O Preço do Tesouro!

                               Tesouro

                     “Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Mateus 13:44

                       No texto citado vemos Jesus ensinado sobre o Reino de Deus, mas algo me chama a atenção neste versículo tão rico e tão abrangente. A coisa mais importante para todo ser humano, o Reino de Deus, foi sintetizado em uma frase. E sempre que leio me pergunto algumas coisas como por exemplo: Qual o valor do campo?O dono não sabia que tinha um tesouro  no seu campo?Qual o valor do tesouro?

                     Primeiro fato importante a ser destacado é que Jesus está falando em parábolas, ou seja, uma história que de forma figurada traz uma mensagem bem mais abrangente do que se imagina. Ao falar por meio de parábolas, Jesus está cumprindo uma profecia messiânica descrita no Salmo 78, e não por acaso mas porque o Antigo testamento já dizia que o Messias falaria ao povo por meio de parábolas. “Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade. Salmos 78:2” Jesus confirma: “Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo. Mateus 13:35

                    O capítulo 13 de Mateus é conhecido como o capítulo das parábolas, pois temos 8 parábolas  em sequência  sobre o Reino de Deus.Este reino a ser implantado na terra e com uma extensão eterna no céu é a maior riqueza de Deus para o homem, e deve der buscado e entendido de forma espiritual com todas as nossas forças.

                    O Reino é um tesouro escondido. E deve ser buscado pois na verdade todos estão buscando de uma forma ou de outra buscam ter paz, saúde, descanso e comunhão com Deus, e o reino é tudo isto  e por fim a vida eterna. “Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Provérbios 2:4

                     Um tesouro escondido, pois o dono do campo não sabia que o tesouro estava nas suas terras.Este homem dono do campo vendeu o campo por um valor menor que o preço do tesouro que estava nele, pois tudo que há no mundo não se compara com o real valor  do reino dos céus.

                      Pode um homem ter um tão grande tesouro bem a sua frente e não perceber? Pode se este homem estiver cego ou surdo acerca da informação do tesouro em seu alcance. No antigo testamento temos uma profecia sobre um tempo em que os homens não veriam o reino dos céus mesmo que estivesse em sua frente. “Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado. Isaías 6:9-10” Isaías predisse que muitos teriam o tesouro á sua frente e não o veriam, antes o trocariam por valores terrenos, como na parábola em que  o homem troca o campo com o tesouro por um  valor menor.Um Reino eterno trocado por coisas passageiras.

                    Aqui a parábola começa  a tomar um sentido forte onde Jesus está falando pra mim e para você sobre o perigo de perdermos a visão espiritual e acabar trocando o tesouro por coisas passageiras desse mundo. O Tesouro é dos céus  enquanto o valor dado pelo comprador é cem vezes menor e é ilusório. O Senhor nos alerta a manter o foco no Reino e na  verdadeira visão do seu real valor para nunca acabar trocando por um prato  de lentilhas.

                      Jesus neste capítulo 13 de Mateus diz que fala por parábolas, e cita o profeta Isaías e diz claramente que muitos que o ouvem, sendo ele o verdadeiro tesouro , não o entenderiam , e não  receberiam os benefício do tesouro, que é conversão e cura. “Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis.Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure. Mateus 13:13-15

                       Mas já sabemos o que é o tesouro e porque o dono não sabia que tinha um tesouro em seu campo, vamos agora saber o que é o campo, e seu valor de compra.

                     Falando de outra parábola do capítulo 13 Jesus mesmo nos diz: “O campo é o mundo; ...; Mateus 13:38” A afirmação é direta e precisa vindo de Jesus, o campo é o mundo onde tanto o comprador e o vendedor moram e este tesouro está no mundo, oculto para alguns mas achado de outros.

                     O mundo em que vivemos  hoje, está cheio de pessoas procurando  a felicidade, a cura a salvação, mas não são todos que encontram, apesar de o Reino dos céus esteja no mundo atual, nem todos o acham.

                     As riquezas e os prazeres deste mundo fazem com que muitos percam a visão do Reino, e o preço de comprá-lo também tem desanimado a muitos. “E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; Lucas 8:14

                       Gosto de dizer que o tesouro está  a venda para todos que quiserem, por um preço que todos podem pagar, o preço para todos é o mesmo apesar de diferente  de um para o outro. Este grande mistério , o preço do campo  é igual  para todos mas ao mesmo tempo é diferente entre si.

                      Vejamos o valor do campo. O homem que encontrou o tesouro sabia que dinheiro para pagá-lo ele não tinha.Então para comprar o campo ele fez algo interessante. Ele vendeu tudo que tinha e deu  pelo campo. Ele tinha posses,talvez  um carro ou uma casa ou uma propriedade  , e os vendeu e juntou todo o valor e deu pelo campo, um valor que eu creio aos olhos humanos alto para o valor do campo , tanto que o vendedor aceitou de pronto, pensando que estava fazendo um grande negócio, pois na verdade não sabia do imenso valor do campo.

                      O valor do campo é tudo que o comprador tinha, este é o preço do reino de Deus, todos podem pagar é só deixar tudo que tem em nome do reino, e ao mesmo tempo cada um tem que deixar para traz algo diferente um do outro, ainda que seja o mesmo tudo.

                      Vamos ver o que um homem sem visão fez quando descobriu o valor do campo. “E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Mateus 19:16-22” Dar tudo que tens por um tesouro no céu!!!! Glória a Deus.

                      O jovem rico estava procurando o tesouro, pois a vida toda estava fazendo o que cria que ia lhe garantir o tesouro, então Jesus lhe diz qual o valor do campo: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. O preço do reino de Deus era tudo o que o jovem tinha .Ele queria o  premio, sabia o preço e se retirou triste pois tinha muitas propriedades, ele não quis dar tudo que tinha em troca do Reino,  ele não quis talvez pois tinha amigos não quis deixar suas amizades pelo reino, não deixou a diversão trazida pelo dinheiro em troca do Reino, não quis deixar  os prazeres passageiro do mundo pelo valor  eterno do Reino e se retirou triste.Trocou o tesouro por um valor baixo.Fica a advertência , que nada deste mundo pode ser trocado pelo verdadeiro tesouro, o reino dos céus.

                     Já sabemos o valor do campo, agora qual o valor do tesouro, caso eu esteja disposto a pagar o valor do campo ? Pedro, após a saída do jovem rico diz que tinha achado o tesouro e pago o valor do campo e agora queria saber do próprio Jesus  qual o valor do tesouro.   “Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos?”Mt 19,27

                   Jesus reconhece que Pedro pagou o preço do campo, pois quando foi chamado para o Reino deixou tudo para trás , amigos maus hábitos  e tudo que impedia a comunhão com Jesus.

                   Jesus mesmo diz o valor do tesouro escondido, e ele é cem vezes mais que o preço investido e por fim a vida eterna. “E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros. Mateus 19:27-30

Jesus diz que muitos deixam tudo o que tinha, pais ,filhos ,terras, em nome do campo e quem o fizer receberá cem vezes mais e por fim a vida eterna ou seja o verdadeiro Reino de Deus é a sua vinda e o reino eterno na glória. “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Apocalipse 19:11-16

               Aconselho-te a comprar o campo e deixar tudo por Jesus, e nunca abandone o campo onde o tesouro estiver  até a volta de Jesus. “E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes. Mateus 24:18

              O fato de a exigência ser vender tudo, torna-se na verdade uma medida de segurança  para não ter para onde fugir na primeira luta, vendemos tudo pra nunca mais voltar atráz. O homem que comprou o campo com muita alegria, não teve medo  ou pensou “ e se não der certo, para onde irei?”, ele deixou tudo e foi ao encontro  do reino dos céus  pois certamente receberia de Jesus todo o amparo, e suficiência.

              Quando sentires vontade de sair do campo para buscar a capa, lembre que pode não dar tempo de voltar.Estamos em um momento em que não podemos sentir saudades das coisa que deixamos  para traz no tempo da nossa conversão. Quando fui chamado para o evangelho entendi o preço e larguei tudo por Jesus, devemos tomar cuidado pois se voltarmos às antigas posses é porque estamos perdendo o real foco do reino do céu. Lembre da sua conversão reflita sobre o momento da sua renúncia e como está sua vida hoje? “Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento. Provérbios 23:23

                                                                                                                  Dc  Nelson Quadros       08/2012