Cristão Espirita????

                  Espiritismo

                    Uma expressão me chamou a atenção nestes dias  e é:  “Cristão Espírita”. Será possível haver um homem que serve a Cristo e consulta espíritos??

                    O espiritismo moderno tem seu marco fixado por "Allan Kardec", segundo biografias, foi adotado pelo Prof. Rivail a fim de diferenciar a Codificação Espírita dos seus trabalhos pedagógicos anteriores. Segundo algumas fontes(Wikipédia), o pseudônimo foi escolhido pois um espírito revelou-lhe que haviam vivido juntos entre os druidas, na Gália, e que então o Codificador se chamava "Allan Kardec". As cinco obras fundamentais que versam sobre o Espiritismo, sob o pseudônimo Allan Kardec, são:

  O Livro dos Espíritos, Princípios da Doutrina Espírita, publicado em 18 de abril de 1857;

  O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores, em janeiro de 1861;

  O Evangelho segundo o Espiritismo, em abril de 1864;

  O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo, em agosto de 1865;

  A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, em janeiro de 1868.

           

            Kardec, era espírita e consultava espíritos que se dizem de mortos. Até aí tudo bem.Mas em 1864 ele misturou a doutrina espírita com a Bíblia Sagrada, para ganhar uma projeção mundial e uma idéia de que o Evangelho de Jesus concorda com o espiritismo.O Evangelho de Jesus Cristo está no Novo Testamento.  Apesar de Jesus estar prefigurado em toda Bíblia.

Primeiro vamos conhecer o autor da Bíblia

1)      II Timóteo 3; 16 “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;”(inspirada por Deus)

2)      Êxodo 31;18 “E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.”(escrita por Deus)

3)      Apocalipse 1;11 “Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia...”(revelada por Deus)

 

         

                    O autor do Evangelho  segundo Espiritismo.

Na verdade Alan Kardec pai do espiritismo moderno é um pseudônimo, o homem por trás disso é Hippolyte Léon Denizard Rivail (Lyon, França, 3 de outubro de 1804Paris, 31 de março de 1869)

                 

 

1-      Vamos entender a natureza humana.

A)  Hebreus 9:27E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”.Cada ser humano no planeta tem apenas uma vida,seguida pelo juízo de Deus sobre os atos cometidos, sem a menor hipótese de reencarnação.

B)  Salmos 115:17Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio” .Os mortos não podem falar de Deus,e estão em silêncio. Então quem fala pelos  médiuns?

C)  Isaías 8:19Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?” Deus nos desafia a consultar um a Ele em nossas dificuldades,  recusando a ajuda dos “espíritos”.

D)  1 Crônicas 10:13 : “Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante”.  Saul era rei de Israel , nem por isto foi tido por inocente. Pecou consultando uma nocromante, mulher que consulta supostos mortos.

 

                              Vou colocar um texto em que Jesus explica o que acontece depois da morte.Fala sobre a possibilidade de um espírito voltar para avisar alguém sobre a morte , ou o além da morte. Também ensina a quem devemos recorrer para ter um futuro abençoado:Moisés e os Profetas ou  seja a Bíblia.

                               Lucas 16  19-31. “Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele. E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado.

                                        E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio. E, clamando, disse: Abraão, meu pai, tem misericórdia de mim e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro, somente males; e, agora, este é consolado, e tu, atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.  ( a Bíblia).

                                        E disse ele: Não, Abraão, meu pai; mas, se algum dos mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.. Porém Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite”. 

 

                  Pelo trecho citado vemos que a idéia de consultar mortos é muito antiga, mas Cristo ensina que nunca enviaria um morto para ensinar para os vivos verdades que ele já ensinou através da sua vida e das Sagradas Escrituras. O rico quis que um morto voltasse para falar aos seus familiares sobre  o que aconteçe com uma pessoa quando morre.Jesus afirma: É impossível.A Bíblia já ensina qual é o caminho que conduz o homem tanto para Deus quanto para a separação eterna do Senhor.

                 Ressuscitar é trazer de volta o morto em seu corpo, como Jesus ressucitou e também ao filho da viúva e a filha de Jairo e outros mais, que após mortos voltaram à vida em seus próprios corpos físicos e seus espíritos e almas.Reencarnar seria após a morte o espírito voltar em outro corpo, para viver uma outra vida.

                  Então se a Bíblia condena o  Espiritismo , e se após a morte ninguém pode se comunicar com os vivos,  pergunto:Quem fala através dos médiuns?

 

                Sabendo que quem já morreu não fala nada então o verdadeiro autor  do evangelho dos espíritas é o diabo.Veja o que a Bíblia diz sobre outros evangelhos que surgiriam no futuro.

 

1)      I Timóteo 4; 1 “MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;” Somos avisados pela Bíblia a mais de dois mil e quinhentos anos que surgiriam pessoas  desviadas da fé pura, dando ouvidos a espíritos enganadores(demônios), e criariam doutinas e ensinamentos contrários à Biblia.)

2)      I Timóteo 6;3” Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,” Tudo que contradiz o que Jesus ensina deve ser descartado .Deus não nos daria um Evangelho da morte e ressurreição de seu filho e tempos depois nos daria outro, por espíritos de mortos que já sabemos não podem falar.

3)      II Timóteo 4; 3” Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;Ainda somos avisados de homens que não aceitam a salvação por Jesus Cristo e  se fazem doutores de ensinamentos conforme sua própria vontade.

4)      Mateus 7; 15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.Vestidos como ovelhas. No Brasil temos o Chico Xavier que tem um aparência meiga e passou a vida inteira fazendo caridade.Realmente ele doou toda a renda de seus livros para obras de caridade, se tornando um exemplo de boas obras.Mas através da sua falsa doutrina o diabo está levando milhares de almas para o inferno.Homens que fazem belas as palavras de morte.Talvez na intenção de fazer o bem se deixam enganar pelo pai da mentira, se fazendo , talvez, inconsciêntimente servos do maligno. "Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44"

               Outra forma de espiritismo ocorre com o mito de que Maria mãe de Jesus está viva e pode nos ouvir e até fazer milagres e dar orientações aos vivos, porém  a Igreja Católica Romana ensina esta crença como um dogma de que a Virgem Maria "ao concluir o curso de sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma para a glória celestial." Isto significa que Maria foi transportada para o céu com o seu corpo e alma unidas. Esta doutrina foi dogmaticamente e infalivelmente definida pelo Papa Pio XII, em 1 de novembro de1950, na sua Constituição Apostólica Munificentissimus Deus

               Este esnsino é de homens sem qualquer base bíblica, Maria certamente foi uma mulher virtuosíssima, mas na cruz Jesus rompeu o laço que havia com ela,sendo deixada aos cuidados de João. "Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. João 19:26"

               Qualquer oração dirigida a um homem morto, seja Paulo ,Pedro ou João Paulo II que foi beatificado há pouco é uma afronta ao evangelho, pois o único vivo a quem podemos falar e ouvir  é o Filho de Deus. "Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último.
Eu sou o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre! e tenho as chaves da morte e do inferno. 
Apocalipse 1:17-18"

               No final da Bíblia há uma afirmação muito importante para quem está tentando “melhorar” a Bíblia, ou “aperfeiçoar”.

Apocalipse 22;18e19 “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

 II coríntios 11; 4 Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.Estamos livres por Cristo de falsos pregadores,  espíritos de demônios, e falsos evangelhos.

 

Gálatas 1; 9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Parece que S.Paulo já sabia, ele talvez não, mas Deus já.                                                                                      

               Está fácil escolher o caminho certo . João 14;6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

 

Que Deus te abençoe por meio de Cristo Jesus ressurreto e vivo pelos séculos dos séculos amém!

                                                               EV Nelson Quadros.    09/2011-