteiramente a lei de Deus. (Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Romanos 3:10)

                     Alei e todos os ritos Judaicos eram apenas  uma figura do Cristo que viria. (Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. Hebreus 10:1) e  (Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. Colossenses 2:17) Por isso não foram atingidos pois  a vontade de Deus em Cristo nenhum homem poderia cumprir.

                           A igreja salva por Deus é composta de Judeus e Gentios ( gentio é qualquer pessoa de qualquer nação que  Deus queira salvar) . Em uma ilustração o apóstolo fala que alguns judeus naturais foram quebrados para que eu e você fôssemos enxertados na verdadeira igreja de Deus. “E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Romanos 11:16-21

                         Em princípio só os Judeus compunham a igreja do Deus vivo, mas após Cristo a vontade de Deus de alcançar  todas as famílias da terra começou a ser  posta em prática. (E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:3)

                         Então os Judeus que guardavam ( e guardam)  a lei, começaram a entrar em conflito sobre se um novo convertido deveria ou não guardar a lei e os ritos judaicos.

                          Este foi o motivo da primeira reunião do então  recém nascido Cristianismo.Que tipos de regras os novos crentes tem que guardar ??  Os pregadores  das boas novas não tinham certeza pois isso reuniram um concílio de apóstolos para resolver o caso.

(amado se quiser agora parar e ler todo o cap. 15 de Atos dos Apóstolos seria bom, mas se seguir terá total entendimento do assunto.)

                            Alguns diziam :  “Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. Atos 15:5”

                            Outros achavam que: “ Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Atos 15:10”

                            Os Gentios receberam igualmente uma selo de propriedade de Deus  e  devem zelar por isto. “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Efésios 4:30

                         A decisão final foi esta: “ Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.
                       E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.
                      Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. Atos
15:19-29”

                      O Espírito Santo,(DEUS)  decidiu que não devemos cobrar dos novos convertidos os ritos da lei Judaica para fins de salvação. ( embora sejam ótimas regras alimentares e de trato, à exceção do olho por olho)

                       Depois disso Paulo passa a pregar em várias ocasiões mostrando que ele guardava a lei por ser Judeu e cria em Jesus para a salvação. Mas não ensinava os novos crentes a guardar artigos da lei mosaica. Veja. (Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição. Atos 21:24-25)

                                Paulo muitas vezes debateu contra seus conterrâneos que não deviam cobrar a guarda de dias ou de certos alimentos por parte dos novos crentes.

Comida: 1-Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. Romanos 14:15

             2- Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. 1 Coríntios 10:25

             3- E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou. Atos 10:15

            4- Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Colossenses 2:16

Guarda de dias.      1-  Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. Gálatas 4:9-11

                                2- Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Colossenses 2:16

                                 3- Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. Romanos 14:5-6

                                

                         Na verdade Jesus cumpriu toda a lei .E nos ensina que todas as leis estão contidas nos seus mandamento que devemos guardar .

 Veja como:   1- E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:39-40

                  2- Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5:13-14

                3- Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:30-31

               4-E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. Colossenses 2:4

              5- Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13:34

Jesus é a máxima expressão da vontade de Deus ! Ouça a voz do Espírito Santo.

                 Leia a bíblia ore busque a vontade de Deus .

                Tenho por certo que este dia em que estudas  estes textos será revelado na eternidade na presença de Deus .

                Tenha em mim um amigo , um irmão de oração,  um companheiro para ler as sagradas letras.

                                  Forte abraço de teu amigo  DC Nelson Quadros.   09/01/2013